Então, já conhece o Instagram Shopping? Inegavelmente este é um dos melhores recursos para alavancar as vendas nas redes sociais. 

Basicamente, o Instagram Shopping permite que as pessoas comprem os seus produtos diretamente por fotos e vídeos na rede social. Assim, a ideia é intermediar o processo de compra e venda, tornando a plataforma mais atrativa para empresas e consumidores. 

E o melhor: é totalmente gratuito! Quer saber mais? Então, neste artigo vamos apresentar o Instagram Shopping: como ativar, como usar a ferramenta e algumas dicas para vender mais. Aproveite o conteúdo!

Por que utilizar o Instagram Shopping? 

De fato, foi-se o tempo em que o Instagram era apenas um aplicativo para compartilhar fotos com os amigos. Muitas coisas mudaram nos últimos anos e, aos poucos nesse sentido, a plataforma passou a ser utilizada pelas marcas. A princípio, o Instagram servia apenas para construir  sua audiência, se conectar com os fãs e fazer com que eles visitassem seu site ou loja física. 

Mas, recentemente, o Instagram Shopping foi lançado no Brasil, possibilitando que as marcas transformem seu perfil em uma vitrine virtual. O recurso é semelhante a um e-commerce, onde as marcas divulgam os produtos, preços e informações sobre os itens. Proporcionando, assim, uma experiência de compra fácil e agradável. 

E vale destacar: o Instagram Shopping pode ser utilizado por empresas de praticamente todos os portes e segmentos. Portanto, não tem desculpa para ficar de fora!

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping funciona como uma pequena loja virtual dentro do perfil da marca. Os itens com a marcação do Instagram Shopping aparecem normalmente no feed da empresa e são identificados com um ícone de sacola de compras.

O usuário também pode conferir os produtos das empresas que segue ou se identifica em uma aba com o símbolo do Instagram Shopping. Outra possibilidade é na aba “Explorar”, juntamente com outros conteúdos recomendados para cada perfil. 

Com o recurso, o usuário pode clicar no produto de seu interesse para ver o preço e ser redirecionado a uma página com mais informações sobre a mercadoria. Tudo isso sem sair do Instagram. Caso queira finalizar a compra, basta que o usuário clique no botão para ser redirecionado ao site (diretamente na página do produto escolhido). 

Caso sua empresa não tenha seu próprio e-commerce, não tem problema. O Instagram Shopping também permite que o usuário envie uma mensagem diretamente ao perfil do vendedor para finalizar a compra.

Como ativar o Instagram Shopping? 

Já gostou deste recurso e quer ativar o Instagram Shopping? Então confira o passo a passo. 

Configure a conta comercial 

O Instagram Shopping está habilitado apenas para contas comerciais. Portanto, se você ainda não utiliza esse tipo de perfil, basta fazer a conversão. Para isso, acesse as configurações, em seguida clique em “conta” e depois em “mudar para conta profissional”. 

Siga as orientações para escolher a categoria do negócio e conecte-se com a página do Facebook. Com a conta comercial configurada, você ainda pode adicionar outras informações relevantes para os negócios, como horário de funcionamento, contato, endereço e um link para o seu site. 

Crie o catálogo de produtos 

Chegou a hora de adicionar seus produtos ao Instagram Shopping. Existem duas maneiras de fazer isso. 

A primeira delas é a partir do Gerenciador de Catálogos, um recurso disponível no Gerenciador de Negócios do Facebook. Neste caso, você deverá criar um novo álbum do zero ou conectar a algum catálogo já existente. 

Vale ressaltar que, para usar este método, você deve possuir uma página comercial no Facebook e ser um dos administradores.  

A segunda alternativa para criar o seu catálogo no Instagram Shopping é importando produtos de uma plataforma de e-commerce. Este método já sincroniza os seus produtos automaticamente, facilitando o seu trabalho. No entanto, essa integração só é possível caso o seu site esteja disponibilizado em uma plataforma parceira do Instagram, como é o caso do Shopify e BigCommerce. 

Análise e aprovação da conta 

As contas no Instagram Shopping precisam passar por um processo de validação. Então, depois de configurar seu catálogo e adicionar o itens da sua loja, você deve aguardar alguns dias de análise para ter sua conta aprovada ou não. 

