Se você é varejista, com certeza você já ouviu falar de PDV, mas será que você sabe realmente o que isso significa? Pois bem, se a resposta for negativa, agora é hora de saber mais sobre esse assunto tão importante para o sucesso do seu negócio.

Então, neste nosso novo artigo explicamos o que é o PDV, quais os seus benefícios para a empresa, quais os equipamentos necessários e também selecionamos algumas dicas para turbinar o seu PDV. Enfim, confira e bons negócios!  

O que é PDV?

Dentro do universo do varejo, o PDV pode ter duas definições principais:

  1. PDV, de modo geral, se refere a qualquer local físico ou virtual, onde determinados produtos são oferecidos, por um determinado tempo, ao público. Ou seja, é onde o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços, e onde se finaliza as vendas. Seu objetivo é a decisão de compra e a experiência de consumo de uma marca.
  2. PDV pode se referir também à frente de caixa, ou seja, ao terminal utilizado por um vendedor ou operador de caixa, no qual se reúnem alguns equipamentos voltados para contabilização, aferimento e venda final de um produto em uma loja ou estabelecimento comercial.

Dessa forma, esclarecemos que neste artigo vamos nos concentrar no conceito de PDV como frente de caixa. 

Quais equipamentos de um PDV

O PDV então, é uma combinação entre equipamentos periféricos e sistemas ágeis para a condução das operações de venda e contabilização das entradas diárias.

E quando falamos dos equipamentos de um PDV, devemos levar em consideração que cada estabelecimento tem suas próprias necessidades  de acordo com o seu perfil e ramo de negócio. 

Mas, de maneira geral, podemos citar como itens essenciais de um PDV: 

Impressora Fiscal

A impressora fiscal é o equipamento responsável pela emissão dos cupons fiscais e trabalha em conjunto com o sistema Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Apesar de semelhante a uma impressora comum, a impressora fiscal possui memória para armazenar um histórico de cupons fiscais criados.

Leitor de Código de Barra

O leitor de código de barras tem como objetivo otimizar os processos de venda dos estabelecimentos comerciais, evitando que se necessite digitar manualmente cada item de uma compra.

Terminal POS

O terminal POS (ou PoS) é o local em que se realiza as transações de venda em si. 

Como escolher os softwares ideais para os PDVs do seu estabelecimento comercial

O PDV necessita de um software que além de realizar vendas e emitir documentos fiscais, possa controlar as contas do seu estabelecimento comercial. 

No mais, o sistema deve também ter integração direta com o controle de estoque e com máquinas de pagamento de cartão de crédito ou débito. 

Mas é claro, tudo irá depender do perfil de sua empresa. Existem sistemas de gestão (ERP) que, além dessas funções oferecem plataformas para frentes de caixa bastante robustas, mas pode ser, para o seu negócio, mais vantajoso adquirir ferramentas separadas.

Porém, independente do tamanho do seu negócio, quando o assunto é cartões de crédito, escolha um sistema que realize todos os processos de conciliação das transações realizadas em um dia, isso será extremamente útil para o seu controle financeiro. 

Os benefícios do PDV para o seu negócio

São inúmeros os benefícios da implantação de um sistema PDV para os varejistas, como por exemplo: 

  • Traz praticidade no processo de finalização das compras, proporcionando um melhor atendimento ao cliente.
  • Proporciona mais controle sobre o estoque, evitando a falta de mercadoria, já que é possível integrar o sistema ao estoque, assim, quando um item for vendido, o estoque é automaticamente atualizado. 
  • Maior controle financeiro devido a sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais que permite manter um registro sobre as vendas efetuadas e dos valores a serem recebidos. 
  • Ficar em dia com o fisco, já que o envio dos dados fiscais acontece automaticamente para o departamento responsável, evitando multas e autuações para o estabelecimento.
  • Garante a segurança dos dados do negócio. 
  • Ajuda a atrair e fidelizar clientes que procuram serviços ágeis e de qualidade.
  • Reduz o risco de erros e falhas, já que a integração e a automatização de processos permite um controle maior.

O PDV e a legislação fiscal

Atenção! O software do PDV deve atender à legislação do seu Estado, uma vez que o Fisco é bem rigoroso no que diz respeito à legislação do ponto de venda. 

Dessa forma, utilizar um software que não esteja adequado ao seu Estado pode trazer problemas como multas e autuações para a empresa.

Dicas para turbinar o seu PDV

Quer ganhar eficiência e produtividade no seu PDV? Veja as dicas que selecionamos para você:

Use equipamentos e softwares de excelência

Um bom PDV é uma combinação de equipamentos periféricos de excelência, sistemas e softwares completos e ágeis para a condução de suas vendas diárias.

Ofereça várias formas de pagamento

Ofereça aos seus clientes diversas formas de pagamento, essa é a melhor forma de não perder nenhuma venda. Assim, invista em um terminal POS que disponibilize uma série de opções de pagamento.  

Treine seus colaboradores

Outro fator importante que não deve ser negligenciado é o treinamento dos seus colaboradores. Não adianta ter os melhores equipamentos e softwares se não oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes.  

Portanto, invista no desenvolvimento de seus colaboradores sempre que necessário.

Use a tecnologia a seu favor 

A tecnologia está aí para ser usada a favor do seu negócio e é um excelente investimento. Mas claro, busque sempre aquelas que se encaixam no perfil de seu negócio.  

Então, gostou do nosso post? Assim, para saber mais sobre PDV e assuntos relacionados, continue seguindo nosso blog. Temos sempre dicas e informações relevantes para o sucesso do seu negócio!

Veja também: “10 Dicas para ter um PDV bem organizado
Compartilhar