Quando pensamos em gastronomia é impossível não utilizar uma técnica ou mesmo uma receita inspirada na culinária francesa.
Requintada, clássica e charmosa, são algumas características do que há de melhor no mundo gastronômico francês, pois pratos clássicos regionais sempre estão em harmonia com a variedade de receitas da perfeita “nouvelle cuisine” (nova cozinha) e, mesmo os mais conservadores, levam para a cozinha o espírito do “savoir faire, savoir vivre” (saber fazer, saber viver).
Assim, a França ocupa um lugar de destaque na culinária mundial. Pois a culinária francesa se utiliza de técnicas de preparo e cocção mundialmente difundidas.
Assim, com o seu planejamento por meio de organização, de disposição dos utensílios, de corte e de pré-cozimento dos ingredientes., temos a “mise em place” que significa “tudo em seu lugar”, um detalhe que podemos chamar de processo inicial para atingir a arte de cozinhar, é uma pratica de organizar, controlar e separar os ingredientes antes de começar a preparar os alimentos.
Conheça também: Descubra os 15 pratos famosos na TV e Cinema!
A culinária francesa tem o dom de transformar ingredientes simples em pratos requintados ao usarem suas técnicas. Dessa forma, confeiteiros, padeiros, cozinheiros, vinicultores, queijeiros e até mesmo os vendedores de peixes, frutas e verduras representam aqueles que amam o glamour e a simplicidade da culinária francesa.
Dentre os principais ingredientes da culinária francesa podemos destacar:
- alho poró;
- aspargos;
- batata;
- escargot;
- chalota;
- coelho;
- ervas aromáticas;
- escarola;
- fígado de ganso ou de pato;
- linguado;
- trufa;
- vitela;
- entre tantos outros…
De uma infinidade de preparações da culinária francesa, destacamos os 10 pratos mais famosos
Pato com Laranja
O Canard à Lórange é o pato em pedaços ou o peito do pato com uma calda de laranja. Clique aqui para aprender a fazer essa deliciosa receita!
Batatas Gratinadas, ou Gratin Dauphinis
Aqui, são várias preparações diferentes com batatas, apenas gratinadas, como purê, bem como o aligot. Entretanto, pode-se preparar o gratinado com as batatas em várias consistências diferentes.
Aprenda a fazer esse prato clicando aqui!
Pernil de Cordeiro, o Gigot Dágneau
O pernil pode ser degustado em várias versões, cozido por fora e rosa por dentro, bem como assado por mais de 7 horas em temperatura baixa.
Aprenda a fazer esse prato clicando aqui!
Lagostas e Vieiras, Lagostas e Coquilles Saint Jacques
A culinária francesa e seus chefs são experts no preparo desses dois frutos do mar, e dessa forma as técnicas usadas fazem com que eles sirvam essa carne tão delicada, no ponto perfeito.
Aprenda a fazer essa receita, clicando aqui!
Crepes
É uma massa superfina e recheada dos mais diversos sabores, pode ser tanto doce quanto salgada. Acima de tudo, é uma especialidade dos franceses.
Aprenda a fazer uma massa de crepe perfeita clicando aqui!
Cogumelos
Esse ingrediente é encontrado numa infinidade de pratos da culinária francesa, pode ser no molho de um prato principal, ainda como entrada na salada ou como acompanhamento, entretanto a variedade também é grande e alguns custam uma fortuna.
Aprenda uma deliciosa receita com cogumelos clicando aqui!
Steak Tartare, ou Bife Tártaro
É uma carne crua cortada em pedacinhos com a ponta da faca e temperada, servido com ovo cru e cebola crua. Aprenda a fazer esse prato clicando aqui!
Sopa de Cebola, ou Soupe a Lóignon
Ainda que geralmente é um creme de batatas e cebola. Mas como as batatas são bem neutras o gosto da cebola fica evidente e muito saboroso. Aprenda a fazer esse prato clicando aqui!
Croissant
É um pão em forma de meia lua feito de massa folhada, embora a sua origem não seja francesa, foi na França que ganhou charme e ficou conhecido no mundo inteiro. Aprenda a fazer esse prato clicando aqui!
Escargot
Considerado um ingrediente, mas é também uma iguaria, o Escargot é um caracol sensível e muito frágil, de difícil cultivo, existem mais de 6 mil espécies de caracóis, porém poucos são comestíveis, motivo este de ser tão caro além também de poucas pessoas apreciarem esse pequeno luxo de desfrutá-lo. Assim, costuma-se servir o escargot acompanhado de cerveja e torradas.
Além disso, requer um jeitinho bem diferente de saboreá-lo. Pois os talheres, que são próprios para este prato, são um garfo pequeno com dois dentes e uma pinça. Então, a pinça serve para segurar a concha, e o garfo para tirar a carne de dentro da concha. Entretanto, caso venha acompanhado de um molho, ele serve como acompanhamento para a torrada, o escargot devemos apreciá-lo puro.
Em suma, e você, qual seu prato francês preferido? Então que tal nos enviar uma dica de receita que você tem vontade de aprender! Por fim, nos envie também alguma técnica que a culinária francesa tem para nos ensinar!
Comentar