Modo de Preparo
0/0 etapas concluídas- Primeiramente, em uma forma refratário grande, coloque todo o amendoim e leve ao forno alto para torrar. Fique de olho para não queimar.
- Após alguns minutos mexa a forma para conferir se a casca está soltando, se sim, retire do forno.
- Então, espere esfriar bem e, com a ajuda de uma peneira, pegue os amendoins com as mãos e esfregue para soltarem toda a casca.
- Para separar os grãos da casca que ainda ficará na peneira, vá até uma área externa (como um terreno ou jardim da sua casa, por exemplo) e balance a peneira assoprando as cascas. Assim, você perceberá que as cascas voarão e somente os grãos ficarão na peneira.
- Reserve os grãos torrados e sem casca.
- Em uma panela grande, coloque o açúcar e leve ao fogo médio. Não mexa até começar a derreter para não cristalizar o caramelo. Depois de começar a amolecer, mexa para não deixar queimar e espere derreter até virar caramelo.
- Em seguida, junte o amendoim torrado e misture bem.
- Acrescente o leite condensado e abaixe o fogo. Mexa até obter um ponto de brigadeiro.
- Unte uma assadeira grande com manteiga e polvilhe fubá por toda a superfície.
- Com muito cuidado, transfira o pé de moleque para a assadeira e distribua por toda a assadeira (a altura da assadeira e o tamanho alteram na espessura final do pé de moleque).
- Espere por uma hora até esfriar bem. Corte os quadrados de pé de moleque e transfira para uma tigela.
- Está pronto! Por fim, se delicie com esse maravilhoso pé de moleque!
Pé de moleque
O amendoim é um clássico das Festas Juninas. Pé de moleque, pé de moça e a paçoca sempre estão presentes nessa comemoração. É delicioso, saudável e versátil, além da carinha de sobremesa de casa de avó.
A forte tradição desse doce em nossa cultura se dá pela sua origem. Criado no século XVI, no Brasil, era uma receita feita, a princípio, de rapadura, leite e amendoim. Com os anos ganhou o sabor do gengibre e se tornou muito popular pela facilidade e baixo custo de produção. Hoje em dia a receita com rapadura ainda é feita nas regiões mais tradicionalistas, mas o uso do leite condensado foi uma boa opção quando não se encontra a rapadura para comprar.
Leia também: 15 receitas típicas das Festas Juninas
Por fim, gostou da nossa receita? Você também é fã de pé de moleque? Já experimentou outras versões parecidas como o pé de moça? Então, conte tudo para nós aqui nos comentários, vamos adorar saber a sua opinião!
Comentar