Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Para fazer o Pastrami, você vai precisar de alguns equipamentos não muito comuns como:  Defumador, Madeira para defumar, Filme plástico, Papel toalha
  2. Para a salmoura, utiliza-se sal e sal de cura (pink curing salt, 1 colher de chá). Sal de cura é uma mistura de cloreto de sódio (sal de cozinha) e nitrito de sódio.
  3. Adicione também meia cebola ralada e os dentes de alho amassados
  4. Depois que o sal estiver completamente dissolvido, resfrie a salmoura rapidamente com gelo e água gelada
  5. Jogue a salmoura sobre a carne (mergulhe-a completamente) e cubra com filme plástico
  6. Deixe a carne curar no mínimo 5 dias, o ideal é por 10 dias 10 dias, virando-a todos os dias
  7. Após os dias que estiver curando,  lave a carne em água fria e seque-a com papel toalha
  8. Prepare o tempero para esfregar na carne: consiste primariamente de pimenta-do-reino e sementes de coentro moídas. Depois de moídas grosseiramente, adicione sementes de mostarda, açúcar moreno (brown sugar) e gengibre em pó, a quantidade é a gosto, isto é, como se você estivesse temperando uma carne normal.
  9. Massageie os dois lados da carne com essa mistura
  10. Coloque a carne para defumar.  Defuma-se por cerca de horas, até que a temperatura interna da carne atinja 90 graus C (195 graus F)

O que é o Pastrami?

Em síntese, o Pastrami é uma carne magra, geralmente feita com peito bovino, que é super popular na culinária norte-americana. É um produto curado em salmoura e posteriormente defumado e, que opcionalmente, pode ser cozido de forma lenta e gradual para ser servido bem macio, desmanchando.

A receita original possui duas etapas principais: salgar a carne e passá-la pelo processo de defumação. Além disso, a receita possui certa semelhança com o processo do corned beef. Afinal, o primeiro processo com a carne é o mesmo e o corte também pode ser igual. Ambas as receitas possuem um processo de preparação bem delimitado para se chegar ao resultado que deseja.

Perfeita para acompanhar legumes, massas, pães e compor sanduíches. O segredo de um bom Pastrami é preparar a carne com perfeição e caprichar no seu tempero. Além disso, após a defumação pode ser assado em forno lento com especiarias, por exemplo: pimenta-do-reino, pimenta branca, canela e louro.

Nesse artigo, te ensinaremos os passos para fazer o Pastrami aí da sua casa! Venha conosco aprender a receita desse tradicional prato da gastronomia norte-americana.

Pastrami: O que é e como posso servi-la?

O preparo ideal

Antes de tudo, o Pastrami deve ser feiro de forma delicada e gradual, em algumas etapas, para que assim se alcance um resultado marcante e suculento da carne.

No primeiro passo, deve-se fazer o processo de cura líquida com um sal próprio e algumas especiarias. O sal de cura é uma mistura de nitrito de sódio e cloreto de sódio, onde junto com cebola, dentes de alho e ervas aromáticas, a carne é submersa nessa solução rica de sabor. O resultado é, certamente, uma carne de textura macia e rosada, com um tempero inigualável e seu sabor transformado. Esse processo pode levar de 5 a 10 dias.

Em seguida, a defumação é a estrela. Importante para o processo todo da produção do Pastrami, a defumação é quem garante o sabor mais marcante do prato. Essa técnica envolve expor a carne à uma fumaça produzida pelo defumador. Você deve se atentar em relação à madeira que utilizará. Já que, ela interfere diretamente no resultado do sabor da carne do Pastrami. Além disso, esse processo é o responsável por evitar o desenvolvimento de microrganismos.

A carne utilizada, geralmente, é o peito (brisket) ou o umbigo (beef navel), ambos de carne bovina. O cozimento deve ser lento, para que assim as fibras da carne sejam quebradas aos poucos e a peça de carne adquira uma textura super macia e suculenta.

Esse é um prato que reúne o equilíbrio do sal com os condimentos. Em fatias bem finas e deliciosas, a maneira mais comum de se servir o Pastrami é em um sanduíche que, por sinal, fica perfeito combinado com molho de mostarda de dijom, picles e queijo.  

Gostou das nossas dicas? Já experimentou o Pastrami?

Não deixe de provar essa deliciosa carne gradualmente produzida e, além disso, com aquele toque especial da defumação.

Confira outras receitas e mais dicas como essa no nosso artigo: “10 pratos americanos que vão te deixar babando”, você vai se surpreender com tanta coisa boa!

 

Compartilhar