Não importa qual o tipo do seu ponto de venda, se é uma loja, farmácia, papelaria ou supermercado, você de fato precisa entender a importância da sinalização de PDV. Afinal, ela é fundamental quando o assunto é fortalecer a presença da marca e se destacar no mercado. 

E para que você entenda mais sobre esse assunto, preparamos este conteúdo especial. Então acompanhe e entenda de uma vez por todas qual a importância da sinalização de PDV para o seu negócio. 

Assim, boa leitura e boas vendas!

A importância da sinalização no PDV

Imagine se você vai até um supermercado ou uma loja de departamentos em busca de detergente, de um caderno e um pacote de macarrão. Ao chegar no local, não há qualquer sinalização indicando onde estão esses produtos e você acaba se perdendo nos corredores. Isso é desanimador e a sua vontade é desistir das comprar e procurar outro estabelecimento, não?  

Porém, se este mesmo local é bem sinalizado, você consegue encontrar rapidamente os produtos desejados e pode até mesmo acabar levando outros produtos que estejam em destaque na loja. 

A importância da sinalização no PDV

Diante desse exemplo, você consegue perceber a importância da sinalização de PDV? Afinal, a maior parte das informações que chegam ao nosso cérebro provém do sentido da visão. Somos seres visuais e um varejista deve levar isso em consideração se tem como objetivo melhorar a estética e organização de seu negócio se quiser faturar mais.

Veja também: “Dicas de como tornar seu PDV criativo para as marcas

Nesse sentido, diversos aspectos podem influenciar nessa sinalização, como a  escolha da cor e a localização dos cartazes informativos. 

Dicas para melhorar a sinalização no PDV

Agora que você já entende a importância da sinalização de PDV, que tal conferir algumas dicas para melhorar a sinalização de PDV? Selecionamos algumas para você.

Considere as cores na identidade visual na sinalização do PDV

As cores têm um papel fundamental quando o assunto é atrair e informar os clientes no seu PDV. Elas são capazes de despertar emoções que influenciam na forma como o consumidor percebe os produtos e ofertas . 

Por exemplo, a confecção de cartazes que anunciam promoções em tons de vermelho é uma ótima ideia para despertar confiança e chamar a atenção do consumidor. Já o laranja tem um papel estimulante e pode ser uma ótima opção quando o objetivo é estimular as  compras por impulso.

Outra dica para melhorar a sinalização de PDV é aproveitar as cores da identidade visual da empresa na hora de fazer toda a comunicação, pois isso irá ajudar a fortalecer sua marca. 

Priorize a iluminação 

Esse é um outro aspecto que não deve ser negligenciado. Um ambiente mal iluminado pode prejudicar suas vendas, já que isso dificulta a visualização dos produtos e dificulta o trânsito dos clientes pelos corredores de maneira confortável e segura. 

Priorize a iluminação

Por outro lado, a iluminação pode criar uma atmosfera especial no seu PDV e com isso atrair o interesse dos clientes para itens específicos, bem como guiá-los até áreas específicas da loja. 

E quando o assunto é iluminação, é interessante observar que existem três maneiras de fazer sua composição e elas devem ser observadas e pensadas para que se obtenha os melhores resultados.

  • Primária: iluminação geral do ponto de venda; 
  • De destaque: responsável por atrair o foco do cliente para um ponto específico; 
  • Ambiente: é o jogo de luzes e sombras utilizado para criar efeitos e dar destaque a produtos ou áreas do PDV.

Por fim, durante a escolha do ponto comercial, é importante avaliar se há incidência de luz natural no ambiente, o que pode gerar uma grande economia no fim do mês. 

Organize os produtos hierarquicamente 

A importância da sinalização de PDV também se relaciona com a forma que se organiza os produtos na sua loja.  

A organização horizontal pode fazer com que muitos produtos “desapareçam” da perspectiva do consumidor, por isso experimente posicionar os produtos de uma maneira que captem a atenção do consumidor e  afetem a decisão de compra. 

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Quanto a hierarquia dos produtos, trata-se de uma técnica de marketing muito interessante que pode sinalizar e estimular seus clientes a comprarem mais itens. Podemos dizer que existem sete níveis de hierarquia:

  1. Família de necessidade: sustenta a existência de um grupo de produtos;
  2. Família de produtos: pode satisfazer a necessidade com eficácia;
  3. Classe de produtos: presentes na família com as quais têm uma relação;
  4. Linha de produtos: produtos dentro da classe de família que são similares e estão na mesma faixa de preços;
  5. Tipo de produto: grupo de itens dentro da linha de produtos;
  6. Marca: nome associado ao produto;
  7. Item: é uma variante do produto, tendo preço ou tamanho diferente, por exemplo.

Estimule os sentidos do consumidor

As ações sensoriais têm como objetivo aguçar os sentidos, principalmente a visão, audição e, acredite, o olfato, de acordo com o tipo de produto que está sendo ofertado. 

Por isso, é importante trabalhar suas estratégias de marketing com inteligência e bom senso. O que queremos dizer é que é importante apostar em ações chamativas para atrair a percepção do consumidor. Porém, é necessário tomar cuidado para não apostar em temas clichês ou exagerados. 

Se a intenção é se destacar dos concorrentes e gerar uma perspectiva única, vá além do que o consumidor espera.

Saiba expor os preços

Uma vez que os preços estão entre os fatores que mais influenciam a decisão de compra, expô-los de maneira correta é fundamental na sinalização do PDV.

Os cartazes de preços devem ser de fácil identificação e com informações objetivas, como o nome do produto e seu preço. No mais, as fontes dos cartazes devem ter um tamanho que possa identificar o produto e o valor mesmo à distância. 

Não colocar o preço próximo ao produto é um dos erros mais comuns e pode trazer prejuízo para o estabelecimento. Afinal, quando o consumidor não encontra o valor da mercadoria facilmente ele pode desistir da compra. 

Espalhe cartazes indicativos no PDV

Tudo que você puder fazer para facilitar a vida dos seus clientes, deve ser feito. Assim, nada melhor do que sinalizar os corredores por categorias de produtos como limpeza, frios, hortifruti, padaria, laticínios e congelados, no caso dos supermercados.

Sem gastar muito, você consegue organizar a sua loja e garante que os clientes consigam encontrar facilmente o que procuram. 

Mantenha o estabelecimento sempre abastecido 

Por fim, jamais deixe as prateleiras de suas lojas vazias, pois isso passa a ideia de que a loja está abandonada.

Assim, levando em consideração que os itens em promoção têm um alto giro, é importante prestar atenção e garantir que a área esteja sempre abastecida. 

Conclusão

A sinalização de PDV não deve ser negligenciada nunca, pois ela é responsável pela boa experiência do consumidor em sua loja, já que ajuda a encontrar as ofertas e os produtos com mais facilidade e agilidade e, por consequência, aumenta as vendas e a fidelização do consumidor. 

E então, gostou do nosso conteúdo sobre a importância da sinalização de PDV? Pronto para colocar todas as dicas em prática?

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