Neste artigo, vamos ver a diferença de parcerias e publieditorial. Isso por que as ações de marketing têm, e sempre tiveram, um forte papel na divulgação de uma marca. Afinal, grande parte do lucro é originado de boas estratégias, com campanhas direcionadas para o público alvo.

Nesse sentido, vários termos da área de comunicação são utilizados por profissionais para diferenciar o tipo de abordagem que será realizada.

Contudo, um conceito que vem ganhando força no mundo do marketing nos últimos anos é publieditorial. Uma estratégia considerada por muitos, valiosa, pois possui uma característica muito especial.

A priori, pode-se destacar que o publieditorial é uma estratégia de publicação de artigos em sites e blogs parceiros. Assim, usa-se o texto para anunciar uma solução ou divulgar uma marca, como foco na atração de clientes.

Além disso, não se trata de uma autopromoção, mas de uma propaganda que valoriza uma marca ou as soluções que ela oferece. Se você ainda não conhece o publieditorial ou não sabe como fazer, fique ligado na leitura deste artigo.

Afinal, um bom profissional deve se manter em constante evolução, e estar atento às tendências e novidades do mercado.

A partir de agora, você saberá a diferença entre parcerias e publieditorial; além de aprender como ele funciona e para que serve; além de outras informações relevantes sobre esse recurso tão importante; que na maioria das vezes deixado de lado pelas empresas. Siga a leitura.

O que são parcerias                                    

Antes de mais nada, parceria significa aquilo que tem durabilidade. Ou seja, podemos utilizar a título de exemplo; uma determinada empresa “X” entra em contato com você e fecha uma parceria por um período de 12 meses; o tempo seja ele para mais ou para menos, não influencia em nada; o que precisa ficar claro, é a questão da durabilidade entre você e a empresa “X”.

Além disso, as parcerias são nada mais nada menos que a prestação de serviços de divulgação que você presta para os anunciantes. Isso sejam eles lojas ou empresas.

Dessa forma, essas parcerias podem ser realizadas de várias formas. Mas a mais comum e que vem ganhando força e espaço nos últimos anos é o publieditorial. Este que iremos tratar na sequência.

O que é publieditorial                                         

Antes de mais nada, vale de lembrar que publieditorial é a junção das palavras publicidade e editorial; muitas vezes, também chama-se de publicitário ou artigo publicitário.

É muito provável que você já tenha se deparado com muitos deles pela internet e talvez nem tenha percebido. Pois, a intenção do texto é justamente essa.

Do mesmo modo, esse é o nome dado à prática de pagar por posts em blogs, em sites alheios. O que acaba se tornando muito mais confiável aos olhos do consumidor.

Nesse sentido, nós sabemos que as pessoas pagam por posts em celebridades no Instagram o tempo todo, não é verdade? Estou certo que você já tenha visto uma publicação de uma determinada pessoa utilizando produtos falando sobre as suas vantagens. O publieditorial é a sua versão para sites e blogs.

Então, por isso também deve-se levar em consideração o nicho de mercado no qual as páginas estão inseridas. Além do seu caráter orgânico, consegue filtrar as pessoas que terão acesso ao conteúdo. Ótima ideia para poupar esforços ao dialogar com alguém que não tenha o menor interesse pelo tema.

Existe ainda outra consideração a ser feita; o publieditorial pode conceder bons links de entrada para outras páginas. Assim, além de uma ação de branding, torna-se uma ferramenta eficaz em uma determinada estratégia de SEO.

O publieditorial também é uma ótima forma para conquistar backlinks, que melhoram o posicionamento das páginas nos motores de pesquisa. Ao contrário do que ocorre com aqueles links patrocinados.

Como funciona um publieditorial                   

A princípio a sua criação funciona de uma maneira bem prática. De forma simples, um profissional da empresa busca um blog especializado na temática do produto e entra em contato com o seu responsável.

Após o início do diálogo, é feita uma negociação. Então, há chances de criar um contrato para firmar o negócio.

É bastante comum a própria empresa redigir o texto e enviar para o blog, podendo ou não realizar alguns ajustes e adequar a sua linguagem. No entanto, na maioria dos acordos, é o próprio blogueiro que escreve o artigo.

Ademais, não se faz necessário se preocupar com isso, pois o conteúdo precisa ser aprovado pela linha editorial da empresa. Porém, mantendo é claro o compromisso com os termos estabelecidos no contrato.

Para que serve um publieditorial               

Um publieditorial serve para os mais diversos objetivos. No entanto, o escolhido deve estar de acordo com a estratégia escolhida pela empresa e as metas estabelecidas durante o seu planejamento. Vamos conhecer os principais:

  • Divulgar a marca: o objetivo mais comum de um publieditorial, é a empresa estabelecer uma imagem positiva perante ao público. Dessa forma, as pessoas passam a conhecer a sua marca e tudo aquilo que ela oferece;
  • Conquistar backlinks: possuem a capacidade de elevar o ranqueamento de páginas nos mais diversos mecanismos de pesquisa;
  • Educar o mercado: podem ter como função primária a educação do mercado, uma boa opção para que o público passe a identifica-lo;
  • Reforçar valores: usa-se o publieditorial para reforçar suas ideias e valores na sociedade. Aqui é onde a empresa diz para as pessoas que o seu negócio se importa com a melhoria do mundo;
  • Apresentar produtos: quando uma determinada empresa lança um novo produto, ao ser exposto a um vasto público, as pessoas passam a conhecê-lo e adquirem informações sobre todas as vantagens que ele pode trazer.

Vantagens de um publieditorial                      

Existem inúmeras razões pelas quais você pode utilizar o publieditorial; mais do que um texto em um blog, essa estratégia tem como função a realização de objetivos estratégicos. A seguir, passamos a conhecer algumas de suas principais vantagens:

  • Confiança do leitor: aqui a publicação é feita por alguém que não tem motivos para glorificar um produto alheio. Então, fazendo com que o leitor confie muito mais no que foi dito;
  • Alcance: no momento da postagem de um publieditorial, você tem a chance de alcançar um grande número de visualizações. Por esse motivo, escolha o blog com precisão;
  • Segmentação: muitos canais são voltados a públicos específicos, cujos integrantes talvez tenham grandes chances de se tornar o seu próximo cliente. Portanto, investir em sites de menor alcance, mas que esteja voltado à sua persona, pode gerar resultados muito expressivos.

Agora é só usar essa ferramenta incrível!     

Agora que você passou a conhecer a diferença entre as parcerias ou o publieditorial; aprendeu tudo sobre uma das mais poderosas ferramentas de marketing na atualidade; a maneira como ela funciona; para o que ele serve e as suas vantagens, que tal começar a utilizar o publieditorial?

É com enorme alegria que compartilhamos esse conteúdo com vocês leitores. Se ainda restam dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais muito qualificados, prontos para oferecer, com total segurança e eficiência, todo o suporte necessário.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você, deixe o seu comentário; obrigado pela companhia e até a próxima.

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