Não basta simplesmente abrir um ponto de venda, o lojista precisa ter mente que o planejamento é essencial para que haja possibilidade de alcançar os melhores resultados possíveis em suas vendas. Nesse planejamento, leva-se em consideração a sinalização do PDV.
E isso não é por acaso. No geral, somos extremamente visuais e a maioria das informações que nosso cérebro processa chega pelo nosso sentido da visão. E na hora de fazer compras não poderia ser diferente, não é mesmo?
Assim, a sinalização do PDV tem o objetivo, não só de melhorar a estética do seu ponto de venda, mas também de atrair clientes e aumentar as vendas.
Interessante? Então não deixe de conferir este nosso novo conteúdo que preparamos especialmente para você e saiba mais sobre o assunto.
Boa leitura e boas vendas!
A sinalização do PDV
Segundo algumas pesquisas, 70% das decisões de compra são tomadas dentro do ponto de venda. Por isso, fazer uma boa sinalização do PDV é fundamental para atrair seus clientes e prender a atenção deles. Ou seja, é uma das partes mais importantes no planejamento da sua loja e não deve ser feita de qualquer forma.
Quando o cliente entra em uma loja ele precisa de sinais que chamem sua atenção, que sirvam de guia entre as seções e o ajude a encontrar o produto que procura. Mas não é só isso, essa sinalização ajuda também a melhorar a experiência do consumidor e fazer com que ele deseje voltar a comprar na sua loja.
E claro, quando falamos em sinalização do PDV, não estamos falando apenas de placas e cartazes, mas também da iluminação, lógica de organização das seções e dos produtos, cores utilizadas e muitas outras coisas.
E para que sua sinalização do PDV contribua para o sucesso da sua loja e aumento das vendas, confira a seguir algumas dicas interessantes.
Como fazer a sinalização: dicas
Conheça seu espaço
O primeiro passo para uma boa sinalização do PDV é conhecer bem o espaço disponível da sua loja.
Você precisa conhecer em detalhes todos os cantos do estabelecimento, onde está localizada casa seção, cada tipo de produto e os stands. Dessa forma, fica bem mais fácil definir como será a sinalização.
Invista em iluminação
Uma boa iluminação é fundamental para que o cliente possa se sentir confortável e motivado a permanecer dentro da sua loja. E isso também faz parte da sinalização, já que ajuda na identificação de seções e no reconhecimento do espaço do estabelecimento.
Tente aproveitar ao máximo a iluminação natural da sua loja para economizar energia e invista em luzes que destacam determinados produtos, como por exemplo, os que são mais vendidos ou itens que estão em promoção.
E só para complementar, é bom que você saiba que existem três técnicas de composição de iluminação, e todas elas devem ser trabalhadas em conjunto:
- Primária: iluminação geral da loja;
- De destaque: aquela que atrai a atenção do cliente para um ponto específico;
- Ambiente: é mais dramática, já que trabalha com luz e sombra para criar efeitos interessantes para valorizar produtos.
Escolha bem as cores do seu PDV
A cor desempenha um papel importante na hora de atrair um cliente em potencial para a sua loja e tem também o poder de provocar emoções e influenciar a maneira como o seu produto é percebido. Por isso, a escolha das cores é um dos pontos fundamentais na sinalização do PDV.
Como você já deve ter ouvido falar, nosso cérebro atribui certas sensações a cores específicas. Por exemplo, o azul e o verde são calmantes, enquanto o vermelho e o laranja são cores estimulantes. Por isso, o vermelho é tão usado em cartazes de promoção para chamar atenção e o azul, em placas que indicam a seção de produtos de limpeza e bem-estar.
No mais, fica a dica de usar planos de fundo de cor sólida, como branco ou preto. Essa é a melhor maneira de manter a atenção do seu cliente nos produtos que você deseja vender, já que eles se destacam mais no ambiente.
Cartazes e placas de preço
Cartazes e placas com preços são a parte mais relevante da sinalização do PDV e a falta deles pode fazer o consumidor abandonar sua loja, já que não irá encontrar o produto ou informação que deseja.
Por isso, é muito importante que você coloque placas com o preço e todas as informações corretas sobre os produtos. E todo cuidado com os cartazes de promoção, eles devem chamar a atenção para os produtos que estão em oferta.
Por fim, invista em placas com cores chamativas e com uma letra bonita e legível.
Lógica na organização dos produtos
A lógica de organização dos produtos também faz parte da sinalização do PDV. Quando o cliente procura por um detergente, por exemplo, ele deve estar na seção de limpeza junto de outros itens da mesma linha e nunca com outros itens.
Essa lógica ajuda na organização interna do seu estabelecimento e estimula os clientes a comprarem mais, já que ao encontrar o item que ele procura, ele terá ainda acesso a outros produtos e ficará motivado a experimentá-los.
Dica: use a regra do três ao criar exibições. Estudos indicam que o cérebro lembra melhor das coisas quando elas estão em conjuntos de três, assim será mais provável que você capture o olhar de um cliente. Um exemplo? Macarrão, molho de tomate e queijo ralado lado a lado no supermercado faz com que seja quase automática a compra dos três itens.
Estabeleça uma hierarquia
Seus displays, placas e cartazes correm o risco de desaparecerem no horizonte caso coloque-os na mesma reta e na mesma altura.
Portanto, experimente dispô-los em alturas diferentes, criando um contraste visual. Dessa forma, você irá captar melhor o interesse do consumidor.
A sinalização do PDV como um vendedor
Por fim, para que você consiga fazer a sinalização do PDV de forma eficaz, saiba que as sugestões visuais devem conduzir o consumidor pelo ponto de venda de forma estratégica, fornecendo a ele todas informações que precisa no momento adequado, sem precisar da ajuda de um vendedor.
Imagine que todos os vendedores da sua loja estão ocupados, e só restará ao cliente se orientar pela sinalização do PDV para concluir sua compra. Partindo dessa ideia, organize toda a sinalização. Dessa forma, não tem como errar!
E aí, gostou das dicas sobre sinalização do PDV? Pois bem, continue seguindo nosso blog e redes sociais para mais conteúdos interessantes.
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