Cada povo com sua cultura e com seus hábitos alimentares. De formas diferentes, o churrasco pelo mundo é sempre uma alusão à alegria

Povos de todo o mundo se diferenciam também pela cultura, caracterizada principalmente por posições geográficas e clima. Esses fatores costumam influenciar diretamente nos hábitos alimentares.

Porém, um deles, o churrasco, já se tornou um ponto em comum apesar das diferentes maneiras de preparo e escolha de ingredientes.

Mas o churrasco pelo mundo é, sem dúvida, motivado pela necessidade de confraternização.

Quantidade de Carne consumida mundo afora

Um dado curioso é a quantidade de carne consumida mundo afora, sendo boa parte dela utilizada nos churrascos.

Os europeus, por exemplo, mesmo cultivando esses eventos para comemorações, só consomem cerca 18 quilos de carne por pessoa no ano.

O campeão do consumo por pessoa são os Estados Unidos, que batem com folga os 98 quilos anual.

Então nesse universo pode-se incluir hambúrguer e salsicha, que fazem parte dos produtos que compõem o churrasco dos norte-americanos.

Na sequência vem a Austrália, de acordo com o ranking feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o país se encontra no 2º lugar, com o consumo de 94,6 kg/ ano por pessoa.

Em terceiro aparece a Argentina. E quem nunca ouviu falar na picanha argentina? Pois bem, o país sul-americano é um dos maiores produtores e consumidores de carne bovina do mundo apresentando uma média de 88,7 kg/ ano por indivíduo.

O Uruguai com suas parrilladas, preparadas em churrasqueiras especiais, é o quarto país que mais come carne no mundo (com o consumo médio de 81 kg/ ano per capita).

Israel também aparece nesse ranking com consumo médio de 80,3 kg/ ano por pessoa.

No Brasil, onde o povo comemora tudo com churrasco tem um consumo médio anual de 78 quilos de carne por pessoa ao ano. Então, entre as carnes citadas nessas localidades lideram o gosto popular à bovina, suína, frango, carneiro e peixes.

Curiosidades e exageros do churrasco pelo mundo

Antes de tudo, uma curiosidade: é no Brasil, mais especificamente, no Rio Grande Sul, que aconteceu o churrasco mais longo do mundo.

O município de Nova Bréscia, no Vale do Taquari ganhou fama por ter realizado 8 dias de churrasco utilizando 15 mil quilos de carne assada. O fato entrou no Guinnes Book, o livro dos recordes.

Mas os uruguaios também são exagerados. Em 2008, em Montevidéu foi realizado um churrasco que consumiu 12 toneladas de carne, superando a marca anterior que aconteceu no México em 2006, com 8 toneladas de carne em churrasco popular.

Bem como essas façanhas e curiosidades relativas ao churrasco ocorrem praticamente no mundo todo.

Em contrapartida, na Dinamarca, o governo reduziu o consumo interno de carne, ao impor impostos que encarecem demais a carne bovina, e assim, o churrasco dinamarquês virou o prato principal do país.

O Smorrebrod feat, uma espécie de lanche feito com pão e recheado com verduras, legumes, carne de porco e de frango.

Na Itália, onde todos acham que a massa é absoluta, aparece a Grigliata ou barbeque (BBQ). O churrasco italiano tem de tudo: carnes, linguiça, salsicha e até legumes como abobrinha e berinjela.

O churrasco na Alemanha, por exemplo, é quase uma homenagem ao verão. Após meses de inverno, o negócio é assar uma carninha ao ar livre, de preferência, nas praças, com a churrasqueira em cima da grama.

Mas eles devem ficar atentos para não estragar o gramado e muito menos deixar lixo no local.

Já o churrasco americano (EUA) tem diferenças marcantes. Eles adoram um churrasco, o Barbecue, mas as salsichas e os hambúrgueres são os ingredientes principais.

O churrasco grego já foi bem assimilado pelo brasileiro. A carne é servida em espetinhos e eles também assam frutos do mar.


Você gosta de um bom churrasco? Aposto que sim!

Independente do país, todos gostam mesmo é de uma boa carne grelhada! Bora aprender a deixar a sua churrasqueada divina?

Nada de carne seca, dura, ou até queimada. Vamos é de picanha e alcatra bem suculenta!

Churrasco pelo mundo e suas diversidades

Além disso, tem um guia para os churrasqueiros de plantão, onde mostram as cidades pelo mundo, que apresentam os melhores churrascos: Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu no Uruguai, Austin, nos Estados Unidos, Porto Alegre, no Brasil, e pasmem: Tóquio, no Japão.

Mas, quem não tem condições financeiras para fazer esse tour gastronômico, pode aproveitar as férias ou mesmo os finais de semana e experimentar as mais diferentes receitas de churrasco existentes no planeta.

Mas, com tantos churrascos no mundo, é mais que natural que ocorram algumas curiosidades capazes de arrancar gargalhadas e até mesmo lágrimas dos leitores

Uma delas é que a polícia já se acostumou a procurar drogas ilícitas nas churrasqueiras. Há relatos de apreensões em vários países.

Mas, existem também histórias bonitas, como um comercial de televisão que mostrou vários países do mundo recebendo refugiados em grandes churrascos comunitários.

Compartilhar