Ativar compras

Com a conta aprovada, é hora de ativar o recurso de compras no Instagram. O passo a passo é simples. Acesse o perfil e vá em “Configurações”. Em seguida, selecione “Empresas” e “Compras”. Depois, selecione o catálogo que deseja adicionar e então clique em “Concluir”. 

Comece a marcar os produtos nas publicações

Pronto! Depois de configurar a conta, sua empresa estará preparada para começar a usar o Instagram Shopping para alavancar as vendas. Aproveite o recurso para adicionar tags em suas fotos no feed e stories. 

Para adicionar as marcações, você deve criar uma publicação normalmente. Depois, clique em “Marcar produtos” e escolha entre os itens do seu catálogo. 

O Instagram permite que você adicione até cinco produtos por publicação de imagem ou vídeo. Em publicações de carrossel de imagens, é possível incluir até 20 produtos. Já em cada story, você pode incluir apenas uma tag de produto

Como usar o Instagram Shopping para vender mais?

Conhecer a ferramenta é importante, mas não é o suficiente para vender seus produtos pelo Instagram. Você também precisa dominar algumas estratégias de marketing para atingir seu público-alvo e impulsionar as vendas. 

Para ajudá-lo a se destacar, selecionamos algumas dicas para alavancar suas vendas com o Instagram Shopping. Confira a seguir. 

Saiba se comunicar com o seu público 

Conhecer o perfil das pessoas que consomem o seu produto é fundamental em qualquer estratégia de vendas. Portanto, procure sempre se comunicar com a linguagem do seu público, seja nas legendas das publicações ou até mesmo nas imagens. 

No setor de alimentação, por exemplo, boas fotos de comidas podem ser muito exploradas para despertar o desejo de compra. Então, procure fotografar seu produto pronto para consumo e capriche na apresentação. Seu público vai ficar com água na boca! 

Dê detalhes sobre o seu produto

Outra dica para impulsionar as vendas usando o Instagram Shopping é fornecer informações e solucionar possíveis dúvidas sobre o seu produto. 

Continuando com exemplos do ramo de alimentação, você deve informar detalhes sobre o sabor e quantidade, por exemplo. Vende alimentos congelados? Então faça tutoriais com dicas de preparo, sugestões de receitas etc. Enfim, use a criatividade para criar conteúdos relevantes e que mostrem os benefícios do seu produto. 

Aposte no bom atendimento via direct

Nem precisamos lembrar como um atendimento de qualidade faz toda a diferença nas vendas, não é mesmo? Nesse sentido, no Instagram Shopping não é diferente. Pois a ferramenta permite que os usuários enviem mensagens diretas aos vendedores. Ou seja, isso faz com que a venda não seja tão robotizada, possibilitando um atendimento personalizado. 

Portanto, sempre responda os possíveis clientes, solucionando dúvidas e explicando sobre o seu produto. Sabemos que é essencial, mas é importante lembrar: comunique-se de forma clara e com educação. 

Faça postagens em diferentes formatos  

O Instagram Shopping permite a publicação de imagens únicas, carrossel com várias fotos e stories. Então, aproveite essa variedade e publique em diferentes formatos. Dessa maneira, você pode testar quais funcionam melhor para o seu público e adaptar o conteúdo de acordo com o desempenho das postagens. 

Use as hashtags certas 

As hashtags podem ser ótimas para aumentar o alcance da sua conta e gerar mais engajamento em suas publicações. Contudo, é preciso usar com sabedoria para atingir o público certo, ou seja, aquelas pessoas que se interessam pelo seu produto. 

Algumas dicas para escolher as hashtags certas: 

  • Pesquise: verifique quais hashtags estão sendo usadas pelos seus concorrentes e quais são mais populares no seu segmento;
  • Não coloque muitas hashtags: isso faz com que as publicações pareçam spam.
  • Use hashtags diretamente relacionadas à sua marca e específicas do produto. 

O Instagram Shopping é de fato uma excelente alternativa para alavancar suas vendas pela internet. Então, o que você está esperando para começar a utilizar essa ferramenta? Por fim, ative sua conta e siga as dicas acima para começar a ver os resultados!

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