A história gastronomica no Brasil é bem recente se comparada aos países mais tradicionais. Já que nosso país tem pouco mais de 500 anos de colonização, na gastronomia não seria diferente. Pois temos novos chefes, técnicas francesas, muita coisa vinda de fora. Assim fazem a culinária brasileira ter seu lugar de destaque no mundo. Por fim, é baseado na criatividade de transformar um prato original de outro país numa comida genuína brasileira.
Nossa culinária recebeu principalmente influências indígenas, europeias e africanas. Entretanto, o que a torna diferente são as adaptações vindas com o tempo e a criatividade. Tudo isso somado a rica variedade de ingredientes, cores e sabores. Há algum tempo atrás, a culinária brasileira era considerada exótica. Contudo depois de chefes brasileiros indo se especializar e trabalhar no exterior essa visão foi se modificando. Por isso, comidas que são consideradas simples aqui, ganharam destaque em restaurantes do mundo inteiro.
Leia também: Comfort Food, o que é e como posso fazer?
Vou contar para vocês um exemplo bem legal, que eu mesma vivenciei. Estive a trabalho no Japão por 12 anos, na década de 90. E quando cheguei por lá, assim como muitos brasileiros, sentíamos falta da nossa comida brasileira. Um dos produtos vendidos em lojas para brasileiros, era o pão de queijo. Provavelmente, uma importadora conseguia leva-los congelados até o pais do sol nascente e podíamos degustar nosso pãozinho de queijo.
No Japão as padarias são bem diferentes das nossas. Afinal, elas não existem dentro dos mercados. São assim, pequenas, e só vendem pães. Com o passar dos anos os brasileiros que não ficam sem pães começaram a frequentar essas padarias e comprar muito. Com certeza os japoneses conheceram nosso pão de queijo e começaram a vender. Importando o polvilho daqui e copiando nossa receita. Vale lembrar que no Japão não existia o cultivo da mandioca, logo, não existia polvilho também. Por fim, hoje é comum encontrar nas padarias japonesas esse pãozinho tão apreciado pelo mundo.
Confira quais são as 10 comidas que você não sabia que eram brasileiras.
Requeijão
Acredite se quiser, nosso requeijão é brasileiríssimo! Existe em Portugal uma versão parecida, porém se parece mais com uma ricota amassada.
Feijoada
Ela mesma que vem logo na cabeça quando falamos sobre comida típica brasileira, embora já antes mesmo dessa criação ter influencias de outros pratos europeus, como o cassoulet, a nossa famosa feijoada é uma adaptação essencialmente brasileira, acompanhada de arroz, farofa, couve, laranja e torresmo só aqui mesmo.
Aprenda a fazer essa receita clicando aqui!
Pão de Queijo
Os mineiros merecem todo o mérito desse pãozinho. Afinal, ele é tão apreciado e saboroso que pode ser combinado com os mais variados recheios. Em Minas encontra-se pão de queijo em todos os lugares. E das mais variadas versões, como por exemplo, recheado, pequeno, grande! 100% brasileiro.
Palha Italiana
Deveria ser Palha Brasileira, porém, o nome não seria muito apetitoso. Afinal, é feito com a base de brigadeiro e adicionado bolachas trituradas. Talvez o nome tenha vindo das colônias italianas no Sul do Brasil. Se brigadeiro é um xodó brasileiro, a Palha Italiana não seria diferente, ficou famosa rapidinho.
Bife à Parmegiana
O nome parmegiana deriva do Italiano, que significa algo que vem de Parma, região da Itália, porém de italiano só o nome mesmo. No entanto, o bife à parmegiana é resultado da influência italiana na culinária paulista. Ou seja, é um prato genuinamente brasileiro. E por fim, é acompanhado de arroz branco e batata frita. Com toda a certeza, só aqui mesmo!
Aprenda a fazer essa receita clicando aqui!
Temaki e hot and roll
O temaki existe no Japão, porém não é uma variação de sushi. Os japoneses fazem em suas casas em um tamanho bem menor e nunca com o recheio que ele ficou conhecido no mundo. Afinal o salmão picado com cream cheese, é uma versão bem americana. Os brasileiros criaram versões dessa comida a partir de pratos tradicionais japoneses várias adaptações mais apreciadas ao nosso paladar. E por vezes, o que para os japoneses isso muitas vezes é considerado até uma ofensa. Por exemplo, são os hots and rolls, os sushis fritos, com os mais variados recheios que só existem aqui no brasil, como o de goiabada com requeijão, o de morango com Nutella, o de banana com leite condensado.
Brigadeiro
Por onde o brigadeiro chega é sempre bem recebido. O mundo inteiro já sabe que ele é criação nossa! Dispensa apresentações, afinal, é o docinho mais amado do Brasil.
Açaí
Servido como um sorvete, com granola, com caldas, com frutas, com leite condensado ou leite ninho, o açaí é uma das frutas mais conhecidas como nativa brasileira principalmente na Europa. Os primeiros pratos que tinham o açaí foram feitos pelos índios para acompanhar peixes.
Moqueca
Capixaba, Baiana, Pernambucana… Seja como for, são versões de um prato pra lá de brasileiro. Este ensopado é uma comida brasileira que pode ser feito com variados tipos de peixes e frutos do mar. É cheio de sabor e personalidade! Principalmente, por conta do leite de coco. E ainda sim, se você não gosta de leite de coco vai encontrar receitas sem. As receitas mais saborosas adicionam muitas ervas. Escolha uma receita conforme o seu paladar e bom apetite!
Aprenda essa receita clicando aqui!
Rondelli
O nome vem do sobrenome de uma família italiana. O nosso conhecido Rondelli é uma versão brasileira de rocambole de massa que lá na Itália se chama Rotoni ou Rotolini. Entretanto, é parecido na questão de enrolar. Afinal, os recheios e os molhos são ideia nossa. O Rondelli foi criado nas Cantinas em São Paulo no final dos anos 80. A versão de Rondelli de Presunto e Queijo ao Molho Rosê é deliciosa.
Gostou? Qual delas você mais gostou? Conta para a gente o que você não fica sem ai na sua casa, qual dessas comidas brasileiras é um clássico ai? Com toda a certeza, vamos adorar saber!
Até breve!
Comentar