Difícil achar alguém que não goste, eu aposto! Pois os salgados congelados, depois de preparados, além daquele sabor de infância, são sinônimos de praticidade.

Eles são coringas pra diversas ocasiões, desde festas infantis onde o cardápio deve agradar a todos os gostos, até reuniões de família e eventos festivos com presença majoritariamente adulta.

A vantagem da preparação de congelados é a variedade de tipos, sabores e os mais diversos formatos. Entre eles, os mais famosos: coxinha, bolinha de queijo, quibe e rissoles, que já agradam todo mundo.

Uma das principais dúvidas sobre os congelados é a forma de se fazer. Assim sendo, e sabendo do baixo tempo de conservação dos alimentos frescos, foi criada a melhor forma de se conservar um alimento mantendo sua qualidade e sabor, congelando!

Mas é importante saber a maneira correta do congelamento. Por isso é preciso atenção redobrada na hora da armazenagem do alimento, isso garantirá qualidade do petisco na hora de servir.

Quais salgados podem ser congelados?

A resposta é: TODOS! Isso mesmo, se você tinha dúvidas sobre quais são os mais indicados ou se existe alguma restrição, saiba que todos os salgados possibilitam o seu congelamento. Além disso, a técnica utilizada para o congelamento é a mesma que se utiliza para os que serão fritos ou assados, portanto isso pode ser ainda mais simples que você imaginou.

Entre os mais famosos, estão:

  • Coxinha;
  • Quibe;
  • Bolinha de queijo;
  • Rissoles;
  • Croquete;
  • Empada;
  • Enroladinho;
  • Pão de queijo;
  • Esfiha;
  • Pastel;

Por quanto tempo podem permanecer congelados?

O tempo de armazenagem dos salgados, tanto os fritos quanto os assados, é de até 3 meses.

Durante esse período é garantida uma maior integridade dos ingredientes, que ainda se manterão saudáveis e saborosos para o consumo.

Ainda, vale lembrar que os salgados que serão assados podem ser congelados já pré-assados, pois isso não altera o seu tempo de conservação.

Um ponto de atenção é a presença do ovo nas receitas, que neste caso, pode ser substituído pela água ou leite no processo de empanar. Portanto, nessas horas o ovo deve ser dispensável, pois não é um alimento muito adequado para o congelamento.

Qual a melhor maneira de congelar os salgados?

Esses passos são extremamente importantes para o congelamento adequado, visando aumentar ao máximo a durabilidade do alimento.

  • Começando com a higienização de tudo que envolve o preparo, é necessário que as bancadas que receberão a massa estejam esterilizadas para evitar possíveis contaminações.
  • Os utensílios pessoais de segurança e higiene numa cozinha são indispensáveis, como as luvas e toucas que protegerão de possíveis acidentes desagradáveis.
  • No processo do congelamento, é necessário que os salgados estejam bem distribuídos em um refratário, dessa maneira, evita-se que eles amoleçam e grudem uns nos outros.
  • Já com os salgados bem distribuídos em uma superfície plana, leve-os para o freezer até o seu total congelamento.
  • Após algumas horas transfira as unidades para um saco plástico, assim facilitando a sua distribuição no freezer.
  • A temperatura ideal do freezer para impedir a proliferação de micro-organismos é entre -18 graus Celsius e -20 graus Celsius.

Importante

Se sua opção é o congelador do seu refrigerador, saiba que ele mantém a temperatura entre 1 e 7 graus Celsius, mas isso é suficiente para apenas retardar a proliferação dos micro-organismos.

Em outras palavras, significa que o tempo de armazenagem pode ser reduzido. Acima de tudo, lembre-se sempre que após uma vez descongelados, os salgados não podem ser congelados novamente.

Como preparar os salgados congelados?

salgados congelados
Salgadinhos congelados

Para ter a massa crocante e saborosa, algumas dicas são indispensáveis na hora de preparar os salgadinhos que farão parte do seu lanche. Entretanto, você deve seguir alguns passos para fritar ou assar.

