A ceia e o almoço de Natal são um momento muito importante de celebração e reencontros. Reunir-se com amigos e familiares, comemorar e trocar presentes com aquele espírito natalino é uma realidade muito presente em todo o mundo. Além disso, o menu de Natal não podia ficar de fora, não é? Então, concordemos que essa é uma das melhores partes do fim de ano.
Peças como o chester, bacalhau, tender e peru, já são clássicas e estão presente na mesa da maioria dos lares, já que essa é uma refeição que envolve muita fartura. Mas, por outro lado, uma parte importante que deve ser pensada, são os acompanhamentos dessas carnes. Muitas vezes temos diferentes receitas de arroz, farofas e saladas, e, assim, nos esquecemos de preparar massas para compor essa ceia ou esse almoço.
O motivo, certamente, não é a falta de combinações possíveis, já que as massas são tão versáteis, mas sim, o simples fato de esquecê-las nessa época do ano. Assim, pensando bem, não deveríamos deixar de preparar algo especial com essa categoria de alimentos que agradam muitas pessoas. Você pode variar entre os anos, com opções ou de nhoque, ou lasanhas, ou macarrão, canelones, entre diversas outras opções.
Mas, qual massa combina mais com as típicas preparações do menu de Natal?
Bom, isso é muito relativo!
Uma dica a ser levada em consideração é: sempre aposte em receitas mais assertivas para seu público.
Geralmente, um encontro entre amigos e familiares, reúne-se um número de pessoas grande o suficiente para encontrar diversos gostos e preferencias. Então, apostar em receitas mais “neutras”, mais aceitáveis aos diferentes paladares, é o segredo de uma refeição ideal.
Pense que no seu grupo de pessoas pode haver indivíduos intolerantes à lactose, vegetarianos, diabéticos e, é claro, as crianças que possuem um paladar mais infantil.
Chegando à conclusão, você deve avaliar algumas opções para escolher a mais adequada para a situação. Mas fique tranquilo ou tranquila, nós te ajudaremos com algumas sugestões a seguir!
Então, para entender melhor as possíveis combinações e conhecer algumas opções para adicionar ao seu menu de Natal, continue conferindo esse artigo e fique com água na boca com tanta coisa deliciosa!
Combinações com Chester
Uma ave deliciosa, muito comum nos menus de fim de ano, que marina por horas e contempla sabores muito especiais, o Chester é a estrela da mesa de muitos brasileiros. Com uma textura macia e bem suculenta, essa é uma ótima alternativa para a sua ceia de Natal e, além disso, essa carne pede um acompanhamento mais neutro que não dispute muitos sabores em uma garfada.
A lasanha quatro queijos é uma opção perfeita! Uma receita muito democrática, que agrada diversos paladares e encanta os amantes de queijo! Quando feita em casa, a escolha dos queijos de uma boa qualidade traz um resultado surpreendentemente delicioso. Esse é um ótimo acompanhamento para as aves, pois não existirá uma desarmonia entre os sabores.
Especialmente para os baixinhos que, geralmente, não consomem essas carnes mais temperadas, recheadas, a lasanha é um prato que, por si só, se garante!
Combinações com Peru
Essa é uma ave com sabor muito marcante se comparada com as outras. O Peru é uma proteína amplamente escolhida para compor o menu do Natal e, por isso, resolvemos incluir algumas dicas de como combinar as massas com essa preparação.
Por se tratar de uma carne forte, os acompanhamentos devem ser o mais neutro possível. A questão das texturas também deve ser discutida, já que o Peru é uma carne mais seca e deve ser servido com uma guarnição mais úmida.
Os macarrões são ótimos para serem servidos no Natal. Não há quem não goste de uma boa macarronada!
Leve em consideração apostar em massas com molhos para essa opção. Os clássicos, Bechamel e Sugo, são preparações que não tem chance de dar errado! Leve em consideração fazer um macarrão de forno, muuuito suculento. Preparar um macarrão ao alho e óleo, com brócolis crocante e um molho bechamel, fica sensacional!
Combinações com Bacalhau
Há quem tradicionalmente prepare uma deliciosa bacalhoada todos os anos em sua ceia de Natal. Essa é uma receita clássica que está presente em muitas mesas nesta época do ano e que, por seu sabor marcante e inigualável, pede por acompanhamentos suaves.
Já pensou em substituir os pratos mais tradicionais por um delicioso macarrão com lascas de bacalhau? Essa é uma receita sensacional e especial para seu menu de Natal.
Escolha sua massa curta favorita e prepare-a com alho, cebola, tomates cereja, ervas frescas e lascas de bacalhau. Temos certeza que os amantes desse peixe irão se surpreender com essa receita!
Combinações com carnes suínas
Há quem diga que a carne de porco é a mais ideal para consumir nas festas de fim de ano, isso porque o porco não “cisca” para trás como as galinhas, por exemplo. Argumento esse que promete deixar para trás as coisas do ano que está acabando e estarmos prontos para as novas que virão.
Independente de crenças, as carnes suínas mais comuns nesse período são: tender, lombo e pernil. Ambas as carnes são fortes e marcantes, bem temperadas e cheias de sabor por si só. Essa é uma dica importante na hora de preparar um acompanhamento!
Sugerimos que prepare receitas com elementos que combinam com essas carnes, como é o caso do presunto. Montar uma lasanha bem suculenta de presunto e queijo, além de acompanhar perfeitamente as carnes suínas, também encanta o paladar das crianças.
Você pode escolher entre o molho branco, sugo, ou unir os sabores e criar um molho rosé, da forma que preferir! A lasanha é sempre uma boa pedida, super fácil de fazer e muito democrática. E você pode fazer na sua casa, é só clicar para ver a receita de Lasanha a Bolonhesa. Ou pode comprar uma das lasanhas Helena Garrido, que fica pronta rapidinho pra você.
Você inclui carnes bovinas em seu menu de Natal? Calma, temos uma ótima opção para esse caso!
Por que não fazer um nhoque? De fato, essa é uma preparação clássica que combina com diversas proteínas, animais e vegetais, e que pode ser adaptada a diversas ocasiões.
Por isso, começar por escolher a base do seu nhoque é um passo fundamental! Já experimentou fazer a massa com batata baroa (também conhecida como mandioquinha salsa)? Ou com batata doce?
Você tem a opção de preparar um nhoque substituindo a farinha de trigo, para os celíacos. Excluir o ovo para os vegetarianos. Escolher um molho que se adeque aos gostos do público que consumirá o nhoque. Enfim, infinitas possibilidades!
Ou um nhoque ao molho sugo com ervas frescas, ou ao molho de cogumelos frescos, à bolonhesa, na manteiga com ervas, nossa… Enfim, diversas possibilidades! Dessa forma, passar apuros não será uma realidade se você preparar um delicioso nhoque!
Certamente preparar uma massa para o seu almoço ou ceia de Natal não é a tarefa mais complicada do mundo! Assim, aplique as dicas que você conferiu no artigo de hoje e elabore um encontro muito especial nessa data!
Por fim, conte-nos agora, qual a receita que não pode faltar no seu menu de Natal? Você prepara massas para compor as refeições de final de ano? Queremos saber as suas sugestões!
Comentar