Não importa qual o tipo do seu ponto de venda, se é uma loja, farmácia, papelaria ou supermercado, você de fato precisa entender a importância da sinalização de PDV. Afinal, ela é fundamental quando o assunto é fortalecer a presença da marca e se destacar no mercado.
E para que você entenda mais sobre esse assunto, preparamos este conteúdo especial. Então acompanhe e entenda de uma vez por todas qual a importância da sinalização de PDV para o seu negócio.
Assim, boa leitura e boas vendas!
A importância da sinalização no PDV
Imagine se você vai até um supermercado ou uma loja de departamentos em busca de detergente, de um caderno e um pacote de macarrão. Ao chegar no local, não há qualquer sinalização indicando onde estão esses produtos e você acaba se perdendo nos corredores. Isso é desanimador e a sua vontade é desistir das comprar e procurar outro estabelecimento, não?
Porém, se este mesmo local é bem sinalizado, você consegue encontrar rapidamente os produtos desejados e pode até mesmo acabar levando outros produtos que estejam em destaque na loja.
Diante desse exemplo, você consegue perceber a importância da sinalização de PDV? Afinal, a maior parte das informações que chegam ao nosso cérebro provém do sentido da visão. Somos seres visuais e um varejista deve levar isso em consideração se tem como objetivo melhorar a estética e organização de seu negócio se quiser faturar mais.
Veja também: “Dicas de como tornar seu PDV criativo para as marcas“
Nesse sentido, diversos aspectos podem influenciar nessa sinalização, como a escolha da cor e a localização dos cartazes informativos.
Dicas para melhorar a sinalização no PDV
Agora que você já entende a importância da sinalização de PDV, que tal conferir algumas dicas para melhorar a sinalização de PDV? Selecionamos algumas para você.
Considere as cores na identidade visual na sinalização do PDV
As cores têm um papel fundamental quando o assunto é atrair e informar os clientes no seu PDV. Elas são capazes de despertar emoções que influenciam na forma como o consumidor percebe os produtos e ofertas .
Por exemplo, a confecção de cartazes que anunciam promoções em tons de vermelho é uma ótima ideia para despertar confiança e chamar a atenção do consumidor. Já o laranja tem um papel estimulante e pode ser uma ótima opção quando o objetivo é estimular as compras por impulso.
Outra dica para melhorar a sinalização de PDV é aproveitar as cores da identidade visual da empresa na hora de fazer toda a comunicação, pois isso irá ajudar a fortalecer sua marca.
Priorize a iluminação
Esse é um outro aspecto que não deve ser negligenciado. Um ambiente mal iluminado pode prejudicar suas vendas, já que isso dificulta a visualização dos produtos e dificulta o trânsito dos clientes pelos corredores de maneira confortável e segura.
Por outro lado, a iluminação pode criar uma atmosfera especial no seu PDV e com isso atrair o interesse dos clientes para itens específicos, bem como guiá-los até áreas específicas da loja.
E quando o assunto é iluminação, é interessante observar que existem três maneiras de fazer sua composição e elas devem ser observadas e pensadas para que se obtenha os melhores resultados.
- Primária: iluminação geral do ponto de venda;
- De destaque: responsável por atrair o foco do cliente para um ponto específico;
- Ambiente: é o jogo de luzes e sombras utilizado para criar efeitos e dar destaque a produtos ou áreas do PDV.
Por fim, durante a escolha do ponto comercial, é importante avaliar se há incidência de luz natural no ambiente, o que pode gerar uma grande economia no fim do mês.
Organize os produtos hierarquicamente
A importância da sinalização de PDV também se relaciona com a forma que se organiza os produtos na sua loja.
A organização horizontal pode fazer com que muitos produtos “desapareçam” da perspectiva do consumidor, por isso experimente posicionar os produtos de uma maneira que captem a atenção do consumidor e afetem a decisão de compra.
Veja também: “Entenda a importância de um pdv bem organizado“
Quanto a hierarquia dos produtos, trata-se de uma técnica de marketing muito interessante que pode sinalizar e estimular seus clientes a comprarem mais itens. Podemos dizer que existem sete níveis de hierarquia:
- Família de necessidade: sustenta a existência de um grupo de produtos;
- Família de produtos: pode satisfazer a necessidade com eficácia;
- Classe de produtos: presentes na família com as quais têm uma relação;
- Linha de produtos: produtos dentro da classe de família que são similares e estão na mesma faixa de preços;
- Tipo de produto: grupo de itens dentro da linha de produtos;
- Marca: nome associado ao produto;
- Item: é uma variante do produto, tendo preço ou tamanho diferente, por exemplo.
Estimule os sentidos do consumidor
As ações sensoriais têm como objetivo aguçar os sentidos, principalmente a visão, audição e, acredite, o olfato, de acordo com o tipo de produto que está sendo ofertado.
Por isso, é importante trabalhar suas estratégias de marketing com inteligência e bom senso. O que queremos dizer é que é importante apostar em ações chamativas para atrair a percepção do consumidor. Porém, é necessário tomar cuidado para não apostar em temas clichês ou exagerados.
Se a intenção é se destacar dos concorrentes e gerar uma perspectiva única, vá além do que o consumidor espera.
Saiba expor os preços
Uma vez que os preços estão entre os fatores que mais influenciam a decisão de compra, expô-los de maneira correta é fundamental na sinalização do PDV.
Os cartazes de preços devem ser de fácil identificação e com informações objetivas, como o nome do produto e seu preço. No mais, as fontes dos cartazes devem ter um tamanho que possa identificar o produto e o valor mesmo à distância.
Não colocar o preço próximo ao produto é um dos erros mais comuns e pode trazer prejuízo para o estabelecimento. Afinal, quando o consumidor não encontra o valor da mercadoria facilmente ele pode desistir da compra.
Espalhe cartazes indicativos no PDV
Tudo que você puder fazer para facilitar a vida dos seus clientes, deve ser feito. Assim, nada melhor do que sinalizar os corredores por categorias de produtos como limpeza, frios, hortifruti, padaria, laticínios e congelados, no caso dos supermercados.
Sem gastar muito, você consegue organizar a sua loja e garante que os clientes consigam encontrar facilmente o que procuram.
Mantenha o estabelecimento sempre abastecido
Por fim, jamais deixe as prateleiras de suas lojas vazias, pois isso passa a ideia de que a loja está abandonada.
Assim, levando em consideração que os itens em promoção têm um alto giro, é importante prestar atenção e garantir que a área esteja sempre abastecida.
Conclusão
A sinalização de PDV não deve ser negligenciada nunca, pois ela é responsável pela boa experiência do consumidor em sua loja, já que ajuda a encontrar as ofertas e os produtos com mais facilidade e agilidade e, por consequência, aumenta as vendas e a fidelização do consumidor.
E então, gostou do nosso conteúdo sobre a importância da sinalização de PDV? Pronto para colocar todas as dicas em prática?
Comentar