Dica 1 (para assar):

Em geral, os salgados devem passar por um processo de descongelamento, exceto o pão de queijo que deve ser assado ainda congelado.

O descongelamento pode ser facilitado quando os salgados são deixados na geladeira de um dia para o outro, ou seja, descongelam lentamente e não perdem textura e sustentação.

O forno deve ser pré-aquecido em fogo médio por pelo menos 5 minutos. A temperatura também deve ser essa para assá-los completamente. Asse-os durante 30 minutos ou até que fiquem dourados e crocantes.

Dica 2 (para fritar):

Já os salgadinhos fritos, você pode retirá-los do congelador e colocar diretamente na fritadeira ou em uma panela com óleo, a uma temperatura média por volta dos 200 graus. Isso é importante para que eles consigam cozinhar e dourar uniformemente.

A gordura pode esfriar demais depois de colocá-los, então a regra é fazer fritadas de 10-20 salgadinhos por vez. (Dependendo, claro, do tamanho do recipiente que você utiliza para fritar)

É importante que os salgados fiquem totalmente submersos no óleo, para que eles dourem e fiquem crocantes por fora e quentes por dentro. Pois se o óleo fica quente demais, eles podem permanecer congelados, e se frio demais, podem queimar.

O tempo de fritura é relativo e varia entre 10-15 minutos, mas é fácil que você identifique quando estiverem prontos. É só retirar quando estiverem bem dourados.

Como ter uma renda extra ou mesmo um negócio lucrativo?

renda extra
Renda Extra com salgados congelados

O segmento de alimentação tem se tornado cada dia mais relevante no orçamento. As pessoas não deixarão de consumir insumos alimentícios, e pelo contrário, aumentarão sua demanda por produtos de boa qualidade e com preço justo.

Certamente haverá maior procura por produtos oriundos de produtores locais, que a cada dia investem mais em técnicas de produção sustentável.

Por isso, se você pensa em tornar uma paixão pela culinária em negócio, somado ainda à pratica que tem com a produção de salgados, esse tópico é para você!

Selecione seu público alvo

É importante a delimitação desse público e o foco da sua produção. Pois é definindo um nicho que você vai se destacar! Você pode escolher o nicho das pequenas produções ou até o dos grandes eventos e festas de aniversário.

E acredite, é possível aumentar a rentabilidade do seu negócio e torná-lo sua principal fonte de renda.

Defina sua variedade

As opções de salgados são infinitas e variam. Desde salgados para festas, eventos, casamentos, lanchonetes, e ainda mais. Você pode oferecer porções de mini salgados fritos, congelados ou assados ou revendê-los para distribuidores.

Defina investimentos

O grande ponto positivo da comercialização dos próprios produtos alimentícios é seu alto lucro e baixo investimento.
O investimento varia de acordo com seu objetivo… Mas se deseja começar como comercio local, estude as necessidades para equipar sua cozinha. Sempre visando manter o padrão de qualidade dos seus produtos. Pois isso será o seu diferencial e te dá maiores chances de indicação dos seus clientes.

Qualidade como lema

Procure sempre manter uma padronização da qualidade dos seus salgados, assim mais pessoas chegarão e voltarão a comprar de você.
A higiene é de extrema importância para evitar possíveis futuros constrangimentos dos seus clientes com seus produtos.
Por fim, inicie as vendas! Só assim você pegara o ritmo do negócio e abrirá novas oportunidades de crescimento.

Curtiu nosso artigo sobre alimentos congelados? Aqui mostramos como a culinária pode ser descomplicada! Procure mais dicas como essa no nosso blog, fique a vontade!

Quer ter uma renda extra através da venda de produtos congelados? Então, conheça agora as vantagens de ser um revendedor de produtos da linha Bendetto, acesse: https://bendetto.com.br/seja-uma-revendedora-bendetto

Até a próxima!

Compartilhar