Como é ruim entrar em uma loja e não encontrar o que procura porque tudo parece estar uma bagunça! Você procura os produtos e não encontra e até mesmo o vendedor não sabe se tem ou não. Isso acontece, muitas vezes, porque o ponto de venda (PDV) não está organizado.

Ter um PDV bem organizado é muito importante para seu negócio, afinal ele é a primeira impressão que o cliente vai ter da sua loja e faz parte do marketing dela. Se o PDV está estrategicamente planejado, o acesso do cliente aos produtos fica mais fácil e pode estimular ainda mais as compras. Ele faz com que os clientes encontrem o que procuram e os funcionários consigam direcioná-los de maneira adequada, fornecendo uma experiência única. Entenda como um ambiente de PDV bem organizado faz diferença e confira algumas dicas para começar as mudanças e gerar melhores resultados no seu negócio.

10 Dicas para ter um PDV bem organizado

pdv bem organizado
Entenda o comportamento do seu consumidor

Primeiramente, você deve fazer um estudo do mercado de trabalho em que atua, visitar os concorrentes e entender o comportamento do seu consumidor. Você precisa compreender as necessidades e os gostos do seu público alvo para tornar seu PDV agradável e convidativo para ele. Converse com sua própria equipe para adquirir dicas dos próprios clientes.

Invista em uma ótima identidade visual

A ideia é criar um PDV atrativo para seu cliente, deixando-o com vontade de entrar em seu estabelecimento. Por isso, comece pela sua porta de entrada: a vitrine. Afinal, ela é um meio de comunicação para atrair clientes que estão apenas passando na frente da sua loja e não tem intenção de entrar. Coloque amostra de seus produtos e o que você tem a oferecer. Procure deixar a vitrine sempre clara e sem exageros, coloque os produtos mais vendidos e crie uma história. Bem como, colocar pontos de luz estratégicos e acessórios para embelezar. Lembre-se de manter tudo sempre limpo.

Construa um caminho dentro do PDV

É muito importante você criar um ambiente padronizado, pode ser por corredores, luzes ou cores, o que você achar que tem mais o estilo do seu PDV. Coloque produtos que sejam semelhantes por perto, assim evita que o cliente fique perdido dentro da loja procurando as opções. Outra dica é colocar os produtos menos vendidos no começo da loja e os mais vendidos no final, não deixando de sinalizar e deixar visível, assim pode ser que ao passar pelo caminho o cliente se interesse por algo a mais do que ele precisa.

Exponha os produtos de forma organizada

Use sua criatividade na hora de expor os produtos deixando sempre o visual atraente para quem olhar. Ocupe as prateleiras de cima a baixo sem deixar espaços vazios para não dar a impressão de falta de produtos. Organize de forma estratégica produtos que podem ser vendidos juntos estimulando o consumo de mais itens.

Cuidado com a iluminação

A iluminação pode valorizar ou desvalorizar o seu produto. Um PDV mal iluminado, deixando lugares escuros dentro do ambiente tende a esconder os produtos e dar uma má impressão ao cliente, consequentemente, reduz o fluxo de vendas e acaba prejudicando seu PDV. Por isso, procure deixar todo ambiente da loja claro e bem iluminado. Nesse sentido, foque luzes em produtos que deseja destacar ou em itens que têm pouca saída em uma tentativa de valorizar o produto.

Tenha pontos de destaque

Quem não gosta de uma promoção? Então, quando for colocar produtos em oferta, uma boa dica é utilizar um espaço mais no final da loja, colocando avisos e deixando visível, assim aumenta a interação do cliente com o PDV. Coloque ilhas de produtos para chamar atenção e use uma sinalização diferenciada. Você pode colocar produtos em promoção próximo ao caixa também, assim, ao sair da loja o cliente aproveita e dá mais uma olhada.

Treine sua equipe

É muito importante que a sua equipe de vendas esteja sempre bem preparada para atender todos os clientes. Eles precisam saber das informações básicas dos produtos para repassar aos consumidores ou apenas para dar uma experiência positiva, assim, mesmo que o cliente não compre ele vai indicar seu PDV para outras pessoas. Sempre que houver mudança na organização de seu PDV informe aos seus funcionários.

Facilite o acesso aos produtos

Muitos clientes sentem a necessidade de tocar no produto para avaliar melhor, então, deixar o produto inacessível é um ponto negativo. Prateleiras muito altas ou expositores trancados são exemplos que podem dificultar o acesso do cliente ao item, prejudicando a venda. Para não correr o risco de perder o produto deixe sempre um item para amostra e em um lugar estratégico onde as câmeras ou mesmo o funcionário possa vigiar.

Marketing no seu PDV

Investir em boas propagandas de marketing é sempre uma boa ideia. Sempre que possível faça um atendimento personalizado de algum produto do seu PDV. Contrate algum promoter ou treine alguém de sua equipe que possa dar um suporte especial do produto escolhido. Ainda também, se possível distribua amostras para os clientes conhecerem melhor. De fato, mesmo que ele não compre nesse momento, provavelmente ele voltará pelo atendimento prestado.

Tenha um estoque

Sempre se programe para ter um estoque em seu PDV, evitando que falte produtos, principalmente os mais procurados. Se o cliente for várias vezes e sempre faltar alguma coisa ele vai parar de ir. Afinal, ele sabe que não vai ter tudo que você diz ter. Quando for fazer promoção, garanta que tenha uma quantidade suficiente para atender os clientes que forem procurar o produto.

Melhorando seu PDV

pdv bem organizado para melhorar as vendas

Então, não basta apenas ter produtos de qualidade e com preço acessível. É preciso, também, prestar atenção na experiência que o cliente vai ter quando entrar na sua loja. Experimentar o produto antes da compra traz mais segurança para o cliente. Afinal, assim ele pode entender como o produto funciona e avaliar se ele é realmente o que precisa. Com um PDV bem organizado é mais fácil fazer essas demonstrações e permitir essa experiência ao consumidor. Por fim, você mostra a qualidade e o diferencial de seus produtos, exaltando os pontos positivos e mostrando suas ofertas.

Um PDV bem organizado não favorece só o processo de venda, mas também o controle de estoque e reposição. Isso porque é mais fácil identificar o volume de itens nas prateleiras; bem como identificar o que está faltando e providenciar rapidamente seu reabastecimento com o estoque. Para montar uma exposição adequada e um PDV bem organizado é preciso considerar as necessidades dos clientes e o que estimula as vendas no estabelecimento. Isso garante também que a validade dos produtos e suas condições sejam asseguradas e verificadas constantemente.

Por fim, criar boas experiências do cliente no PDV é muito importante. É uma forma de construir uma relação melhor com os consumidores da loja e consequentemente aumentar seu faturamento. Essas boas práticas ajudam na fidelização de clientes novos e sempre agradam os clientes antigos. Por isso, que tal colocar isso em prática e ver o sucesso de seu negócio?

Continue lendo: Entenda a importância de um PDV bem organizado
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