Panelas são itens essenciais na cozinha, principalmente para quem gosta de uma refeição caseira. E ainda que você não tenha tempo ou não goste de cozinhar, certamente precisa ter ao menos uma panela. Não é mesmo? 

Com uma simples busca pela internet você vai encontrar centenas de modelos e marcas de panelas, sem contar os diferentes tipos de materiais dos quais são feitas.

Os jogos variam de 04 a 20 peças. Sem falar dos diversos formatos que são apropriados para preparar algum alimento específico.

8 dicas para escolher o melhor jogo de panelas

Se você está pensando em trocar ou adquirir um novo jogo de panelas, saiba que isso não é uma tarefa muito fácil, principalmente por ser um produto que não trocamos sempre e que tem que atender as necessidades para evitar aborrecimentos.

Portanto, vamos te passar as melhores dicas para que você possa adquirir o melhor jogo de panelas. 

Iremos te mostrar as vantagens e desvantagens de cada material. Vale lembrar também que nem sempre a opção mais barata vai ter o melhor custo benefício. 

Investir um pouco mais para ter um jogo de panelas excelente vale a pena, pois é um produto que se for bem cuidado e feito a limpeza corretamente pode durar muitos anos.

E tão importante quanto as dicas, é saber que usar uma panela errada pode interferir tanto no sabor como na textura do seu prato. Além disso, alguns materiais podem migrar para o alimento e isso pode ser bom ou péssimo para seu organismo.

Material da panela

Existe no mercado uma grande quantia de materiais dos quais são feitas as panelas, seguem alguns e suas vantagens ou desvantagens.

A dica é analisar os benefícios e malefícios de cada material.

  • Aço cirúrgico: este material é um dos mais caros, porém o alto custo tem suas razões, uma delas é que ao cozinhar um alimento ou mesmo na hora de limpar não retém nenhum tipo de resíduo. Além disso algumas marcas chegam a oferecer garantia de 50 anos.
  • Aço Inox: a vantagem do inox é que este material não oxida, é resistente e distribui igualmente o calor. A desvantagem é que na composição leva níquel que é uma substância tóxica que com o passar do tempo pode se desprender e causar danos a sua saúde.
Aço Inox
Leia também nosso artigo de como escolher o seu aparelho de jantar
  • Cobre: não se deve cozinhar alimentos que contenham sal ou ácidos como o limão, vinagre, tomate, esses alimentos fazem com que o cobre se desprenda da panela e contamine os alimentos. No entanto é ideal para o preparo de doces. O valor deste tipo de panela também é mais elevado.
  • Ferro: o ferro que é liberado deste tipo de panela durante o cozimento faz bem para saúde, o único cuidado que se deve ter é na hora da limpeza, depois de lavar deve ser bem seca para que não enferruje.
  • Antiaderente: este tipo de material é muito discutido pelos pesquisadores, muitos afirmam ser o material mais tóxico entre os materiais de outras panelas, contudo outros afirmam que isso só ocorre quando a panela está riscada. Portanto, atenção! Se você estiver pensando em escolher esse material pesquise bastante. Seu custo e sua praticidade o tornam um dos materiais mais procurados pelas donas de casa.
  • Barro: a panela de barro é uma opção ótima para saúde e paro meio ambiente. Considerada uma das melhores opções, por outro lado ela demora muito para atingir o calor e chegar em altas temperaturas, tornando-se ideal para sopas, caldos e cremes.
  • Cerâmica: atualmente são as panelas mais procuradas, além de ótimas para qualquer tipo de preparação não prejudicam a saúde e o meio ambiente. Suas desvantagens são o tempo para aquecimento e o alto custo.
8 dicas para escolher o melhor jogo de panelas
  • Vidro: também não apresenta malefícios para saúde. São fáceis de limpar e aquecem rápido, por outro lado apresentam um peso e fragilidade consideráveis.
  • Alumínio: o alumínio se solta durante o cozimento em quantidades que não chegam a fazer mal. Apesar de ser um metal pesado, existe reciclagem e assim não prejudica o meio ambiente. O valor também é mais acessível.

Formato da panela

Com relação ao formato existe uma variedade grande. Vamos entender um pouco mais para facilitar a sua escolha!

  • Frigideiras: são próprias para grelhar, saltear, gratinar e selar. Na preparação de pratos como uma omelete, panqueca, tapioca a frigideira também é a mais indicada.
  • Panelas com cabo: pode-se usar tanto para cozimento como em frituras.
  • Caçarolas: são ótimas para cozidos, ensopados e carnes cozidas lentamente, e ainda pode-se fazer risotos e cremes.

A espessura

É superimportante avaliar este item, pois a espessura interfere muito no preparo correto da maioria dos alimentos. 

Então a dica aqui é adquirir um jogo que tenha pelo menos 3mm de espessura, pois isso garante a uniformidade do calor distribuído e maior resistência.

Economia

Inegavelmente, é sempre mais econômico comprar o jogo completo do que duas ou três peças.

Outra dica, é você comprar um jogo completo das peças básicas, que tenha uma frigideira, duas caçarolas com cabo, uma leiteira, e separadamente investir em uma wook de cerâmica por exemplo, assim você terá o básico e aos poucos pode ir adquirindo peças mais caras para preparações específicas.

Economia

Conservação

Independente do material que você optar, leia atentamente as instruções da embalagem e não use de forma nenhuma saponáceos e materiais abrasivos como palha de aço. Por fim, é importante secar depois de lavá-las para evitar que fiquem manchadas.

Panelas x Fogão

Os fogões estilo cooktops só se deve usar com panelas de inox com fundo magnético. Já para os fogões convencionais pode-se usar qualquer material.

Praticidade

Procure comprar panelas que se enquadrem no seu perfil. Por exemplo, se não há habito de cozinhar em grandes quantias, não precisa ter uma coleção de panelas grandes, mas uma é sempre necessária para aquelas ocasiões especiais. 

Custo Benefício

Por fim, pense no custo-benefício, não busque apenas economia, dê preferência a produtos de boas marcas, feitos com materiais de qualidade e que tenham características que favoreçam o cozimento. Todos esses detalhes fazem a diferença e você terá panelas por muito tempo.

8 dicas para escolher o melhor jogo de panelas

Por fim, compartilhe essas dicas com seus amigos e faça uma boa escolha!  Conte para gente qual o seu modelo favorito.

Compartilhar