As festas juninas são comemoradas no mês de junho no Brasil, sendo assim um mês muito esperado por todos. E então, o que não pode faltar são os pratos típicos, neste caso doces ou salgados, sem nos esquecermos também das bebidas que fazem parte dessa grande festa. Quando nos referimos a festa junina já vem em nosso pensamento, ou os deliciosos bolos, maçã do amor, curau, pamonha, cachorro quente, pipoca, pé de moleque, paçoca, ou quentão, entre outras delícias típicas que se fazem presentes neste dia. É de grande importância receitas práticas e rápidas para serem feitas, assim não precisando de muitos ingredientes. Por isso, escolhemos 15 típicas receitas das Festas Juninas essenciais para esse grande dia ou para quando bater aquela vontade de comer essas delícias.

Maçã do amor crocante

A maçã do amor é de fato um clássico junino. É uma receita simples de ser feita, ficando crocante e assim com aquele brilho. Usando pouquíssimos ingredientes, sendo eles em suma: maçãs pequenas ou médias, açúcar, vinagre, água, corante vermelho. E então, para dar um charme especial na maça e para a alegria das crianças pode ser colocado granulados coloridos. O seu modo de preparo é rápido, durando assim cerca de 30 minutos.

Maçã do amor crocante
Então veja como fazer essa receita aqui: “Maçã do Amor Crocante

Bolo cremoso de fubá com coco

Essa é, sobretudo, uma receita essencial para uma boa festa junina; fácil de fazer, já que é só todos os ingredientes colocados no liquidificador, basta ter em sua casa, leite, margarina, ovos, açúcar, farinha, fubá, coco ralado, queijo ralado e fermento. Além disso, o modo de preparo gira em torno de 40 minutos. A cremosidade do fubá com o gosto do coco é com toda a certeza a combinação perfeita. Clique aqui para aprender essa receita.

Pé de moleque

Doce típico da culinária brasileira, e de fato não existe festa junina sem essa receitinha especial. É uma mistura de amendoim torrado e sem pele com açúcar e leite condensado. Assim, seu modo de preparo é muito fácil, é um doce que rende bastante, sendo feito em apenas 30 minutos.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Pé de moleque

Curau de milho verde de lata

Uma receita muito prática, afinal, o milho pode ser de latinha, aquele que já temos em nossas casas, não precisando apenas das espigas de milho; assim, quanta facilidade. Então, basta termos milho de lata, leite, leite condensado, maisena e para quem gosta de dar um toque especial no fim da receita, utilize a canela em pó. Seu modo de preparo é de aproximadamente 20 minutos.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Curau de milho verde de lata

Canjica cremosa

Indispensável a canjica em toda festa de São João, é um prato principal típico que vem para ser saboreado e degustado com muito amor, pois, seu gosto é divino. É uma receita tão prática, que até mesmo quem nunca fez, acertará de primeira. Os ingredientes utilizados são a canjica, água, açúcar, leite condensado, creme de leite e canela. Seu modo de preparo leva aproximadamente 60 minutos.

Canjica Cremosa
Então veja como fazer essa receita aqui: “Canjica cremosa

Arroz doce tradicional

É um doce que agrada vários paladares. Sua maneira de fazer é simples, rápida e econômica. Afinal, sempre temos arroz em casa. Fica uma harmonia de sabor o arroz com açúcar, leite, leite condensado, canela, cravo da índia com um toque de perfume de casca de laranja no cozimento se for de sua preferência. Seu modo de preparo leva em torno de 60 minutos.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Arroz Doce

Pamonha

Um dos pratos mais utilizados na festa junina, com aquele cheiro maravilhoso. Feita com milho ralado, misturados ao leite e margarina. Podendo ser doce ou salgada, vai de sua preferência. Para que gosta de ousar, pode ser recheada com queijo ou goiabada. Que combinação perfeita, uma receita que atende a todos os gostos. Seu modo de preparo é de aproximadamente 60 minutos.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Pamonha

