A cozinha planejada é um dos itens mais cobiçados dentro de uma casa, é como um sonho quando idealizamos nosso lar. Para que este sonho seja concretizado da melhor forma possível, atendendo a todas as expectativas, é muito importante levar em conta três considerações: A Funcionalidade; Estética e Qualidade.  Neste post, vamos te ajudar a realizar esse sonho para que a sua cozinha fique perfeita. Então, vamos mostrar aqui algumas dicas para você escolher melhor os tipos de material para a sua cozinha planejada.

Nesse sentido, móveis planejados são uma tendência que veio para ficar. Isso por proporcionar um melhor aproveitamento dos ambientes, a valorização do imóvel e uma melhor qualidade de vida. Pensando em tudo isso, o material é um requisito indispensável quanto a durabilidade, a estética e a qualidade como mencionamos acima.

Planejados ou Modulados?

Antes de mais nada, você precisa definir entre essas duas opções, conhecer melhor cada uma para fazer a escolha certa.

Planejados são feitos sob medida. Durante o projeto você tem a opção de modificar as cores, tamanhos e disposições das peças, incluir ou retirar acabamentos e aspectos conforme o seu gosto.

Já os Modulados, são comprados por módulos prontos, você vai escolher as partes de forma separada e montar a sua cozinha. O que não deixa de ser uma cozinha planejada. Porém as peças estão prontas, os tamanhos padronizados pelos fabricantes e você fica limitado quanto a modificar algo que queira.

Outra diferença que pesa muito entre essas duas opções é o custo. As cozinhas planejadas são bem mais caras em relação às moduladas.

O Material

  • MDP ou MDF –  O MDF é um material mais denso e uniforme, feito de fibras de madeira, isso possibilita ter mais detalhes externos permitindo um projeto mais elaborado em seu design. Já o MDP é ideal para os projetos mais simples, sem muitos detalhes.  
  • Laminados – existem no mercado dois tipos, o de alta pressão e o de baixa pressão. Os de baixa pressão são usados em partes mais simples, como caixas, a estrutura, por ser um material de baixa resistência. Ao contrário disso é usado o de alta pressão, sendo mais resistente, indicado para as bancadas e armários. Portanto, na cozinha deve ser usada o de alta pressão, e os de baixa pressão são ideais para nichos, caixarias, ou peças de decoração.
  • Metacrilato – é um material muito procurado para compor a cozinha planejada, pela diversidade de cores, brilho, resistência a umidade e manchas, facilidade na limpeza e alta durabilidade.
  • Vidros – são usados também como material para cozinha planejada, sobretudo no acabamento, como nas portas dos armários, mesas, gavetas e decorações em geral. De fácil limpeza e nunca sai de moda, sempre moderno.

Os Puxadores  

Puxadores são acabamentos que ficam expostos, suscetíveis a gordura, calor, vapor e ao uso demasiado. Portanto escolha um material durável. As opções para cozinhas variam desde puxadores de barra de perfis como de alças, outra boa opção são os puxadores de perfil de alumínio que oferecem praticidade e design moderno na sua cozinha planejada.

Material para cozinha planejada: Os Puxadores

As Cores e os Materiais em Contraste

As cores sempre motivam dúvidas em qualquer decoração independente do ambiente. Assim como as tendências que variam muito deixando essa escolha ainda mais difícil.  Portanto, escolha cores modernas, mas que trazem aconchego e inspiração. Existem diversas opções de cores para cozinha planejada, leve isso em consideração quanto ao material. Para que o contraste entre a cor escolhida case bem com o material que você optou.

Super moderno é a mistura de cores escuras e claras. Por exemplo, se você optar por um piso ou azulejo marrom, pode usar branco, bege ou outro tom mais claro nos móveis. O mesmo pode ser feito quando os móveis forem escuros, um mix de tons terrosos nos materiais da sua cozinha planejada pode gerar bons resultados. Investir em itens coloridos também pode gerar ótimas combinações”.

As Cores e os Materiais em Contraste

Diferentes Materiais Para Compor a Cozinha Planejada

Dentre os materiais, as opções em MDF são a mais comum quando se trata de escolher a cozinha planejada ou modulada, com muitas opções de cores e acabamentos, e flexível para misturar outros criando um ambiente ainda mais bonito. MDF com portas de vidro colorido é um exemplo de uma cozinha moderna e linda.

Outra opção é escolher móveis de uma única cor, investir nos detalhes de decorações. Colocar banquetas coloridas e dar um charme nas paredes com adesivos de azulejos, abusar de diferentes materiais e texturas nos detalhes.   

Diferentes Materiais Para Compor a Cozinha Planejada

Usar Diferentes Acabamentos e materiais nos Armários Superiores e Inferiores da cozinha planejada.

Essa é uma dica bem importante, ao misturar diferentes materiais em um projeto para uma cozinha planejada, deve-se prestar muita atenção na função que cada um desses materiais exercerá no ambiente. Isto é, se essas funções estão em conformidade com as potencialidades de cada material.  

Veja um exemplo: armários com painéis de madeira deve-se colocar abaixo da pia, enquanto os com painéis de vidro podem ser ao lado e na parte superior da pia. Essa mistura tira a monotonia da cozinha, mas sem abrir mão de sua funcionalidade. Outro recurso que aumenta o seu potencial estético é o uso de ladrilhos hidráulicos na parede, que deixa tudo mais descontraído – e além disso, tem o bônus de ser fácil de limpar.

Usar Diferentes Acabamentos nos Armários Superiores e Inferiores.

Detalhes Metálicos são Sempre Modernos

Detalhe metálico é uma tendência que invadiu as cozinhas, visto que é um material incrível para sua cozinha planejada. A decoração se inspira nas indústrias, com uma pitada moderna e despojada. A cozinha estilo industrial deixa o ambiente aconchegante fazendo com que as pessoas se sintam muito à vontade em qualquer ocasião. Muito versáteis e funcionais, as estruturas metálicas combinam bem com outros materiais, como MDF e MDP, sendo grandes parceiros da sustentabilidade.

Mesclar as estruturas metálicas com móveis planejados é o casamento perfeito.

Material para cozinha planejada: Detalhes Metálicos são Sempre Modernos

Dicas Importantes de material para cozinha planejada

Para valorizar ainda seu projeto de uma cozinha planejada, listamos alguns pontos importantes a serem seguidos:

  • Procure lojas especializadas em móveis planejados. Se possível, mais de uma loja, solicite pelo menos 3 orçamentos diferentes, escolha o que mais lhe agradar e atender às suas necessidades.
  • Fique atento aos acabamentos, esse é um detalhe que interfere muito no valor. Corrediças, materiais, puxadores e fechamentos das portas podem aumentar muito o preço.
  • O tamanho da cozinha varia muito o preço, quanto maior, terá como resultado mais materiais e o valor consequentemente será maior também. Escolha um tamanho ideal de acordo com a sua necessidade. Já que, de que adianta uma cozinha muito grande se muitas partes não se usará, analise isso muito bem.
  • Detalhes como divisórias em gavetas, organizadores internos, porta temperos, porta panos, de fato alteram o valor de forma significativa.
  • Por fim, leve em conta a localização da loja e da fábrica que executará o projeto. Pois o valor pode alterar de cidade para cidade, devido a legislação do m² e também do transporte da fábrica para a região.
Veja também: “Reformando a cozinha? Saiba tudo na hora de montar um armário planejado!
Compartilhar