Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Primeiramente, para o purê do Escondidinho de Camarão, coloque em uma panela a mandioca cozida e amassada, o leite, o creme de leite, o leite de coco e a manteiga.
  2. Logo em seguida, leve ao fogo, mexendo sempre, até que obtenha um purê cremoso.
  3. Caso fique muito consistente, acrescente mais um pouquinho de leite, porém não deixe ficar mole, o purê de mandioca tem que ficar grosso mesmo.
  4. Acerte o sal e reserve.
  5. Para o recheio Escondidinho de Camarão, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente a cenoura, o molho de tomate, a pimenta e misture.
  6. Na sequência, coloque o camarão, o palmito, a azeitona, o tomate e deixe apurar por 5 minutos.
  7. Caso junte muito caldo pelo cozimento do camarão, retire o excesso para não ficar um recheio com muito caldo, se você esperar secar o caldo cozinhando o camarão pode passar do ponto e ficar borrachudo.
  8. Adicione o requeijão cremoso, misture bem.   
  9. Finalize com a cebolinha, o coentro e acerte o sal.
  10. Já, para a montagem do Escondidinho de Camarão, coloque uma camada de purê de mandioquinha em um refratário.
  11. distribua o refogado de camarão e cubra com o restante do purê;
  12. Salpique o queijo.
  13. Por fim, Leve ao forno para gratinar.

Dica de acompanhamento para o Escondidinho de Camarão: perfeito com uma salada mista de folhas e legumes e arroz.

Escondidinho de Camarão: A reinvenção de um clássico

Receita nova, versão criativa. Com um recheio mais nutritivo, o escondidinho de camarão faz o maior sucesso. O escondidinho clássico, feito com recheio de carne seca, nasceu no sertão nordestino e conquistou a mesa de todos os brasileiros. As versões criadas a partir da receita original como essa que vamos destacar, o Escondidinho de Camarão, mostra a versatilidade desse prato. Por fim, o recheio desse prato é apenas uma questão de preferência ou mesmo de variar algumas receitas. Com toda certeza, elas enriquecem a culinária, além de alcançar muito mais pessoas.

O escondidinho, como o próprio significado da palavra, é exatamente o nome da intenção do prato. Ou seja, esconder um recheio no meio de duas camadas de purê para que a surpresa do sabor delicioso. Na maioria das vezes, como todos já ouviram falar, primeiro comemos com os olhos e depois com o gosto. Neste caso é fechar os olhos e sentir a combinação de sabores e texturas que o escondidinho nos proporciona. Seja escondidinho de carne seca, de camarão, de carne moída, de frango, uma questão é certa, quem criou acertou em cheio.

leia também: 20 receitas rápidas para um jantar romântico

Assim como o recheio, o purê também pode ter variações. A receita original e essa que vamos mostrar é feita com purê é de macaxeira (nome usual no Nordeste), mais conhecida também por mandioca ou aipim. Entretanto, é só o nome que existe diferença, o ingrediente é o mesmo. As variações dos purês são enormes. Por exemplo, com abóbora a receita inclina para uma linha mais leve, com batatas a receita fica com um sabor mais suave. E ainda podemos usar a mandioquinha salsa, a batata doce, o que manda é o seu gosto e a sua criatividade.

Assim, o escondidinho de camarão é ideal para aqueles dias que você quer caprichar, seja no almoço em família, numa reunião com os amigos ou em um jantar romântico. O importante é o esconde-esconde. Mas lembre-se que em qualquer variação que você crie depois de conhecer esta receita, o recheio deve ser consistente para não penetrar nas camadas e contrastar com a cremosidade do purê.

Por fim, mande suas sugestões, e comente qual o prato você quer aprender. Então, conte pra gente como ficou o seu escondidinho de camarão. 

Compartilhar