Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Em uma tigela coloque o trigo, a água, o açúcar, o sal e o fermento.
  2. Misture bem, com as mãos, até formar uma massa lisa e homogênea.
  3. Cubra com um plástico e deixe descansar por 5 minutos.
  4. Em uma superfície levemente enfarinhada abra a massa com o auxílio de um rolo. Abrindo sempre em todas as direções para que a massa toda fique da mesma espessura.
  5. Passe metade da manteiga na metade da massa aberta com ajuda de uma espátula ou faca. Assim formando uma camada sobre a massa de croissant. Depois dobre a outra metade da massa por cima da manteiga
  6. Dobre as extremidades da massa e aperte, coloque a outra metade da manteiga no centro da massa e feche formando um “envelope” para que a manteiga não escape.
  7. Leve para geladeira por duas horas.
  8. Depois deste tempo, retire a massa da geladeira e abra novamente com o rolo e se precisar polvilhe um pouquinho de trigo na mesa. Com a ajuda do rolo, termine de incorporar a manteiga na massa de croissant por completo.
  9. Dobre novamente a massa como um envelope, dobra de 3. 
  10. Em seguida, leve novamente para geladeira por mais 2 horas.
  11. Retire da geladeira e abra a massa com o rolo até a massa ficar fina novamente. Polvilhe trigo caso grude na mesa.
  12. Dobre a massa fazendo uma dobra de 3. Dobre um dos lados até o meio, depois cubra essa do meio com o outro lado. 
  13. Retire a massa da geladeira, e com a massa ainda gelada, abra-a em forma de um quadrado. No entanto a massa de croissant precisa ficar bem fininha.
  14. Divida em dois retângulos.
  15. Corte em triângulos transversais formando 2 triângulos. Por fim, enrole da ponta maior para a ponta menor.
  16. Deixe descansar em coberto e em temperatura ambiente por 45 minutos. 
  17. Pincele ovo batido e leve para assar a 200ºC de 18 a 25 minutos.

Onde surgiu o croissant?

De recheios salgados ou doces, massa mais densa ou mais folhada. Seja como for, o croissant é um sucesso em todo o mundo. Um sabor inconfundível que todo mundo precisa provar!

Criado a partir de um pão recheado austríaco, o croissant foi levado para a França no início do século XVIII. Mas, foi somente em 1900 ele ficou com a cara que nós conhecemos hoje. O croissant, nasceu da ideia de um padeiro francês que, decidiu por agregar mais manteiga à massa. Dessa forma torando a massa muito mais leve do que se conhecia.

Assim, o croissant ganhou cada vez mais o gosto dos franceses e em pouco tempo estava presente em padarias do mundo todo. O pãozinho francês é, basicamente, uma massa composta por diversas folhas finas que se sobrepõem. De tal maneira, quando assado, traz aquele aspecto do salgado folhado que se conhece hoje em dia. Por fim, ele ainda recebe um recheio cremoso, doce ou salgado, dependendo só da criatividade de quem faz. 

Não deixe de conferir outras como essa em nosso post: Conheça os 10 pratos mais famosos da culinária francesa
Compartilhar