Em primeiro lugar, você já se perguntou quem teve a ideia genial de fazer a famosa compota de frutas? De onde surgiu a ideia de unir frutas com açúcar? Pois é, mesmo os historiadores relatam não ter certeza absoluta da origem. Apesar de ser atribuída aos árabes os primeiros indícios da compota com frutas, existe uma outra teoria sobre sua criação.
Independente da nacionalidade da compota de frutas o mais interessante é a intenção dessa criação. As duas versões registradas são bem diferentes. Primeiramente, os árabes usavam as frutas com o açúcar para fins medicinais. O que faz muito sentido, afinal as frutas não oferecem inúmeros benefícios, de uma maneira geral.
Veja também: “Aprenda a fazer a torta de limão americana”
No entanto, a segunda hipótese é atribuída à Leonardo da Vinci. Que era, além de muitos outros dons, cozinheiro. E assim como um verdadeiro chef de cozinha, criava receitas e utensílios de cozinha. Ele teria inventado a primeira geléia, de marmelada de couve.
O fato é, a compota de frutas, é o maior sucesso no mundo inteiro. Por aqui levamos muita sorte, e temos uma vasta variedade de frutas. Isso nos garante poder apreciar com uma certa facilidade muitas preparações. Afinal, basta uma boa receita, uma fruta favorita, e saborear um bom doce caseiro.
Quando falamos da variedade de frutas que podemos usar para fazer esses tipos de doces, fica difícil escolher. Afinal, podemos fazer a partir de uma única fruta; Assim como da combinação de duas ou mais. Além disso, não podemos esquecer das especiarias e ervas, que realçam ainda mais o sabor.
Preparar compota de frutas é uma ótima forma de conservar frutas para consumi-las por muitos meses. A compota de frutas é preparados com frutas inteiras ou em pedaços. Bem como cozidas em calda de água e açúcar. Aromatizadas ou não, com especiarias variadas e até mesmo bebidas alcoólicas. Além disso se forem feitas em casa, melhor ainda. Assim, temos a certeza de não ter conservantes. Sendo assim, a opção ideal para quem gosta de ter uma vida saudável, mas não quer abrir mão da gostosura de um docinho.
10 Frutas Perfeitas Para Fazer Compota de Frutas
Pêra
É uma ótima fruta para ser usada nas compotas, tem um sabor doce e suave, combina perfeitamente com cravo, canela e vinho no seu preparo. Composta por nutrientes importantes para o nosso organismo como vitaminas e antioxidantes. Além disso, ela melhora o funcionamento do intestino, faz bem para o coração e combate inflamações.
Melancia
Por mais estranho que pareça, podemos fazer uma compota deliciosa reaproveitando a casca da melancia. Ela nos fornece uma compota com uma textura ótima, você degusta a polpa e ainda faz a compota. Além disso, é rica em potássio e magnésio, e um ótimo diurético natural.
Maçã
Muito boa para o controle da diabetes ainda mais para a digestão. Fonte de muitos nutrientes, se destaca pela vitamina C e o ácido fosfórico. De sabor suave, perfeita para combinar com uva passa e damascos, a compota fica deliciosa.
Limão siciliano
O perfume dessa fruta é algo incrível, na compota isso fica ainda mais evidente, é aquele tipo de compota que você vai arrasar quando servir, quem nunca teve o prazer de comer não imagina o que está perdendo. O limão siciliano, possui vitaminas e minerais com destaque para a vitamina C. Contém muitos compostos vegetais, minerais e óleos essenciais indispensáveis para nossa saúde.
Figo
Embora não seja uma fruta muito comum de se encontrar em supermercados e quitandas, vale a pena aproveitar quando se tem a chance de adquirir. A compota dessa fruta é maravilhosa, pode ser perfeitamente combinada com queijos e servida em qualquer ocasião. Também é muito rico em fibras, potássio, manganês, e uma fonte de cálcio rara em frutas, entre outros benefícios, é ótima para a saúde.
Abóbora
É um tipo de compota que tem o gostinho da infância, muito conhecida, e uma das preferidas de muitas famílias. A compota dessa fruta pode ser em pedaços, ou cozinhar até que derreta e vire um doce. Seja qual for a consistência, é a compota de frutas queridinha. A abobora tem benefícios como melhora da visão e da imunidade, ao mesmo tempo com muitos nutrientes, e um sabor inconfundível. Um fruto versátil como poucos, apreciada em receitas doces e salgadas. As mais conhecidas são a abobora de pescoço, a cabotiá ou abobora japonesa, e a moranga, e você pode fazer a sua compota com qualquer uma dessas variedades.
Leia também: Aprenda a fazer Pumpkin Pie, a torta de abóbora tradicional os Estados Unidos
Mamão
Uma das frutas mais populares do Brasil, o mamão é uma ótima e deliciosa opção para a nossa alimentação diária. Rica fonte de diversos nutrientes, a iguaria se destaca pela grande quantidade de vitamina C e outras substâncias altamente benéficas ao organismo. A compota de mamão é feita com o fruto ainda verde, pode ser ralado, em tiras, ou em pedaços maiores, muito fácil de fazer e muito saborosa. Além disso, é muito fácil de encontrar um pé de mamão para colher esse fruto ainda verde.
Goiaba
A variedade mais usada dessa fruta para compotas e doces é a vermelha, e quando temos acesso a uma goiabeira, sabemos como é abundante de frutos essa árvore, portanto não perca a oportunidade de fazer uma compota de goiaba, é deliciosa. De sabor marcante e suculenta, usamos a casca para fazer a compota. Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras.
Abacaxi
De sabor inconfundível, a compota de abacaxi além de ser uma sobremesa, é perfeita para servir com carnes assadas, ou ser usada em recheios de bolos e tortas, versátil e muito fácil de preparar. O abacaxi é muito rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares.
Frutas vermelhas
Cereja, framboesa, morango, amora, mirtilo, são as frutas vermelhas que você pode escolher duas ou três destas e criar uma compota de frutas deliciosa. São frutas com a tonalidade avermelhada ou até mesmo roxa assim também consideradas como grupo das frutas vermelhas. Elas são ricas em antioxidantes e vitaminas B; E além disso ainda retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo. A compota feita a partir dessas frutas é muito saborosa, podendo ser servida com sorvetes, bolos, tortas, é uma sobremesa muito versátil e requintada.
Por fim, com certeza deu para escolher a(s) sua(s) preferida para fazer uma compota de frutas? Na dúvida, faça várias compotas e conte para nós como está sendo sua experiência com esse tipo de sobremesa. Conte também qual é a sua fruta preferida dentre essas 10 que selecionamos.
Comentar