Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. A água para o preparo do chimarrão deve estar em uma temperatura entre 65°C e 75°C. Mas acalme-se, não é necessário um termômetro para chegar nessa temperatura (a não ser que você tenha um, pode usar!). Para isso, leve uma leiteira para o fogo e coloque cerca de 1 litro de água. Fique atento e observando o aquecimento da água. Assim que as primeiras bolhas começarem a surgir no fundo da leiteira, significa que a água está em uma temperatura de cerca de 70°C. Nessa hora, desligue o fogo e transfira a água para uma garrafa térmica com uma boa conservação da temperatura.
  2. Para arrumar a erva-mate do chimarrão, preencha a cuia com a erva até atingir 2/3 do armazenamento do copo. Com a ajuda de uma mão ou uma superfície lisa, como uma tampa, tape a boca da cuia e vire-a de ponta cabeça. Com movimentos leves, balance a cuia para que as partículas mais grossas e leves subam para a superfície.
  3. Ainda com cautela e a boca do copo tampada, vire-o novamente e deixe de pé. Vire a cuia a 45° e chacoalhe devagar para que a erva se assente somente sobre um lado do copo. Retire a tampa ou a mão com cuidado e veja se a erva-mate está na posição correta.
  4. Para hidratar a erva do chimarrão, regue sobre ela um pouco de água em temperatura ambiente, mas sem exagerar na quantidade para que não se misturem muito. A erva deve permanecer na mesma posição e deve inchar.
  5. Em seguida, tape o bocal da bomba e insira-a sobre a erva. Encaixe corretamente e confira se os furos da bomba não estão em contato direto com a erva para que não entupa.
  6. Por fim, adicione a água quente colocando-a na parte vazia da cuia, de modo com que ela não faça uma mistura só com a erva e também não entupa a bomba. Consuma em seguida.

Chimarrão: Símbolo de uma região

O consumo da erva-mate por infusão (quando adicionamos a água quente sobre a erva para extrairmos suas propriedades) é muito comum no estado do Rio Grande do Sul. É por lá também que a erva do chimarrão é muito cultivada, o que torna muito comum a sua comercialização.

O consumo do chimarrão trás muitos benefícios para nossa saúde, com sua riqueza de vitaminas do complexo B, vitamina C e E. Fonte de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, é diurético, acelera o metabolismo e ajuda o trato digestório. Reproduza essa receita em casa e aproveite todos esses benefícios! Aprenda também a versão gelada do chimarrão: O Tereré!

Compartilhar