Organizar e manter sua cozinha sempre limpa pode parecer algo muito distante da realidade, mas não é bem assim…

A cozinha pode ser considerada o cômodo mais importante de sua casa, é nela que você prepara suas refeições, armazena suas bebidas e alimentos, reúne a família e os amigos. Muito provavelmente é o lugar da casa que você mais necessita das funções que a ele estão atribuídas, seja para tomar o seu café da manhã, ou mesmo passar por ali várias vezes ao dia para tomar água, por exemplo.

E nesse contexto, manter a organização e limpeza será a chave certa para ter muito mais praticidade, ser mais objetivo quando precisa achar algo na cozinha e até evitar que bagunça tome conta desse ambiente. Para isso, separamos 10 dicas essenciais para você manter a cozinha sempre em ordem, de forma prática e efetiva.

A mudança deve ser coletiva!

Exceto as situações em que uma pessoa more sozinha, é claro.

É fundamental que esse seja o primeiro passo e que seja dialogado entre todas as pessoas que moram na casa. A mudança dos hábitos só acontecerá se existir uma comoção de todos para manter o ambiente em ordem. Então, para isso, é importante que todos saibam os mecanismos para manter a cozinha organizada e os processos de limpeza que devem ser executados no dia a dia.

Dividir tarefas pode ser uma ótima ideia, e pode funcionar de duas maneiras: A primeira opção é dividir conforme as facilidades, preferências e dificuldades dos membros, mantendo as tarefas sempre fixas e predeterminadas. Já a outra opção é utilizar o rodízio entre as tarefas e as pessoas. Assim, todos os moradores uma hora ou outra vão realizar todas as atividades.

Aplicar essas dicas simples, porém efetivas, pode ser o maior segredo para você conseguir colocar as tarefas em prática. Converse com as pessoas que moram com você e entrem em um acordo comum para que a mudança aconteça.

Mantenha rituais diários.

Para que você sempre acorde e encontre a cozinha limpa e apta para preparar seu café da manhã ou almoço, é necessário que na noite anterior ela já esteja dessa forma. Ninguém gosta de acordar cedo e faltar xícaras para tomar seu café, não é mesmo?

Então, a principal dica desse tópico é que você deverá definir tarefas para serem feitas no período noturno. Se terminou a última refeição e a cozinha ficou aquela bagunça, arrume antes de exercer qualquer outra função. É legal também que não deixe as louças sujas acumularem para não formar aquela pilha enorme que desmotiva qualquer pessoa, então tente deixar a pia sempre com pouca ou nenhuma louça para lavar. Lave sempre que acumular 4,5 peças.

Defina uma organização para os utensílios mais utilizados.

Organização da cozinha: 10 dicas para mantê-la sempre limpa

Organizar e definir espaços para todos os utensílios da sua cozinha permitirá que você ache-os e devolva-os sempre no mesmo lugar. Essa é uma dica que além da estética, também vai otimizar muito o seu tempo na hora de utilizar esses acessórios.

É legal você agrupar as categorias mais semelhantes em um único lugar. Como todas as xícaras e copos dentro de uma divisão do armário, as colheres grandes, conchas e utensílios para cozinhar dentro de uma mesma gaveta… algo assim. Adapte ao que melhor funciona em seu ambiente e com as suas necessidades.

Padronize alguns acessórios da sua cozinha.

Essa é uma dica que facilitará muito seu dia a dia, mas que por um lado, requer provavelmente alguns recursos financeiros. Então não se preocupe em mudar nada da água ao vinho em um único dia. Realize esse processo em etapas e entenda suas necessidades aos poucos.

Comece por padronizar ao máximo os seus recipientes de armazenamento de alimentos, como aqueles que vão ao refrigerador. Para manter a sua geladeira muito mais organizada, utilize aquelas peças herméticas de vidro . Guarde o máximo de alimentos em recipientes para evitar aquela bagunça enorme com pacotes plásticos de farinha, macarrão, arroz, feijão, etc.

Utilize um porta-temperos.

