Já faz parte do nosso saber que os bares e restaurantes apresentam maior risco quando se trata do contágio da covid-19.

No entanto, qual o porquê disso acontecer?

Resolvemos esclarecer as principais informações sobre a disseminação do covid nesses estabelecimentos, entre funcionários e clientes, e é claro, como oferecer um ambiente mais seguro para todos.

Com o estado epidêmico atual, as pessoas passaram a receber mais informações sobre o contágio de várias doenças virais. Além disso, o contexto que vivemos durante o ano de 2020 nos fez refletir sobre a importância de preocupar-se com a saúde acima de tudo. Com todas as recomendações apontando que, se possível, deve-se permanecer em casa o maior tempo que conseguir para evitar aglomerações e focos de contágio, os serviços de delivery decolaram no mundo todo.

E com os restaurantes não seria diferente! Optar por entregar as necessidades do cliente na porta de casa foi a solução para muitas empresas continuarem a funcionar. Esse também é um ponto importante quando tratamos da disseminação da covid-19, já que evita o agrupamento de pessoas sem máscaras em um local.

Como evitar o contágio de doenças virais no meu restaurante? Quais são os cuidados necessários?

Cuidados para evitar contágio de doenças virais em restaurantes – para funcionários

Antes de mais nada, é importante entender que essas práticas os funcionários devem aplicar, e para os clientes do seu estabelecimento. Aliás, sobretudo, são os garçons que mais estão expostos em contato direto com as demais pessoas.

Álcool em gel;

O álcool em gel é um agente desinfetante, muito utilizado para a higiene das mãos quando estamos na rua, ajudando a matar vírus e bactérias.

Em geral, o álcool é o seu principal aliado para evitar que as superfícies do seu estabelecimento fiquem sujas e aumentem o contágio. Esse sempre foi um aliado aos restaurantes, de modo principal para a limpeza das mesas após o uso.

Hoje, por outro lado, o álcool em gel deve ser ofertado por todo o seu estabelecimento para que seus clientes higienizam as mãos, os braços, superfícies e utensílios. Além disso, tudo indica que essa é uma prática muito eficiente e que ficará presente por um bom tempo nos estabelecimentos.

Uso de máscaras

Essa é, de fato, a prática que leva os restaurantes e os bares ao topo da lista de estabelecimentos com risco de contágio. Tenha em mente que seus clientes ficarão sem máscaras para poderem se alimentar e, por isso, a proteção dos funcionários deve ser reforçada.

A equipe do seu restaurante que atende o público de forma direta, como garçons e recepcionistas, podem fazer o uso da “face shield” (aquelas famosas placas de acrílico que vão na cabeça). É claro que o uso da máscara comum não deve ser trocado por nenhum outro acessório!

Disposição das mesas

Para diminuir o contágio de várias doenças virais, uma das opções é o distanciamento social. As chances de infecção reduzem conforme a distância entre as pessoas. Para que isso aconteça no seu restaurante, disponha as mesas afastadas umas das outras com uma distância mínima de 2 metros. Dessa forma, mesmo que sem máscara durante alguns minutos no restaurante, não há interação próxima e direta entre os clientes de diferentes mesas.

Divisão da equipe de funcionários

Indo no mesmo sentido da dica anterior, e também para otimizar o atendimento do seu restaurante pegue essa dica! Distribua os funcionários de acordo com as mesas dispostas no salão. Se você possui, por exemplo, 4 garçons, separe-os em diferentes direções, de forma com que cada um atenda determinadas mesas. Dessa forma, diminui-se a interação cliente com funcionário e funcionário com funcionário.

Além do salão, essa dica funciona também sobre os funcionários da cozinha. Se no seu estabelecimento trabalha mais de uma pessoa no setor de produção dos alimentos, faça divisões entre as funções desses funcionários. Instrua-os também sobre as regras de isolamento entre eles e sobre o uso constante de máscara na cozinha. Afinal, um único funcionário doente pode infectar diversos alimentos que vão aos seus clientes, aumentando ainda mais o contágio.

Continue aplicando as práticas de higiene do estabelecimento

Todo restaurante deve ficar atento aos cuidados com o manuseio e preparo dos alimentos, a limpeza do estabelecimento e a integridade de saúde dos funcionários.

Por via de regra, essas já são algumas práticas efetivas dos comércios de alimentos. Isso por si só, já é muito importante. As regras exigidas pela Vigilância Sanitária devem estar em constante vigor em seu restaurante. Esse é um ponto importante para que você preserve a segurança dos funcionários, clientes e o seu negócio poder fluir de forma normal.

É importante que os funcionários sejam instruídos a relatar qualquer sintoma incomum e, sobretudo, os mais contagiosos (como a tosse, coriza e espirros). Afastar e assistir esse funcionário até que o problema cesse por completo, é a melhor ideia!

Siga todas as instruções corretas da manipulação dos alimentos

Os alimentos também podem levar vírus e bactérias para a cozinha de seu restaurante e, por isso, a equipe deve ficar muito atenta aos cuidados necessários.

Essa também é uma dica que deve-se colocar em prática em todo restaurante! Sempre higienizar muito bem as frutas, legumes e vegetais. O manuseio e o armazenamento das carnes e dos frios, tudo isso deve-se levar a sério. Existe também o risco de contaminações cruzadas entre os elementos através dos microrganismos contidos neles, como é o caso da Salmonella (presente nos ovos). Sempre há risco de contaminações dentro de uma cozinha e, por isso, a atenção deve ser constante.

Crie meios de ventilação

Infelizmente, porém essencial, a refrigeração com o ar condicionado não se pode utilizar nesse momento de pandemia. A baixa circulação de ar em um ambiente fechado é a chave para a disseminação de uma doença contagiosa. Por isso, prefira sempre a ventilação das janelas ou ao ar livre, pois assim o ar é muito mais limpo e circula muito melhor.

Por fim, mas não menos importante, analise a possibilidade de diminuir a capacidade de atendimento presencial e criar um serviço de delivery para seus clientes.

Veja também: Delivery de comida: praticidade de comprar congelados de revendedores

Essa dica é muito valiosa para os restaurantes com espaço pequeno. Se você não possui muito espaço no seu salão para distanciar as mesas, pense em diminuir a capacidade em 50% para evitar aglomerações e o contágio.

O serviço de delivery servirá para suprir as vendas que reduziram no presencial. E assim, com uma ótima visão de marketing e estratégias de vendas por canais online, você poderá mudar o seu negócio e ampliar muito a gama de clientes. Procure serviços online de entrega, comunicação por meio das redes sociais, criação de promoções do serviço de delivery. E, assim, atraia ainda mais pessoas para comprar dos seus produtos!

Com toda a certeza é importante que você fique atento aos sintomas mais comuns de doenças contagiosas que podem aparecer nos seus funcionários. Afaste por um tempo esse funcionário do trabalho e instrua-o para que procure um médico da área. Só assim é possível diagnosticar o paciente e evitar maiores complicações em sua equipe.

No caso da Covid-19, atente-se aos sintomas (os sintomas dessa doença são muito variados e podem ou não acometer os infectados):

  • Febre acima de 37°C;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar;
  • Cansaço;
  • Dores e desconfortos;
  • Diarréia;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de paladar e/ou olfato;
  • Inflamações na garganta.

Afaste-se do trabalho se existir a possibilidade de estar infectado. Não utilize remédios sem antes ser atendido por um médico. Faça repousos e hidrate-se muito bem!

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