Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Primeiramente, para que você consiga preparar essa receita em um pouco mais de 1 hora, é preciso que a canjica fique de molho por 6 horas antes de levar para cozinhar. Passe a canjica debaixo da água corrente, coloque em uma tigela e cubra com água quente, deixe de molho as 6 horas.
  2. Depois desse tempo, escorra a água. Transfira para uma panela de pressão e cubra com água até passar 4 dedos por cima da canjica, mais ou menos uns 3 litros de água.
  3. Tampe a panela e leve ao fogo até começar a pegar pressão. Depois que estiver pego, abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por 45 minutos contados a partir de iniciar a pressão.
  4. Enquanto a canjica cozinha, prepare o amendoim. Leve para uma panela de fundo grosso para torrar, mexendo sem parar até que a pele se solte e ele esteja torrado, em fogo baixo. Deixe esfriar, retire a pele, coloque no liquidificador e pulse até que o amendoim fique como uma farofa. Reserve para colocar na canjica com os demais ingredientes.
  5. Desligue o fogo após este tempo e aguarde a pressão sair sozinha. Abra a panela, e verifique se os grãos estão macios, caso não estejam, verifique se ainda tem água suficiente para voltar a cozinhar no máximo por mais 5 minutos.
  6. Quando a canjica estiver cozida, a água que utilizamos para o cozimento será bem pouca, deixe essa água que restou do cozimento da canjica, essa água ajudará a canjica ficar cremosa e dar sabor no caldo.
  7. Leve a panela de pressão de volta ao fogo sem tampar. Acrescente todos os demais ingredientes, deixe em fogo baixo mexendo sempre até ficar bem cremosa.
  8. Sirva a seu gosto, quente ou fria!

E de onde vem a Canjica?

Você sabia que “canjica” e “mungunzá ”são a mesma coisa?  Pois é, isso porque depende da região do Brasil, esse doce pode ser conhecido por estes dois nomes, na região sul é comum chamarmos de canjica. Mas na região norte ela é o mungunzá.

A canjica é um dos pratos das festas juninas mais tradicionais. Tanto pode ser feita ou com o milho branco ou com o amarelo, as duas preparações são uma delícia. É um doce que tem cheiro, lembrança, sabor de casa de vó!

E quando uma comida nos traz essa sensação de bem-estar, de aconchego, temos até um nome especial para esses pratos também muito especiais. “Comfort Food”, que significa “Comida Afetiva”, portanto a nossa querida canjica nada mais é que um doce que fica guardado na memória daquela lembrança de família.

Por fim, confira mais receitas como esta aqui  e tenha muitas ideias para oferecer  “Comfort Food” para quem você ama.

Compartilhar