Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Primeiramente, é importante saber que essa é uma receita de várias etapas e, por isso, recomendamos que os ingredientes já estejam descascados, cortados e porcionados.
  2. Para começar, corte a peça de carne em cubos de aproximadamente 4cm. Reserve.
  3. Em seguida, descasque e corte a cenoura em cubinhos, amasse os dentes de alho e corte a cebola em tiras finas. O talo do salsão deve estar no mesmo formato das cenouras. Já os cogumelos, corte-os em fatias médias. Então reserve.
  4. Com a ajuda de um barbante, faça um buquê garni, una os ramos de tomilho, salsinha, manjericão e as folhas de louro. Amarre bem forte para as ervas não soltarem.
  5. Em uma panela grande, de preferência de ferro, coloque o bacon em cubos pequenos e frite bem. Deixe o bacon soltar a própria gordura, pois ela será utilizada para fritar a carne. Quando o bacon estiver dourado, retire da panela e reserve.
  6. Ainda sobre a gordura do bacon, coloque alguns cubos da carne para fritar. É importante que a panela seja bem grande e que o fogo esteja alto para que, quando colocar a carne, a temperatura não diminua e não junte líquidos. Se for necessário, divida a quantidade de carne em 3 partes e frite separadamente. Tempere a carne com sal e pimenta do reino.
  7. Quando a carne estiver bem selada, retire da panela e reserve junto ao bacon.
  8. Ainda na mesma panela, para aproveitar o sabor das carnes, coloque a cebola fatiada e uma colher de manteiga ou óleo vegetal. Deixe a cebola caramelizar e, em seguida, coloque a farinha de trigo. Mexa bem por 1 minuto e junte as taças de vinho.
  9. Mexa bem e volte com a carne e o bacon. Coloque a cenoura, o salsão, o extrato de tomate, os dentes de alho e o buquê de ervas. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas. A cada 20 minutos, mexa novamente e, se necessário, adicione um pouco de água para não secar novamente.
  10. Assim, quando perceber que a carne está muito mais macia, depois de aproximadamente 1:40h, coloque os cogumelos paris e deixe refogar por mais 15 ou 20 minutos. Se necessário, ajuste o sal.
  11. Então, para servir, retire o buquê de ervas, finalize com salsinha fresca picada e está pronto seu boeuf bourguignon!

Boeuf Bourguignon: um clássico diretamente da europa!

Você já experimentou esse clássico francês? O Boeuf Bourguignon é uma receita que envolve a todos com muita história e sabor. A preparação não é das mais simples, mas o conjunto de tantas camadas de sabor, uma carne suculenta cozida por um longo período, legumes essenciais e ervas aromáticas não podiam resultar num prato que não fosse sensacional!

Por fim, relembre outros pratos muito famosos da TV e do cinema, clicando aqui.

Compartilhar