Modo de Preparo

0/0 etapas concluídas
  1. Para o requeijão caseiro, reserve ½ xícara de leite para dar cremosidade ao final do preparo.
  2. Coloque o restante do leite em uma panela média e leve ao fogo alto para ferver. Tome cuidado, pois o leite sobe muito e pode transbordar, por isso, fique atento e desligue o fogo assim que levantar fervura.
  3. Em seguida, adicione o caldo do limão ou o vinagre e mexa lentamente.
  4. Espere por cerca de 10 minutos, sem mexer, e então deixe o leite talhar (formando aglomerados sólidos bem brancos).
  5. Pegue um pano de algodão fino e bem limpo e despeje o leite talhado para eliminar ao máximo o líquido amarelado que foi formado para o requeijão caseiro.
  6. Transfira esse “queijo” que ficou no pano para um mixer ou liquidificador, adicione o sal, a manteiga e aos poucos o leite que deixamos reservado (os dois devem estar em temperatura ambiente – não utilize nenhum elemento gelado). Bata bem até formar um creme uniforme semelhante ao requeijão caseiro. Se preferir mais firme, não será necessário utilizar todo o leite que estava reservado. Deixe a consistência do requeijão como preferir.
  7. Transfira para um pote limpo, de preferência com fecho hermético, para conservar melhor o requeijão.
  8. Espere esfriar completamente para tampar. Em seguida, leve para a geladeira até gelar.
  9. Por fim, consuma o requeijão caseiro como preferir.

Requeijão Cremoso Caseiro: Aprenda a fazer

E então, você já experimentou um requeijão caseiro bem saboroso e com pura cremosidade? Essa é uma opção muito mais saudável se compararmos com os requeijões ultra processados que encontramos no mercado. Se você é uma pessoa que adora utilizar o requeijão para consumir no café da manhã, para fazer recheios de massas, lasanhas ou sanduíches, você deve fazer em casa para experimentar!

Veja também: “Mini Moranga de Shimeji, requeijão e Mignon
Compartilhar