Você sabia que o prato predileto da maioria dos brasileiros é o churrasco? Brasileiros adoram churrasco! Comprovado em várias pesquisas, o churrasco é muito mais do que uma refeição, é uma tradição, é um evento. E como qualquer outro evento, para ser bem-sucedido, necessariamente, precisa ser bem organizado. Com o churrasco bem planejado, eventualmente, será possível fazer com que todos fiquem satisfeitos, até mesmo os que não apreciam carne. Por isso, reunimos algumas dicas de churrasco para você arrasar!
Então, se você está pensando em fazer um churrasco e nunca se arriscou a sequer acender uma churrasqueira. Continue lendo, porque vamos te ajudar! Acender a churrasqueira e planejar o seu evento, depois de ler todas as nossas dicas. Não será mais um problema.
Ao planejar um churrasco, certamente você será o anfitrião, não basta escolher a carne assar e servir, alguns detalhes são importantes para essa confraternização ser nota 1000. O churrasco perfeito, tem a carne perfeita. Apesar disso, não é preciso ser um especialista em carnes, para ter a carne perfeita, ao contrário, só é preciso conhecer um pouco, sobre seus cortes e técnicas.
Além do cuidado com a carne, planejar é sempre a melhor forma de não errar, cada detalhe é importante e faz toda a diferença. Detalhes como, fogo, utensílios, tempero, e como receber seus convidados, também são importantes, torna a reunião ainda mais deliciosa e satisfatória.
Com tantos detalhes para pensar, vamos te dar dicas para organizar um churrasco perfeito. Mesmo que você seja iniciante na cozinha, você com poucos passos, irá preparar um churrasco inesquecível. São 10 dicas para você seguir e preparar um churrasco delicioso.
Planejamento
Comece planejando, anote tudo e defina:
– Data, horário e local;
– Quantidade de pessoas;
– Escolha as carnes, acompanhamentos e bebidas e faça uma lista para não se esquecer de nada.
Para que você não corra o risco de fazer uma quantidade exagerada ou mesmo faltar comida, existem sites e aplicativos que calculam a quantidade ideal para o seu churrasco, conforme a quantidade de convidados.
Estes sites e aplicativos calculam, carne, carvão e os acompanhamentos, você coloca o número de pessoas e os pratos que você escolheu para servir e tudo será calculado, muito prático.
Além disso, coloque também na lista, carvão e utensílios que você possa precisar providenciar, caso, não tenha o suficiente, como por exemplo, copos, talheres, pratos, etc…
Entradas e Bebidas
É interessante, você servir alguns petiscos como entrada, isso porque, a carne muitas vezes demora ficar pronta, para ser servida.
Normalmente, estes são os momentos em que as pessoas estão chegando, eventualmente, também pode acontecer, que convidados cheguem com fome.
Dica: Uma opção bem legal de servir nesses momentos, são castanhas, amendoins, uva passa, damascos e queijos.
A primeira opção de bebida ao qual pensamos, é uma cerveja bem gelada, porém, também pode ser substituída pelo chopp, no entanto, está é uma dica muito particular.
Essa escolha foi feita, com base, na grande presença que a cerveja e o chopp têm nos churrascos, há quem diga, até que não existe churrasco sem cerveja.
Também é possível, variar as opções de bebidas, servindo caipirinhas de diferentes tipos de frutas, combina muito.
Sobretudo, os sucos, refrigerantes e principalmente, água, devem estar na sua lista de prioridades.
Quantidade de carne
Na maioria das vezes estabelecemos uma média, tem pessoas que comem o mínimo e tem aqueles que comem muita carne.
Portanto uma quantidade que sempre dá certo é 400g de carne por pessoa, caso, seja sem osso, carnes como costela por exemplo, o cálculo pode aumentar para 600g por pessoa adulta.
Dica: É importante levar em consideração os acompanhamentos, pães de alho, abacaxi, arroz, maionese, salada e farofa, caso, você capriche nesses itens, pode reduzir a quantidade de carne sem medo.
Temperar a carne
Para as carnes de boi, a dica é somente sal grosso.
Para que a carne fique perfeita, a quantidade de sal grosso é proporcional a espessura da carne.
Entenda melhor, uma capa de filé é um corte longo e fino, salpique o sal em menor quantidade. Devido a isso, a carne terá maior facilidade para absorver o sal em todas as camadas.
Entretanto, uma peça de picanha que é mais grossa, é necessário aumentar o sal grosso, pois a dificuldade de absorção em todas as camadas será maior.
Por exemplo, uma peça de costela a espessura é ainda mais grossa, ou seja, o sal, também será em maior quantidade.
Essa variação tem relação direta, devido a espessura da carne, pois quanto mais grossa, mais difícil de atingir as camadas da carne com o sal.
De qualquer modo, sempre tire o excesso de sal antes de servir, batendo a carne.
Salgue a carne minutos antes de colocar no fogo, nunca tempo antes.
Para outras carnes como cortes de frango, suínos, ou outras carnes por exemplo, você pode acrescentar limão, pimenta, ervas, a seu gosto.
Dicas de temperos para suínos: mostarda, mel, sal, suco de limão, suco de laranja, cravo e ervas aromáticas.
