Modo de Preparo
0/0 etapas concluídas- Preaqueça o forno a 200°C
- Em uma forma assadeira grande, distribua os grãos de amendoim de forma que eles não fiquem amontoados.
- Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até que esteja perfumado, seco e com a pele dos amendoins soltando.
- Durante esse tempo no forno, você pode sacudir a assadeira para virar os amendoins e fazer com que eles tostem uniformemente.
- Depois de tostados, retire a assadeira do forno e deixe esfriar para retirar a casca.
- Assim que você já conseguir tocar nos amendoins sem queimar a mão, esfregue aos poucos os amendoins entre as palmas das mãos para soltarem a pele.
- Quando perceber que o amendoim está descascado, transfira para uma peneira grande e, em um ambiente ao ar livre, como um jardim, abane para conseguir descartar toda a casca.
- Em um processador (ou se você tiver um pilão, melhor ainda), coloque o amendoim, a farinha de mandioca e o açúcar. Triture bem no modo pulsar até conseguir uma farofa homogênea e úmida. Cuidado para não processar muito e o amendoim soltar óleos desnecessários para essa receita, pois pode virar uma pasta.
- Por fim, transfira a paçoca para uma tigela grande e coloque uma pitada generosa de sal. Misture bem.
- Você pode servir a paçoca assim, solta como uma farofa. Bem como, por cima de sorvetes, iogurte, frutas, bolos, ou confeccionar as paçocas.
- Para moldar, utilize um cilindro de inox para paçoca. Assim, sobre uma bancada lisa ou uma chapa, coloque a farofa na forma e aperte até criar formato e estrutura.
- Manipule as paçocas com cuidado para não quebrarem.
Paçoca: a sobremesa brasileiríssima!
A paçoca é, sem dúvidas, um dos doces preferidos dos brasileiros. Sua origem é puramente brasileiras, assim como a paçoca de carne que, ambas as receitas, foram criadas na época dos tropeiros.
Preparada à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, o doce se tornou tradicional por todas as regiões do país. Muito comum nas Festas Juninas, é um doce típico que não pode faltar nas festas anuais, sobretudo nas realizadas na Região Sudeste do Brasil.
Para conhecer mais receitas famosas nas festas de São João, confira nosso post: “15 receitas típicas das Festas Juninas”.
Você é fã de paçoca assim como a gente? O que você achou da nossa receita, super fácil, não é mesmo? Então não deixe de fazer esta paçoca feita sem gorduras ruins e sem processos de industrialização.
Comentar