Você já conhece os POPs? Sabe como colocar em prática no seu estabelecimento? Continue conosco nesse artigo e confira todos os detalhes para aplicar esse procedimento!

Primeiro, o que é um POP e por que ele pode ser vital para sua empresa?

Os POPs, também conhecidos como procedimentos operacionais padrão. Nada mais são, como o próprio nome indica, procedimentos para padronizar tarefas e operações.

O POP é um documento composto por uma série de instruções em sequência que guiarão a realização de procedimentos de um restaurante. Por exemplo, para utilizar a fritadeira, pelo chefe de cozinha ou os auxiliares, é necessário seguir uma série de passos. É assim que faz-se que o trabalho seja mais eficiente.

Uma cozinha industrial precisa ter diversos POPs para que as atividades sejam setoriza da forma certa. E é justo por isso que esses procedimentos são tão importantes! Para que exerçam as funções sem atraso, sem dificuldades (afinal, um guia de atividade vai evitar erros e dúvidas). Além de facilitar o serviço de toda a equipe.

No entanto, vale pontuar que não se deve reproduzir registros encontrados na internet, sobretudo de outros restaurantes. Isso porque cada estabelecimento apresenta aspectos próprios e deve criar documentos de acordo com as próprias necessidades. 

Para entender, por completo, como funcionam esses POPs, imagine dois auxiliares de cozinha que trocam de turno, que trabalham em períodos diferentes cada um. Eles exercem as mesmas funções, como utilizar o forno industrial, por exemplo. Agora imagine que a execução dessa ação seja diferente dos dois e, por consequência, o resultado dos serviços também não são iguais. Para isso, criou-se os POPs! Eles padronizam uma tarefa e, dessa forma, faz com que o serviço seja feito da mesma forma todas as vezes. Isso evita desperdícios de insumos e de tempo, erros, atrasos, ou resultados ruins.

Para que sua equipe trabalhe de forma instruída e correta, estude utilizar esses procedimentos e alcance um nível de qualidade constante em seu restaurante.

Legislações

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pela Resolução RDC 216 dita normas que se referem aos serviços de alimentação. Outra Resolução existente, nesse caso para estabelecimentos produtores e industrias de alimentos, a RDC 275 também está em vigor.

É necessário que você saiba da obrigação em relação dos POPs para algumas funções em pontuais dentro do serviço de alimentação. Se seu estabelecimento manipula, prepara, armazena, distribui e transporta alimentos, é necessária a criação de POPs. Inclusive solicitados em processos de fiscalização. Além disso, é necessário protocolar esses documentos, revisados e assinados pelo responsável técnico (RT) do seu restaurante. Caso você tenha dúvidas sobre esse procedimento, é recomendável que contrate-se uma empresa de consultoria nesse âmbito.

Conheça os objetivos e as funções práticas dos POPs:

Instruir

A princípio, é necessário que seus funcionários sejam instruídos sobre a utilização dos POPs. É só assim que eles poderão colocar em prática as tarefas que você solicitar de uma forma produtiva e eficiente.

Depois disso, a função principal dos POPs já se pode praticar. Eles serão usados para limpar a cozinha, as paredes e o chão, os maquinários, os móveis, etc. Além disso, a utilização dos equipamentos é instrucional também por meio dos POPs.

Padronizar

Com a implantação desses procedimentos, há chances de criar padrões e inseri-los muito bem todas as atividades do seu restaurante. O objetivo é sempre reduzir as falhas durante a realização das tarefas; aumentar a produção; economizar insumos e produtos de limpeza; controlar o reservatório de água e evitar maiores transtornos.

A economia que o restaurante terá com a redução dos custos gerados por falhas e desperdícios é um dos benefícios mais notados quando se usa os POPs.

Garantia de eficiência

Você já deve ter percebido que esses procedimentos reduzem muitos os erros dos processos e, por consequencia, você poderá garantir que tudo sairá como o planejado.

A realização de uma mesma função pode ser feita por mais de um profissional do seu estabelecimento. Porém, sempre da mesma forma e com a mesma qualidade. Qualquer pessoa poderá executar uma tarefa, em diferentes situações e com muita facilidade. Esse é um ponto muito legal para que seu negócio não tenha falhas de eficiência.

Além disso, é claro que seus funcionários se diferem em grau escolar, tempo em que aprende, produtividade e ritmo. Por isso, o gerente, proprietário ou instrutor deve sempre respeitar o que há de particular nos colaboradores da empresa.