Dicas de temperos para frango: combina com praticamente todas as ervas e com suco de laranja, sal, pimenta do reino e bastante páprica picante, alho, sal, azeite, alecrim e vinho branco.
Tipos de carne
A principal dica é, prefira sempre a qualidade dos cortes, vale a pena seguir!
As carnes com gorduras sempre serão melhores que carnes magras para churrasco. Procure carnes com camadas uniformes de gordura.
Analise também, a cor da carne, carne fresca tem sempre uma coloração de vermelho vivo.
Dicas dos melhores cortes para churrasco: costela, fraldinha, maminha, alcatra, picanha, T-bone, prime rib, bife de chorizo, contra filé e entrecot.
Seu churrasco será assado ou grelhado?
Métodos para preparar o churrasco, o grelhado é feito em cima de uma grelha, próxima a brasa, cerca de 15 cm de distância e com cortes mais finos que podem variar de 3 a 4 cm de espessura.
Já os assados são cortes em espetos, geralmente com a peça inteira, como a picanha ou a costela.
Peças inteiras, devem ser colocados a 40 cm acima da brasa, esses cortes geralmente levam mais tempo, fique atenta a esse detalhe para que não atrase o horário que você planejou servir.
Dica extra: não coloque a carne na grelha assim que você tirar da geladeira, o ideal é 5 minutos antes de levar ao fogo, deixar em temperatura ambiente, isso vai deixar a carne mais suculenta.
Dicas de churrasco para os vegetarianos
Primeiramente, seria muito chato que algum dos seus convidados seja vegetariano e você não saiba.
Portanto, se o planejamento foi feito antes e para estes casos há uma dica que você pode fazer para agradar da mesma forma como se ele estivesse num churrasco para vegetarianos, sirva legumes assados.
E se prepare aumentando a quantidade, vai fazer tanto sucesso que mesmo os que adoram carne vão querer experimentar. Por exemplo, batatas, abobrinha, pimentão, cebola, berinjela, tomate, ficam deliciosos e você só precisa temperar com sal grosso moído, pimenta do reino e azeite.
Acender o fogo
Coloque o carvão no centro da churrasqueira como uma montanha, a churrasqueira deve estar limpa e sem cinzas anteriores.
Mais ou menos 2 kg de carvão inicialmente, para um churrasco de até 10 pessoas.
Faça um buraco no centro do monte de carvão, com pedaços maiores e mais longos. Além disso, use um pedaço do saco do carvão fazendo uma bola de papel e coloque no meio da oca.
Depois, use o álcool para ter a combustão, 100 ml são suficientes para umedecer a bola de papel, deixe o restante do álcool bem longe da churrasqueira.
Risque o fósforo e jogue na bola de papel úmida.
Ainda há, outra forma muito utilizada e com menor risco que pode ser usado para acender a churrasqueira, é umedecer um pão francês velho e seco com uma boa quantidade de óleo de cozinha.
Alerta: Nunca jogue o álcool na churrasqueira acesa. Isso, pode provocar sérios acidentes.
Ao pegar fogo, caso, o carvão fique em labaredas, abane com uma pá, para ajudar o carvão virar brasa.
Quando a brasa estiver vermelha, espalhe pela superfície da churrasqueira, assim, o calor da brasa se espalha.
Contudo, depois de aceso o fogo, coloque a carne somente quando o carvão estiver em brasa.
Os utensílios
Apesar de, todo o planejamento e organização, para um churrasco não é preciso muitos utensílios e nem de muita sofisticação.
Basta, uma tábua de carne grande e uma faca bem afiada, isto para que a carne seja cortada em pedaços uniformes, sem rasga-las.
Utilize também um pegador, serve tanto para virar a carne como para retirar da grelha. Antes de mais nada, evite usar o garfo, pois o mesmo fura a carne e ela perde a suculência.
Além disso, o pegador deve ser comprido, para diminuir o risco de encostar o braço na grelha e se queimar.
Porém, se você tiver luvas próprias para se proteger do calor nas mãos, use-as sem problema algum.
Música e iluminação
O churrasco como já sabemos é uma festa informal, geralmente os convidados são pessoas conhecidas ou íntimas. Portanto, você já tem uma ideia do gosto musical de cada um.
A música deixa o ambiente mais animado então, o som é sempre bem-vindo.
Portanto, capriche em uma playlist, escolha músicas diversificadas, conforme o gosto dos seus convidados assim, todos ficarão felizes.
A iluminação também é importante para o ambiente, deixa o lugar mais agradável.
Portanto, se o churrasco for durante o dia é mais fácil, basta a luz do sol e a claridade do dia. Principalmente, se o dia estiver com aquele sol maravilhoso, super favorável para uma festa.
Caso, você opte em fazer a noite, luzes amarelas são sempre mais aconchegantes.
Você vai proporcionar momentos memoráveis com seus familiares e amigos depois destas dicas de churrasco!
Você sabia que o churrasco é um dos pratos mais famosos do Brasil? Que tal conhecer os 10 pratos típicos do Brasil.
Basta, clicar no link abaixo.
Leia nosso artigo que sobre os “10 pratos típicos mais famosos do Brasil”
Por fim, esperamos que você tenha gostado e aproveite bem essas 10 dicas de churrasco.
Comentar