O maior vilão atual em relação ao ganho de peso e piora na saúde da população mundial é o aumento do consumo de fast food. Mas, vale lembrar também que os alimentos industrializados também entram nessa conta. Isso por conta da sua praticidade em contraste com a falta de tempo com a correria do dia a dia. Mas perdemos em saúde e nutrição. E isso é muito importante para entendermos mais sobre a diferença entre light, diet e fit.
Estamos caminhando há anos para consumo de alimentos com baixa qualidade nutricional. Mas, como revés disso, problemas cardíacos, obesidade e diabetes são cada vez mais frequentes nos diagnósticos dado pelos médicos. Nos tempos atuais falamos muito em alimentação balanceada e personalizada.
Mas ao buscar uma alimentação balanceada, temos várias definições e objetivos. Existem tipos de alimentos específicos para cada objetivo como: emagrecer; ganhar peso; melhorar índices como a glicose; e ganhar massa muscular, por exemplo. No final, o objetivo praticamente se resume em ganhar mais saúde! Devemos comer bem para manter a saúde em dia.
Fit, Light e diet
Vale lembrar que comer bem não significa comer muito, comer tudo. Comer bem é conseguir se alimentar de diversos nutrientes e estar em equilíbrio, sempre de acordo com a necessidade e objetivo individual. A alimentação deve ser balanceada e pode-se dividir essa alimentação em grupos como FIT, DIET e LIGTH. Mas qual a diferença entre elas?
A princípio, precisamos saber qual o objetivo de cada dieta e com a ajuda de profissionais, personalizar de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Em segundo lugar, como existem dietas para todo tipo de público, fique atento e desconfiado a propagandas milagrosas. Dietas prontas e que geralmente são tituladas como Fit, Diet e Light mas são ou não rotuladas erroneamente. Como por exemplo Fit sendo Diet ou vice versa. E em terceiro lugar, fique atenta aos rótulos dos produtos para não consumir algo que não faz parte da sua dieta.
Os produtos Diet ou Light são desenvolvidos para atender pessoas que realmente têm alguma restrição alimentar. Geralmente são ultraprocessados ou industrializados, mas devemos sempre tentar buscar a ingestão de alimentos que temos a opção natural para consumir. Como faço para não me confundir e garantir o resultado esperado? Primeiro vamos entender a diferença de cada tipo de dieta:
Light
Light que significa leve em inglês e reduz-se no mínimo 25% de algum nutriente como: gordura; açúcar; sódio; ou valor calórico em relação ao produto tradicional. A comida light geralmente é industrializada, mas também podemos deixar a comida natural mais light, reduzindo a quantidade de calorias ou ingredientes. Voltada geralmente para pessoas que querem manter ou perder peso. Continue a leitura para entender mais sobre a diferença entre light, diet e fit.
Diet
Diet que significa dieta em inglês, são produtos com ausência total de algum ingrediente como o açúcar, para os diabéticos, sal ou gordura. Nem sempre possui baixas calorias, pois esses ingredientes ausentes podem ser substituídos por outros com o mesmo sabor ou aproximado. Mas, com uma maior quantidade calórica.
Quando ouvimos a palavra Diet associamos à alimentação para pessoas com diabetes, mas nem sempre os alimentos diet são isentos de açúcar. Alguns fabricantes retiram ou substituem a gordura ou sódio. Esse tipo de alimentação não é adequada para pessoas que tem como objetivo perder peso.
Um exemplo disso é o chocolate diet que possui calorias muito próximas a de um chocolate tradicional. Pois o chocolate diet está isento de açúcar mas tem maior adição de gordura. Na hora da compra fique atento ao rótulo dos alimentos e verifique se o alimento Diet está com zero açúcar em sua composição. E cuidado pois na maioria das vezes o açúcar pode ter vários nomes como glicose, dextrose, sacarose, etc. Continue a leitura para entender mais sobre a diferença entre light, diet e fit.
Fit
Fit/Fitness são praticamente para o mesmo objetivo. Mas a Fit se aproxima mais de uma dieta equilibrada para pessoas que praticam atividade física regularmente e buscam alimentação saudável e natural para manutenção da saúde. A comida Fit, inclui os cereais integrais como: arroz; aveia; uso de farinha de trigo integral para preparo de pães e tortas; verduras; legumes; ovos; sementes; oleaginosas; carnes magras; sendo bem diversificada e natural.
Já a dieta Fitness é voltada mais para atletas ou para treinos que tem como objetivo ganho de massa muscular. É rica em carboidrato e proteínas como: carne; ovos; peixes; vísceras; visando o aumento da velocidade para hipertrofia muscular. Há ainda quem chame de Fit ou Fitness a mesma dieta, sem diferenciar uma da outra.
Existem ainda outros tipos de dietas, mais restritas, com objetivos mais rápidos como por exemplo: pré cirurgia; dieta cetogênica para controle de epilepsia; dieta Keto; entre várias outras que são na verdade variações das dietas tradicionais. Independentemente do tipo de dieta ou alimentação que você pretende seguir, consulte sempre um profissional em nutrição para te ajudar na escolha certa dos produtos que podem ser consumidos e evitados.
Veja agora mesmo nosso Guia de Cozinha e esclareça algumas dúvidas sobre culinária.
Lembre-se sempre que toda dieta deve ser aliada a hábitos de vida saudáveis para que os objetivos sejam alcançados e sua saúde tenha muitos ganhos. Combine uma alimentação saudável, pratique atividades físicas regulares e consulte sempre seu médico. Por fim, nenhuma dieta, seja ela Fit, Diet ou Light deve ser feita de forma autônoma. Então, o ideal é sempre buscar ajuda de um ou mais profissionais.
Comentar