Nesses casos, o uso dos POPs facilita muito o processo. Aliás, eles devem sempre ser escritos com uma linguagem acessível e simples, para que todos tenham a capacidade de compreender. Assim, com um procedimento “guiado”, os funcionários irão conseguir realizar as atividades com mais exatidão.

Mas, quais procedimentos devem ser documentados?

Higienização do reservatório de água

Essa é uma parte muito importante para um restaurante. Isso porque diversos processos, desde a limpeza das superfícies até a higienização dos alimentos, envolvem a água. E, obviamente, essa água deve ser potável.

Nesse POP deve conter todas os dados sobre esse procedimento. Tais são: método de higienização; produtos de limpeza e quantidades utilizadas; material do reservatório; data de validade (de quanto em quanto tempo deve-se realizar o serviço).

Higienização dos equipamentos e das instalações do estabelecimento

Nesse caso, para a realização da higienização de cada superfície deve existir instruções específicas.

Instrua a limpeza das superfícies, dos maquinários e dos móveis. Esse POP deve conter dados sobre como higienizar, qual o produto mais ideal para aquela superfície; os cuidados para manipulação dos produtos químicos utilizados; os materiais de limpeza e a frequência com que cada instalação deve ser higienizada.

A ordem das operações é muito importante também. Dessa forma, as chances de erro ficam muito menores e acaba por prolongar a integridade dos equipamentos.

Controle de vetores e pragas urbanas

Em um restaurante, esse ponto deve ser levado muito a sério. A infestação de baratas, formigas, ratos e moscas dá-se em especial pela presença de alimentos mal manipulados. Além, é claro, dos contágios por microrganismos desenvolvidos por si só nos alimentos. Como é o caso da Salmonella, por exemplo.

Por isso, faz-se muito necessário que os POPs trabalhem um sistema preventivo. Isso pois, deve-se eliminar qualquer chance de infestação ou contágio no seu estabelecimento.

Há casos em que a prevenção foi pouca e seu restaurante já convive com a presença de alguma praga urbana. Neste caso, é vital a contratação de empresas do setor. Busque por cessar o problema o mais rápido que der!

Higiene e saúde dos manipuladores

Para o seu restaurante funcionar da forma adequada, deve-se sempre monitorar a saúde e a integridade dos seus funcionários

Esse é um dos POPs que deve conter a instrução para a higienização e anti-sepsia das mãos de quem manipula; como constar anexado exames da equipe, também as medidas para lidar com cortes, machucados e queimaduras acidentais.

É necessário que esteja presente a periodicidade dos exames de saúde que indique que os seus funcionários estão aptos a manipular os alimentos.

Por fim, o registro da participação dos seus funcionários em programas de capacitação de quem manipula em higiene é obrigatório! Indique o conteúdo aplicado, a carga horária e quais as qualificações atribuídas.

Mas, como inserir os POPs em meu restaurante?

Essa é uma pergunta muito importante, afinal, os resultados de quando se insere os POPs são muito esperados pelo comerciante.

Antes de mais nada, é bom lembrar que existem os consultores que são especializados na criação de POPs. Essa é a melhor ideia para você que deseja colocar esses procedimentos em uma prática efetiva. Isso porque cada restaurante possui algo em particular e, para funcionar, os POPs devem se adequar aos seus objetivos.

Depois de prontos, você já pode colocá-los em prática. Primeiro, reúna toda a sua equipe e a instrua sobre os POPs. Algo que vale lembrar, é vital apresentar todos os documentos para a equipe. Além disso, é ideal que eles fiquem em um local de fácil acesso, para que todos possam ver em caso de dúvidas.

Oferecer o treino técnico para seus funcionários pode elevar seu restaurante para um alto padrão. Dessa forma, quanto maior o saber e mais efetiva a prática, mais garantia de qualidade terá os seus serviços ofertados.

Vale apontar que os POPs devem ser colocados em prática, mas sempre com o objetivo de ver falhas no processo e ajustá-las. Pois nunca deve-se considerar esses documentos como regras estáticas. Esse também é um meio para a evolução dos serviços que são prestados a fim de fazer crescer seu negócio e a eficiência da sua equipe.

Esses são os dados mais importantes que você deve saber sobre os POPs para seu restaurante. Agora, com todas essas informações, estude aplicar esses POPs e procure um consultor da área para te auxiliar. Por fim, não se esqueça de contar para nós se você já aplica os POPs em seu restaurante. Vamos adorar conhecer outras experiências!

Veja também: “Contágio de doenças virais em restaurantes: Como evitar?
Compartilhar