Quem não quer ter uma cozinha linda ? É o sonho de muitos brasileiros, até mesmo daqueles que não tem nenhuma intimidade com as panelas. Uma cozinha com todos os armários planejados agrada a todos pela sua beleza e praticidade.
Uma cozinha planejada e bem decorada tem o seu valor agregado, é um investimento que vale a pena. A organização, funcionalidade e a expressão pessoal que cada projeto têm valoriza muito o seu imóvel.
Agora vamos para alguns passos que você deve seguir para não se perder.
Para quem é principalmente a cozinha? – Primeiramente, quem mais usará este espaço? Quais os hábitos dos moradores? Não se deve planejar algo que não será útil, que não tem nada a ver com quem vai usar esse espaço.
Uma dica muito importante é antes de procurar o profissional que irá fazer os armários planejados, é fazer vários rascunhos. Procure por ideias em revistas, ou na internet, mesmo que seja um esboço. Feito isso, você irá conseguir transmitir melhor para o marceneiro na hora em que ele for fazer o projeto.
Uma cozinha planejada pode ser feita em lojas de moveis, por marceneiros ou em lojas próprias que dispõem de arquitetos. Outra dica superimportante é pesquisar quanto aos preços, existem para todos os gostos e bolsos.
O orçamento
Antes de tudo, defina o quanto você quer gastar. É muito importante planejar o seu orçamento, isso evitará vários problemas.
Por exemplo: imagine que você começou a sua reforma e tem que parar no meio por falta de verba, isso com certeza será um caos. Porém, se o seu orçamento tiver uma folga, você pode usar para a decoração.
A funcionalidade
A funcionalidade é tudo, numa cozinha planejada. Faça armários diferentes para cada função, por exemplo, gavetas para panelas, armários planejados transparentes para louças, nichos para utensílios.
Defina um lugar para cada coisa, pense e anote tudo que você usa. Desapegue de objetos ou utensílios que estão há anos com você e não tem utilidade alguém pode estar precisando.
Abuse de armários verticais principalmente se sua cozinha for pequena. As bancadas são muito uteis e se você escolher de um material como o granito, terá uma bancada por muitos anos.
Os eletrodomésticos
Tente unificar os eletrodomésticos que você já tem e adequá-los aos armários planejados, da melhor maneira, para obter mais harmonia. Claro que não é uma tarefa fácil, então pesquise e pense em diversas posições para tudo.
Cada cozinha tem um formato único, então cabe a você decidir onde ficará a geladeira, o fogão, a máquina de lavar louça. Esses eletrodomésticos distribuídos da maneira correta irão garantir a dinâmica do espaço.
Da mesma forma, é neste momento também que você deve ficar atento aos pontos de agua, gás e energia da sua cozinha e fazer as reformas caso seja necessário. Procure sempre profissionais qualificados.
O material do armário planejado
Sobretudo, quando falamos somente dos armários planejados, devemos ter em mente o material a ser utilizado, as cores personalizadas, o acabamento e as divisórias, são pontos muito relevantes.
Atualmente, os materiais mais usados são: metacrilato, MDF, laminado de alta pressão e laminado de baixa pressão.
A cor
Uma etapa importante, porém muito pessoal. As tendências estão nas cozinhas monocromáticas, estas podem ser em tons bem fortes como o amarelo ou no azul turquesa ou petróleo.
Você só deve tomar cuidado se a sua cozinha for muito pequena. Por exemplo: essas cores fortes podem causar um certo desconforto, prefira cores claras para cozinhas pequenas.
Fuja do branco, esse caiu mesmo de moda. Atualmente a grande tendência está nos tons claros, como a verde menta, o cinza cogumelo, ou ainda uma rosa bebê.
Existe uma variedade grande de tons claros que são um charme e estão na última moda.
O projeto
Mãos à obra porque chegou a hora do Projeto! Primeiramente, procure o profissional que irá fazer o armário planejado e os móveis e relate tudo que você anotou para ele.
Mostre todas as funcionalidades que você espera, o rascunho que você já fez, as ideias de decorações que você vai fazer depois de prontos os moveis, e não esqueça da iluminação.
Talvez você não se sinta à vontade para discordar de um primeiro projeto que o profissional te apresente. Mas você não deve de forma nenhuma aceitar, se algo não saiu como você queria.
Aproveite que ainda está no papel e peça para que sejam feitos outros modelos, assim você escolherá o mais adequado.
A decoração
Enfim, depois de tudo montado, moveis e eletrodomésticos todos em seus lugares a sua cozinha está quase pronta! A decoração deve harmonizar com as cores que você escolheu para os armários planejados.
Use e abuse da sua criatividade e com forte tendência assim como nos moveis, o verde está em alta também nas decorações. Porém, é importante que você mantenha uma linha de estética coerente e nada de exageros.
E assim, se a sua cozinha for integrada com outro ambiente, é importante a harmonia entre os dois espaços.
Veja também: “8 tendências de decoração para sua cozinha“
Por fim, esperamos que este artigo tenha lhe ajudado na escolha dos seus armários planejados e se ainda ficou alguma dúvida, comente com a gente!
Comentar