Modo de Preparo
0/0 etapas concluídas- Coloque 1 litro de água gelada em uma jarra grande e adicione algumas pedras de gelo para manter a temperatura da água por mais tempo.
- Em seguida, adicione o suco dos limões (tire as sementes). Adoçar o suco é opcional.
- Pegue o Guampa (copo para tereré) e coloque a erva até preencher 2/3 da capacidade do copo.
- Tampe a boca do copo com a mão ou uma superfície lisa em formato de tampa. Para separar os galhinhos maiores da erva mais fina, vire o copo de cabeça para baixo. Com leves movimentos, chacoalhe para que as partículas mais leves subam para a superfície. Novamente com cuidado, coloque o copo de pé e vire-o em um ângulo de 45° (a típica diagonal para preparação do tereré e do chimarrão) e deixe a erva apenas sobre um dos lados do copo.
- Destampe o copo e confira se a erva está na posição certa. Em seguida, coloque um pouco da água (ou suco) na erva-mate para hidratá-la. É importante colocar somente um pouco de água, o suficiente para ela absorver e inchar.
- Depois, tape o bocal da bomba e insira-a sobre a erva de tereré, também na diagonal. Certifique-se que a bomba está bem posicionada.
- Por fim, adicione a água na lateral do copo que está vazia, mas sem muitos movimentos bruscos e sem misturá-la com a erva para que a bomba não entupa. Consuma bem gelado.
Como surgiu o Tereré?
Você já ouviu falar sobre a história do tereré? A versão mais conhecida nos mostra que a bebida é uma invenção indígena criada para disfarçar o sabor da água dos rios que era consumida sem nenhum tratamento. Logo após, o tereré se tornou popular entre os colonizadores e, com o avanço dos estudos sobre a erva, concluímos que existem diversos benefícios para a nossa saúde.
Entre as principais propriedades do tereré, estão por exemplo: estimulação da atividade física e mental, fortalecimento do sistema imunológico, aumento do metabolismo, facilitação da digestão, controle do colesterol. Dessa forma, são várias coisas ótimas para te convencer a fazer o consumo dessa bebida, não acha?
Inegavelmente, você precisa experimentar o tereré. Então, conte pra gente aqui nos comentários o que você achou, sua opinião é muito bem vinda! Também veja a versão quente do tereré, muito presente na região sul do Brasil: O Chimarrão!
Comentar