Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Para a massa da Quiche Lorraine, primeiramente em uma tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e o açúcar.
  2. Junte a manteiga gelada (em cubos, para facilitar) e amasse bem até formar uma farofa.
  3. Acrescente a gema e amasse para tentar chegar a um ponto que ela desgrude das mãos e consiga formar uma bola lisa.
  4. Se for necessário, adicione a água gelada aos poucos para chegar ao ponto da massa.
  5. Modele a massa em um disco achatado para facilitar na hora de abrir.
  6. Embrulhe a massa com plástico filme e leve ao refrigerador por 1 hora.
  7. Reserve para preparar o recheio da quiche lorraine.
  8. Retire a massa do refrigerador e, em uma forma de fundo removível, vá adicionando a massa bem aos poucos para cobrir toda a base da forma.
  9. Vá retirando bolinhas da massa e pressionando com o dedo para unir, em pedacinhos, toda a massa no fundo de forma uniforme.
  10. Mantenha uma espessura de 0,5 cm de massa, nem muito grossa, nem muito fina. Você vai perceber que a massa é bem macia e modelável, por isso, para cobrir as laterais da forma, retire pequenas porções de massa e vá pressionando com os dedos por toda a borda, assim como fez com a base (é super simples). Por fim, se necessário, retire as sobras do limite da borda com uma faca.
  11. Preaqueça o forno a 200°C.
  12. Enquanto o forno aquece, deixe a forma com a massa na geladeira por 10 minutos.
  13. No fundo da forma, sobre a massa, coloque uma folha de papel manteiga e distribua grãos de feijão cru para criar um peso e evitar que a massa infle ao assar.
  14. Leve ao forno por 25 minutos para a quiche lorraine.
  15. Para o recheio, em uma tigela grande, quebre os ovos e junte o creme de leite fresco. Bata bem com um batedor tipo fouet até ficar liso.
  16. Adicione o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, todos a gosto.
  17. Em uma frigideira, leve os cubos de bacon para fritarem, mexendo às vezes, até dourarem. Não é necessário adicionar nenhum óleo, a própria gordura do bacon é suficiente.
  18. Reserve o bacon em um papel toalha para reter a gordura excessiva.
  19. Retire a massa do forno e o papel manteiga com os feijões.
  20. Coloque o queijo gruyére sobre o fundo da massa, em seguida o bacon frito e, por último, preencha tudo com o creme de ovos.
  21. Então, leve de volta ao forno por cerca de 30 minutos ou até você perceber que ela está bem dourada.
  22. Sirva a quiche lorraine em seguida.

Quiche Lorraine: Como surgiu?

A popularização desse prato começou após a Segunda Guerra Mundial, primeiramente ganhando fama pela Inglaterra. Mas em seguida conquistando o paladar de toda a América. Hoje, o quiche lorraine, já é conhecida e apreciada em suas mais diversas versões pelo mundo inteiro. Não há quem não conheça ou que não tenha provado.

A quiche lorraine é um tipo de torta, mas diferente da grande maioria, isso por ser aberta e não coberta por massa. Aliás, a massa utilizada é a famosa patê brisée. Aquela com base de manteiga e farinha. Crocante e sequinha, ela fica quebradiça quando assa e entrega uma textura deliciosa que derrete na boca.

Em seu recheio é possível encontrar sabores de todos os tipos. Originalmente feita à base de creme de ovos e leite com bacon. Hoje, já se encontra quiches de cogumelos, espinafre, abóbora, entre tantos outros. Por fim, sempre acompanhada por um queijo saboroso, como a mozarela, gruyére ou brie.

Leia também: Aprenda 8 receitas saudáveis para o jantar!

Você já provou uma quiche lorraine? Independente da sua resposta, nós recomendamos que reproduza nossa receita aí em sua casa, você vai se surpreender com uma delicia como essa! Depois nos conte o que achou, queremos muito saber sua opinião!

Por fim, passe rapidinho no nosso artigo: “20 receitas rápidas para um jantar romântico”, lá você encontrará muitas outras receitas sensacionais como essa!

Compartilhar