Paçoca de amendoim

Fazer festa junina sem paçoca de amendoim não combina. É uma receita que não se perde muito tempo ao realizá-la e a cozinha se mantém organizada. Precisando somente de amendoim torrado e moído, açúcar e farinha de milho, com uma pitada de sal. Seu modo de preparo é de aproximadamente 20 minutos.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Paçoca de amendoim

Cachorro quente

É um prato salgado típico da festa junina, difícil quem não goste dessa delícia, acabando por agradar todas as faixas etárias. Para que possamos realizar essa receita, precisamos de pão, salsicha, molho de tomate, um tempero do seu gosto, e porque não acrescentarmos um milho se tivermos na nossa casa, batata palha ou maionese. Seu modo de preparo é muito prático levando 20 minutos para ficar pronto e se deliciar.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Cachorro Quente

Pipoca com bacon

 A pipoca é um prato que jamais poderá ser esquecido, simples de fazer, ficando pronto em 15 minutos. Apenas com milho, óleo, sal e bacon para dar um toque especial em nossa receita. Se a pipoca tradicional salgada já é boa, imagina com o acréscimo bacon crocante.

Dadinhos de tapioca

Você que comprava pronto esses dadinhos pensando que era difícil de fazer, irá se surpreender ao se deparar com a facilidade, podendo ser feito por qualquer um de nós. O tempo de preparo dessa receita é de 90 minutos, precisando apenas de farinha de tapioca, leite e queijo coalho ralado. Uma ótima dica de acompanhamento é uma deliciosa geleia agridoce de pimenta.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Dadinhos de tapioca

Milho verde cozido

É considerado a estrela do arraial. Mesmo sendo uma receita simples, que em torno de 20 a 30 minutos seu milho estará cozido, seja em panela de pressão, no micro-ondas com palha ou sem palha ou em panela comum, ela não pode ser esquecida.  A margarina e a manteiga com sal são essenciais para dar aquele toque cremoso e saboroso no milho.

Festa Junina: Milho verde cozido
Então veja como fazer essa receita aqui: “Milho verde cozido

Buraco quente

Uma receita fácil e que muitos têm dúvidas do que se trata pelo nome. Mas não passa de um pão francês com muita carne moída, bem refogada e temperada com cebola, cebolinha, salsinha e alho. Pode ser acrescentado um queijo de sua preferência e batata palha para dar um toque final. Leva entre 15 minutos para refogar a carne e 10 minutos para montar os pães. E para aqueles que tem aquela sobrinha de carne moída do almoço, pode ser reaproveitada. Para um bom amante de carne moída esse prato é fundamental.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Buraco quente

Polenta frita

Nada melhor do que servir em uma festa junina polentas crocantes e douradas. Essa receita é econômica, levando em torno de 45 minutos para ficar pronta. É de dar água na boca. Os ingredientes são básicos sendo o fubá, água fervente, óleo, sal e os temperos de sua preferência, entre eles a cebola e o alho. Depois de cozido, até obter uma consistência de polenta, deixe esfriar, corte em quadradinhos, passe no fubá e frite-as até dourar ou que chegue ao ponto que você goste.

Então veja como fazer essa receita aqui: “Polenta Frita

Quentão

Em cada região do Brasil essa bebida típica pode divergir da maneira em que é feita; levando em torno de 30 minutos para ficar pronto. Há aqueles que preferem a maneira tradicional, feito com a cachaça ou pinga, outros preferem de vinho com bastante canela, cravo da índia e maçãs picadas. E para aqueles que gostam sem a adição de bebida alcóolica, pode ser feito com suco de uva, gengibre, açúcar, canela e cravo. Atendendo e alegrando a todos os paladares.

Festa Junina: Quentão
Então veja como fazer essa receita aqui: “Quentão

Vocês perceberam quantas delícias fazem parte das típicas receitas das festas juninas, entre eles, pratos doces e salgados e até mesmo algumas bebidas práticas e saborosas. Confira todas essas receitas e o passo a passo em nosso site. Conte pra gente qual dessas receitas é a sua favorita, e se conhecem alguma delas e se já experimentaram. Até breve com novas receitas.

Compartilhar