Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Com os peitos do pato limpos, tempere com o alho, sal, pimenta-do-reino moída, suco do limão e o vinho. Reserve e deixe descansar marinando por cerca de 6 horas na geladeira.
  2. Retire parte do caldo de tempero e reserve. Deixe cerca de ½ do tempero da marinada.
  3. Coloque os peitos para uma forma refratário e regue com o azeite de oliva.
  4. Leve ao forno baixo (180°C) por cerca de 1 hora ou até ficar macio e dourado.
  5. Em uma frigideira, aqueça a manteiga em fogo baixo.
  6. Coloque o suco das laranjas, 4 colheres (sopa) do caldo da marinada, o açúcar e as pimentas em grãos e o vinho branco ou licor de laranja
  7. Deixe em fogo baixo para reduzir, por aproximadamente 15 min mexendo sempre até atingir uma consistência de molho.
  8. Depois do pato já pré-assado, retire do forno e regue com o molho de laranja por cima.
  9. Salpique as raspas da laranja e as salsinhas.
  10. Leve ao forno (180°C) por mais 20min.
  11. Retire e corte o peito em tiras.
  12. Sirva regando com o molho e se for de sua escolha, corte pequenas fatias da laranja para servir.

Afinal, qual a origem do Pato com Laranja?

Os italianos dizem serem os donos da tradicional receita que, segundo eles, foi levada do seu país para a França no inicio do século XVI. Catarina de Médici, que posteriormente se casou com o futuro rei francês Henrique II é a suposta responsável por espalhar o famoso pato com laranja pela Europa.

Entretanto, a preparação é um clássico francês. Não se sabe quais as modificações feitas nesses últimos 5 séculos mas, é inegável que o “magret”de pato com laranja é um delicioso e sofisticado prato da culinária francesa.

Por mais que, existam algumas diferenças na preparação do prato nas suas duas versões, ambas mantêm a suculência da ave. Na Itália, a ave é temperada com sal e pimenta-do-reino, marinada no suco de laranja com vinho branco, assada no forno e vai à mesa com o molho do cozimento. Em contrapartida, na França as receitas possuem muitas variantes e é muito explorada.

Se você se interessa pela tradicional gastronomia francesa, não deixe de conferir nosso artigo: Conheça os 10 pratos mais famosos da culinária francesa
Compartilhar