Neste artigo, iremos abordar a respeito da importância de um PDV bem organizado. Falaremos também o que é um PDV e qual a sua importância. Abordaremos ainda quais são os pilares da gestão de um PDV. Por fim, iremos listar algumas dicas para deixar o seu PDV organizado.

Primeiramente cumpre destacar que todo e qualquer envolvido com o marketing, sabe que um PDV – Ponto de Venda, é uma pauta recorrente no trabalho. Por esse motivo, se faz necessário ficar sempre por dentro desse conceito, com a finalidade de acertar nas estratégias de vendas consideradas de preferência do público.

Contudo, o principal segredo é de se observar os pontos corretos, haja vista que cada marca possui um direcionamento diferente que necessita ser criado conforme as suas necessidades.

Dessa forma, queremos saber se você possui conhecimento sobre a importância de um PDV? A partir da leitura deste artigo, aproveite para descobrir tudo aquilo que você ainda não conhece a respeito de um PDV.

O que é um PDV?

importancia de um pdv: mas o que?

De antemão, cumpre destacar que, embora seja uma sigla recorrente em diferentes vertentes do varejo, muitas pessoas ainda possuem algum tipo de dúvida sobre o seu real significado.

Nesse sentido, um PDV representa Ponto de Vendas, o qual pode ser relacionado com a forma pela qual a marca oferece os seus produtos diretamente ao consumidor.

Ademais, importante frisar que atualmente o conceito de PDV passou por diversas adaptações, já que a maneira de se relacionar com o público ganham novas versões.

Dessa forma, dentro desse contexto, as práticas giram em torno de garantir uma boa experiência nos diversos meios que levem o cliente a adquirir os seus produtos, especialmente na sua loja física.

Qual a importância de um PDV?            

Sabemos que nos dias atuais existe uma grande concorrência de mercado, e aqueles que não se preocupam com a personificação de um PDV bem organizado pode perder espaço, e consequentemente, dinheiro. Por isso a importância de um PDV com estratégias focadas faz toda diferença.

Ademais, a criação de uma identidade visual que transmita o conceito do negócio, reforça o seu posicionamento. Contudo, esse diferencial faz referência a um planejamento bem detalhado e organizado que, ajude a mensurar seus resultados futuros.

Por fim, esse conceito de PDV veio para facilitar a vida dos profissionais envolvidas com vendas, buscando fortalecer sua marca e criar ações segmentadas que lhe traga possibilidades enquanto cria uma cultura de fidelização.

Quais os pilares da gestão de um pdv?  

Agora que você já sabe o que é um PDV e qual a importância de um PDV, é necessário se atentar para os pilares no qual é preciso se basear para que seja possível alcançar algumas vantagens competitivas no mercado; vamos a eles:

  • Atendimento: contar com um atendimento de qualidade faz toda diferença no momento da venda, neste sentido, capacite a sua equipe com a finalidade de atender as expectativas do seu negócio.
  • Estoque: é necessário ter um controle de estoque rigoroso, para que não falte produto ou que ao menos tenha um prazo estipulado de chegada dos mesmos. A indisponibilidade no estoque faz com que na maioria das vezes você perca a venda.
  • Exposição: o seu produto precisa estar localizado de modo que o consumidor possa visualizá-lo e ter acesso fácil, ou seja, os seus produtos precisam estar bem organizados.
  • Preço: os preços devem estar sempre visíveis conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor. Isso permite a escolha pelo melhor produto de acordo com as condições financeira e as necessidades dos seus clientes.

Algumas dicas para deixar o seu pdv organizado

Diante de todo o exposto até o momento, podemos perceber a importância de um PDV.

Diante de todo o exposto até o momento, podemos perceber a importância de um PDV. Passe a entender como um PDV organizado faz a diferença. Por isso, listamos algumas dicas para deixar o seu PDV ainda mais organizado, que iremos abordar na sequência.

Todavia, antes de adentrarmos as dicas, cumpre mencionar que ter um PDV organizado lhe trás a garantia de sucesso. Passamos aos ensinamentos para deixar o seu PDV ainda mais organizado e que faça você melhorar os seus resultados:  

  • Avalie o comportamento do consumidor: compreenda o seu consumidor, para que então seja possível determinar a organização do seu PDV. Procure conhecer as necessidades e gostos do seu público para tornar seu ambiente agradável e atrativo; por isso, vale a pena conversar com a sua equipe, para que juntos, consigam entender o seu público.
  • Utilize bem a vitrine: sua vitrine é a porta de entrada e a atração de visitantes. Portanto, coloque uma amostra daquilo que o cliente vai encontrar. Assim, demonstrando o seu ambiente e o tipo de produto que ele pode encontrar. Caso necessário, utilize pontos de luz e manequins; pois as vitrines precisam ser claras, para que apresente os produtos de destaque.
  • Construa um caminho dentro da loja: agrupe categorias e grupos de produtos que sejam semelhantes. Isso faz com que o seu cliente não fique perdido na loja; bem como evita que ele precise andar por diversos locais até encontrar o que deseja. Portanto, crie um caminho natural para seu cliente e visitante.
Aprenda outras 10 Dicas para ter um PDV bem organizado

Por fim, a importância de um PDV é gigante!            

Agora conheceu a importância de um PDV para o crescimento do seu negócio, que tal colocar em prática?

Nos dias atuais, aquele que procura garantir uma vantagem competitiva no mercado, precisa se reinventar. Por isso, tenha em mente que utilizar a loja física como mídia se mostra fundamental quando busca alcançar melhores resultados.

É com enorme alegria que compartilhamos esse conteúdo com vocês leitores. Portanto, aproveite a leitura deste artigo para somar pontos a sua estratégia de crescimento. Leve a sua empresa a um novo patamar; além disso, o nosso objetivo principal é de que este artigo tenha lhes ajudado de alguma forma.

Esperamos que tenham gostado do assunto. Caso tenha surgido interesse, e até mesmo restado alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, prontos para oferecer, com total segurança e eficiência, todo o suporte necessário.

Continue lendo mais dicas: Dicas de como tornar seu PDV criativo para as marcas!
Compartilhar