Ter o conhecimento sobre os tipos de massa e molhos pode fazer com que suas preparações fiquem muito melhores! Os diversos formatos não foram criados em vão. A escolha de cada tipo de massa é feita de acordo com seu acompanhamento para que tudo fique perfeito! Preparamos com carinho esse guia, para que você entenda a harmonização dos sabores das massas e seus respectivos molhos.
Boa leitura!
Primeiramente, você sabe qual a origem das massas?
De fato, esse ainda é um assunto discutível nos dias atuais. Em princípio, a origem da palavra “massa” corresponde a uma mistura de farinha e água. Nessa perspectiva, massa refere-se não somente àquela famosa macarronada, mas também naqueles preparos mais remotos da Antiguidade.
As massas mais convencionais como o macarrão, por exemplo, foram criadas por volta do século XII na China. Contudo, aponta-se somente no século XVII a presença dessas massas na Europa. Sem dúvida, a popularidade dessas preparações aconteceu majoritariamente na Itália, país mundialmente famoso por tradicionais receitas dessa origem.
Guia rápido dos tipos de massas
São tantos os tipos de massas que talvez te falte ideias. Se você está em dúvida na hora de escolher qual a melhor combinação, fique tranquilo que estamos aqui para te ajudar!
Massas frescas
São as massas caseiras, artesanais e que não passam por processos industriais. Sua base leva farinha de trigo, água ou vinho branco e pode ou não levar ovo. Por isso, ela absorve melhor o molho e pode ser mais saborosa, contudo, tem um prazo de validade muito menor.
Massas secas
São aquelas que você encontra facilmente em supermercados. Geralmente feitas com sêmora, são industrializadas e muito raramente produzidas em casa. Por fim, as massas secas podem ser divididas em dois grupos:
- Massas longas: São as massas com mais de 10cm de comprimento, como o espaguete, talharim, fettuccine, cabelinho de anjo, etc.
- Massa curta: São as massas menores que 10cm, como o parafuso, gravatinha, penne, conchiglie, etc.
Como cozinhar a sua massa?
Uma dica importantíssima, independente de qual sua escolha de preparo, é o ponto de cozimento das massas. A maneira mais indicada pelos italianos é prepará-la em uma panela com água fervente e abundante, salgada como o mar. Sim, isso mesmo que você leu, como o mar! O sal deve ser colocado assim que a água começar a ferver. A medida indicada é de 1 e ½ colher de sopa de sal para cada 500g de massa.
A massa deve ser servida al dente. O tempo de cozimento varia de acordo com o formato, espessura de cada tipo de massa. Mas não se preocupe, o tempo de preparo vem indicado na embalagem, então é só seguir as recomendações do fabricante.
Os tipos de massas e seus melhores acompanhamentos
Tipos de massas – Espaguete
Com certeza, é o dos mais conhecido. Uma massa fina e comprida que fica deliciosa quando servida com molhos mais encorpados. Molho sugo, à bolonhesa, pesto, bechamel, alho e óleo, quatro queijos, ou até mesmo servido com legumes e frutos do mar. Ah, não devemos esquecer que é o parceiro mais fiel do clássico carbonara!
Tipos de massas – Fettuccine
Em italiano, pequenas fitas. É uma massa longa e achatada, muito popular na cozinha romana. É mais comum na versão fresca, mas há também versões secas. Entre os molhos que acompanham estão os ragus, como ragu de carne, frutos do mar, cogumelos ou simplesmente feito na manteiga com ervas.
Tipos de massas – Cabelinho de anjo
Encontrado em forma de ninho, essa massa é finíssima e por isso, é ideal para gratinar e compor deliciosas sopas. Quando servidas somente gratinadas, o preparo deve ser simples e saboroso. Como por exemplo, o macarrão na manteiga com tomates cereja ou ervas frescas. Além disso, fica perfeito acompanhado de alho, óleo, bacon e brócolis, todos bem crocantes!
Tipos de massas – Talharim
Um macarrão comprido e com várias larguras diferentes. Muito fácil de combinar com diversos ingredientes já citados acima. Você já ouviu falar no Talharim Alfredo? Primeiramente, imagine servir uma deliciosa massa ao molho de nata, manteiga e parmesão. Deu água na boca, certo? Você ainda pode, se for de sua preferência, acrescentar camarão, frango grelhado ou brócolis. Muitas pessoas confundem o talharim com o fettuccine, entretanto é bem fácil diferenciá-los. Isso, pois o talharim é mais fino, podendo ter até 1cm de largura.
Tipos de massas – Gravatinha
Farfalle, em italiano, significa borboleta. Esses são os nomes que essa massa pode ser encontrada. Trata-se de uma pasta curta muito utilizada fria em saladas ou, é claro, servida com um delicioso molho pesto, por exemplo.
Tipos de massas – Conchiglione
Conhecido também como conchinha, o nome diz tudo. Por causa de seu formato é frequentemente utilizado em saladas mais sofisticadas. Nesse sentido, o formato da massa também cai muito bem com molhos bem encorpados e com carne, podendo ser servido recheado e bem cremoso com um delicioso queijo gratinado por cima.
Tipos de massas – Penne
Há vários tipos de tamanhos e texturas, mas basicamente continua sendo uma massa cortada em tubo na diagonal. O buraco e as curvas permitem uma melhor absorção do molho e concentração dos sabores. Por isso, é uma massa perfeita para preparações com diversos tipos de molhos. Pode ser finalizada no forno com queijo gratinado. Receitas com molhos cremosos como ao sugo, bechamel, à base de queijos ou com carnes e legumes são ideais!
Tipos de massas – Fusilli ou parafuso
Uma massa com texturas especiais e formato muito parecido com um parafuso. Muito semelhante ao penne, por isso os molhos incorporam muito bem à massa. Assim, trazendo sabor e cremosidade como nenhum outro tipo de massa. Na deliciosa receita de salada de macarrão, o fusilli é o mais indicado!
Já experimentou adicionar atum na sua salada de macarrão? Fica delicioso!
Tipos de massas – Lasanha
Eventualmente, fugindo dos massas de macarrão, chegamos até a clássica e inesquecível lasanha!
Sua massa é de tiras bem largas, pode ser lisa ou ondulada. A lasanha é preparada alternando camadas. Ou seja, o recheio e o molho vão se alternando na hora do preparo. Uma vez que, a ordem geralmente é massa, molho, recheio (carne moída, presunto e queijo, quatro queijos, ragus). Sendo assim, quando o recheio for suave, opte por molhos mais presentes. Assim como, quando o recheio for mais intenso, molhos simples como bechamel e sugo são os ideais.
Aprenda a fazer uma lasanha perfeita clicando aqui!
Tipos de massas – Canelone
Tem uma forma cilíndrica que cabe muuuito recheio. Desse modo, seu preparo pode levar ricota, queijos, carne moída e até ser incrementado com algumas folhas como espinafre e alho poró.
Tipos de massas – Ravioli
Um quadradinho achatado, recheado e fechado com pequenas ondulações nas bordas. Essas masas podem ter recheios muito variados, podendo conter legumes, presunto e queijo, carne, ricota, etc. Dessa forma, o ravioli necessita de uma finalização ao sugo, bechamel, ou apenas na manteiga.
Tipos de massas – Capeletti
Em formato de trouxinha, possui muita semelhança ao ravioli. Os recheios geralmente são os mesmos e a finalização também. Há quem prefira um, quem prefira o outro. Por fim, o capeletti é delicioso em sopas ou basicamente com molhos frescos.
Aprenda a fazer macarrão ai na sua casa. Clique aqui!
Comentar