Se você for fã de temperos e especiarias, adepto a ter sempre à mão uma diversidade de condimentos, essa dica é sua! Ninguém merece se deparar sempre com aquela bagunça de pacotinhos de tempero pelo armário. Os organizadores são ótimos para conservar melhor esses condimentos, além de facilitarem na hora de encontrar o que você precisa. Aposte em um que combine com a sua cozinha, eles podem até decorar seu ambiente!

Defina limpezas periódicas.

Organização da cozinha: 10 dicas para mantê-la sempre limpa

Isso é muito fundamental para aumentar a durabilidade dos seus eletrodomésticos e utensílios. Faça limpezas mais pesadas periodicamente em equipamentos como: geladeira, microondas, freezer, forno e fogão, garrafa de café, cafeteira, pia, topo dos armários, entre outras coisas. É importante que você reserve um dia para dar aquela limpeza mais caprichada nessas peças, para assim evitar sujeiras e gorduras acumuladas que serão muito mais difíceis de limpar para organizar sua cozinha.

Limpe sempre a lixeira da cozinha.

A lixeira é um lugar onde se agrupa tudo que é descartado. Isso facilita a proliferação de bactérias, causa mau cheiro e atrai moscas. Para evitar todos esses impasses, esvazie a lixeira todos os dias e descarte o lixo. Lave-a toda semana com detergente neutro e deixe secar completamente antes de colocá-la novamente na cozinha para evitar que forme mais líquidos no fundo da lixeira.

Para fazer uma limpeza mais pesada, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água morna (na proporção 2 medidas de bicarbonato para 1 de água) e esfregue por toda a lixeira para retirar o cheiro ruim e assim manter a organização da sua cozinha.

Faça tudo na hora!

Isso não serve somente para a organização da cozinha, mas de toda a casa. Crie o hábito de sujar a louça e lavar em seguida, ver algum objeto que foi esquecido fora do lugar e devolvê-lo imediatamente, secar a louça com a toalha e estendê-la para secar. Essas são algumas das situações que frequentemente ignoramos quando nos deparamos, mas depois temos que lidar com as consequências. Quando você menos percebe, dezenas de coisas estão fora do lugar, a pia está cheia, o lixo também, e a casa está de pernas para o ar. Evite essas chatas ocasiões e faça as tarefas sempre que puder para que elas não se acumulem.

Lembre-se que muitas tarefas para serem feitas de uma única vez pode gerar uma procrastinação e por fim, acumular mais e mais.

 Para continuar aprendendo sobre esses hábitos, confira também esse outro artigo: “Como preparar um jantar delicioso sem sujar a cozinha”.

Organize a geladeira sempre.

Organização da cozinha: 10 dicas para mantê-la sempre limpa

O ideal para essa dica é que ela seja aplicada toda semana. A geladeira é o lugar onde você armazena muitos alimentos frescos, mas que vez ou outra, estragam. O mais correto a praticar é entender quais alimentos (entre verduras, frutas, legumes, carnes) as pessoas da casa consomem em “x” dias, para que assim, todos consigam aproveitar ao máximo e evitar desperdícios. Mas eventualmente, quando algo estraga dentro da geladeira, o eletrodoméstico vira um caos. O mau cheiro toma conta do ambiente inteiro e torna-se até constrangedor. Por isso é tão importante que você esteja sempre de olho com o que está armazenado no seu refrigerador para manter sua cozinha organizada.

Crie e desfrute do hábito.

Você perceberá como é muito melhor viver com a sua cozinha (e a casa em geral) sempre em ordem, temos certeza! Talvez o começo de toda essa organização seja mais trabalhoso e cansativo, mas com o passar dos dias, você perceberá que as ações viraram hábitos e que, esses hábitos serão tão cotidianos que você não vai mais considerar a tarefa “x” e “y”.

Para a criação de um hábito efetivo é necessário muita disciplina. Como dito, não será a coisa mais fácil do mundo, mas será muito gratificante ter uma cozinha limpa e organizada para utilizar e receber a família e os amigos.

Então, como você organiza a sua cozinha? Tem alguma dica especial que queira contar para a gente? Deixe aqui nos comentários e ajude os outros leitores desse post também!

Veja também: “10 dicas de cozinha que você precisa aprender”
Compartilhar