Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Lave o arroz em água corrente e transfira-o para uma panela grande.
  2. Adicione a água, coloque a canela em pau e os cravos e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem macios.
  3. Enquanto isso, em outra panela, leve ½ xícara de açúcar ao fogo.
  4. Mexa sempre, até que derreta completamente e atinja o ponto de caramelo.
  5. Quando o arroz estiver quase cozido adicione o leite, a parte do açúcar que não virou caramelo e misture bem. Transfira uma concha grande de arroz doce para a panela que está o caramelo.
  6. Nessa etapa, tome cuidado porque o caramelo pode subir e ferver o arroz doce. Mexa bem para o caramelo dissolver todo nessa porção de arroz doce.
  7. Em seguida, misture essa porção com o restante do arroz doce da panela.
  8. Confira o ponto de cozimento do arroz e o quão doce está.
  9. Se você preferir, pode ajustar o açúcar ou até mesmo adicionar leite condensado a gosto.
  10. Certifique-se que ainda há bastante líquido no arroz doce, pois ao esfriar, o arroz continuará absorvendo esses líquidos e chegará a uma consistência mais cremosa

Dicas para melhorar ainda mais o seu arroz doce

arroz doce

 

Se existe uma receita mais casa dos avós que arroz doce, não sabemos qual é. Afinal, é o clássico dos clássicos, uma deliciosa preparação para confortar toda a família.

  • Esta prato ainda quente é uma delícia e, quando esperamos esfriar, também fica sensacional.
  • Para servi-lo frio, transfira para uma tigela grande e cubra com um plástico filme em contato com o arroz para evitar que forme uma película ao esfriar.
  • Cravo-da-índia, canela, caramelo, leite condensado, leite de coco, raspas de laranja. São alguns dos diversos ingredientes que podem compor o seu doce, de acordo com as suas preferências, é claro!

O que achou dessa receita? Já experimentou essa receita feita assim? Conte-nos tudo sobre a versão tradicional da sua família e também não deixe de de fazer essa receita!

Para conhecer outras receitas como essa, dê uma passadinha em nosso post “Confort food, o que é e como posso fazer?”

Compartilhar