Hoje em dia as pessoas procuram alternativas para trabalhar e para quem gosta de escrever, uma das opções é criar um blog, mas cuidado, não se pode escrever qualquer coisa pensando no que vai ganhar que não é bem assim. Você precisa entender que quem está lendo quer conteúdo de qualidade, coisas que valham a pena. Pense no seu público alvo, o que ele gostaria de ler? O que você teria prazer em ler? Assim, as coisas vão fluindo naturalmente e o sucesso será uma consequência. Até que em algum momento você começa a ganhar algo em troca de alguma publicação sua, e uma permuta é uma das formas de ganhar algo pelo seu trabalho.
Para se fazer uma postagem você leva tempo para elaborar o que será feito, gravar vídeos, tirar fotos, editar com cuidado o que você produziu e tudo isso tem valor, então, não menospreze o seu trabalho. Seja sempre muito profissional para criar credibilidade, assim várias marcas vão conhecendo o seu trabalho e procurarão você para fazer suas ações. Vamos entender mais ao longo deste artigo.
Parceria
Parceria é aquilo que tem durabilidade, não é porque você recebeu um produto que você tem parceria com aquela marca. Você deve cumprir sempre o combinado para esse relacionamento ser duradouro. Se o público realmente se interessar pelos produtos e conteúdo que você posta eles com certeza vão comprar.
Publieditorial
O publieditorial é uma postagem paga. Quando a marca do produto ou empresa solicita que você faça uma postagem escrita por eles ou por você mesmo falando do produto ou serviço que eles oferecem. Sempre seja honesto com o seu leitor, pois eles estão sempre com você, não faça publicações mentirosas ou enganosas que isso acaba queimando sua credibilidade não só com seu público, mas com outras marcas também.
Muitas blogueiras fazem do publieditorial uma venda de opinião, pois pensam no dinheiro que estão ganhando e não na qualidade do produto ou serviço prestado. Se você pretende trabalhar com esse tipo de postagem, não se esqueça de sinalizar isso.
Permuta
A Permuta é o tipo de postagem mais comum entre os blogs. Você recebe o produto de determinada marca e faz uma resenha sobre ele, conta para seus leitores o que você achou. Mas, não é porque você recebeu um produto que você precisa falar dele ou precisa falar bem dele. Se você já tinha combinado com a empresa que falaria sobre o produto, então você tem que cumprir mesmo que não tenha gostado do produto. Muito importante, tenha ética em suas publicações, se o produto não deu certo para você pode ser que dê certo para outra pessoa, então não fique falando mal do produto, falando que não presta, tenha cuidado na hora de escolher as palavras.
Dicas sobre a permuta
Devo aceitar uma permuta? Sim, principalmente se você está começando pois é uma ótima oportunidade para as marcas conhecerem o seu trabalho. Eles vão ver o seu profissionalismo, seu engajamento, seu trabalho vai sendo reconhecido e outras marcas poderão entrar em contato com você. Se você já conhece a marca que foi atrás de você é melhor ainda, assim, ganhar alguns mimos para você falar deles. Se você não conhece a marca sempre avise antes que você vai testar os produtos, assim eles podem estar preparados caso você não faça uma publicação pois pode ser que não deu certo para você.
Nunca desvalorize o seu trabalho. Pode ser que uma marca queira que você faça publicações complexas em troca de algo. Uma coisa é você fazer uma resenha em troca do produto. Outra coisa é você postar textos elaborados, publicações constantes em redes sociais e chamar a loja de parceira sem receber por isso. O seu trabalho tem valor!
Quando fechar algum contrato, combine os dias e horários das postagens e cumpra com eles. A marca vai saber a hora de olhar. Sempre que puder mande os links da sua publicação para que eles possam acompanhar.
Outra ideia para deixar a publicação ainda mais legal é oferecer cupons de desconto para quem compra acima de determinado valor ou para os seguidores que mais interagem em seus posts, mais claro, veja sempre essa possibilidade com a marca que você fechou.
Não se esqueça, sempre seja sincera com seu público. Se eles te acompanham é porque gostam de você e valorizam seu trabalho, eles são seus melhores parceiros, não os decepcione!
Comentar