Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Para o quentão, em uma panela grande (pode ser um caldeirão), coloque o açúcar, o gengibre ralado, as cascas do limão e da laranja, os cravos e as ramas de canela. Leve ao fogo alto e deixe o açúcar começar a derreter, só nessa hora, com uma colher de bamboo ou com cabo plástico, mexa para facilitar o processo. Aguarde derreter completamente e formar um caramelo dourado, mas lembre-se de mexer de vez em quando para não queimar o açúcar.
  2. Retire a panela do quentão do fogo e adicione a água aos poucos. Tome muito cuidado nessa etapa, pois o líquido pode borbulhar intensamente e subir, então regue aos poucos com a água. Volte ao fogo e mexa delicadamente de vez em quando para misturar. Se não dissolver todo o caramelo nessa etapa, não se preocupe, ele continuará se misturando durante o cozimento.
  3. Em seguida adicione a cachaça e misture. Assim que começar a levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
  4. Depois de passado esse tempo, retire uma colher do quentão e, com muito cuidado, experimente. Confira se a quantidade de açúcar está no ponto que lhe agrada, veja também se todo o álcool já evaporou. Só assim, desligue o fogo e, com a ajuda de uma concha, sirva o quentão ainda nessa temperatura.

Quentão: pra esquentar no frio de junho!

Por tradição popular, originalmente, a Festa Junina é comemorada há décadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dentre todas as suas estrelas gastronômicas está o quentão, uma bebida criada no interior do estado de Minas Gerais e São Paulo que, segundo a história mais conhecida, tinha o objetivo de esquentar o corpo nos meses de frio de inverno. Sua versão mais antiga é ainda a mais famosa nessa região, preparada com pinga, gengibre e especiarias, servido bem quente nas noites de São João.

E então, gostou da nossa receita? De qual região você é? Por aí, o quentão mais consumido é o de pinga ou de vinho tinto? Conte tudo para gente aqui nos comentários, vamos adorar saber!! E ah, não se esqueça de reproduzir essa receita em casa, fica sensacional!

Por fim, para conferir mais receitas tradicionais da Festa de São João, acesse também: “15 receitas típicas das Festas Juninas”.

Compartilhar