Então, já conhece o Instagram Shopping? Inegavelmente este é um dos melhores recursos para alavancar as vendas nas redes sociais.
Basicamente, o Instagram Shopping permite que as pessoas comprem os seus produtos diretamente por fotos e vídeos na rede social. Assim, a ideia é intermediar o processo de compra e venda, tornando a plataforma mais atrativa para empresas e consumidores.
E o melhor: é totalmente gratuito! Quer saber mais? Então, neste artigo vamos apresentar o Instagram Shopping: como ativar, como usar a ferramenta e algumas dicas para vender mais. Aproveite o conteúdo!
Por que utilizar o Instagram Shopping?
De fato, foi-se o tempo em que o Instagram era apenas um aplicativo para compartilhar fotos com os amigos. Muitas coisas mudaram nos últimos anos e, aos poucos nesse sentido, a plataforma passou a ser utilizada pelas marcas. A princípio, o Instagram servia apenas para construir sua audiência, se conectar com os fãs e fazer com que eles visitassem seu site ou loja física.
Mas, recentemente, o Instagram Shopping foi lançado no Brasil, possibilitando que as marcas transformem seu perfil em uma vitrine virtual. O recurso é semelhante a um e-commerce, onde as marcas divulgam os produtos, preços e informações sobre os itens. Proporcionando, assim, uma experiência de compra fácil e agradável.
E vale destacar: o Instagram Shopping pode ser utilizado por empresas de praticamente todos os portes e segmentos. Portanto, não tem desculpa para ficar de fora!
Como funciona o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping funciona como uma pequena loja virtual dentro do perfil da marca. Os itens com a marcação do Instagram Shopping aparecem normalmente no feed da empresa e são identificados com um ícone de sacola de compras.
O usuário também pode conferir os produtos das empresas que segue ou se identifica em uma aba com o símbolo do Instagram Shopping. Outra possibilidade é na aba “Explorar”, juntamente com outros conteúdos recomendados para cada perfil.
Com o recurso, o usuário pode clicar no produto de seu interesse para ver o preço e ser redirecionado a uma página com mais informações sobre a mercadoria. Tudo isso sem sair do Instagram. Caso queira finalizar a compra, basta que o usuário clique no botão para ser redirecionado ao site (diretamente na página do produto escolhido).
Caso sua empresa não tenha seu próprio e-commerce, não tem problema. O Instagram Shopping também permite que o usuário envie uma mensagem diretamente ao perfil do vendedor para finalizar a compra.
Como ativar o Instagram Shopping?
Já gostou deste recurso e quer ativar o Instagram Shopping? Então confira o passo a passo.
Configure a conta comercial
O Instagram Shopping está habilitado apenas para contas comerciais. Portanto, se você ainda não utiliza esse tipo de perfil, basta fazer a conversão. Para isso, acesse as configurações, em seguida clique em “conta” e depois em “mudar para conta profissional”.
Siga as orientações para escolher a categoria do negócio e conecte-se com a página do Facebook. Com a conta comercial configurada, você ainda pode adicionar outras informações relevantes para os negócios, como horário de funcionamento, contato, endereço e um link para o seu site.
Crie o catálogo de produtos
Chegou a hora de adicionar seus produtos ao Instagram Shopping. Existem duas maneiras de fazer isso.
A primeira delas é a partir do Gerenciador de Catálogos, um recurso disponível no Gerenciador de Negócios do Facebook. Neste caso, você deverá criar um novo álbum do zero ou conectar a algum catálogo já existente.
Vale ressaltar que, para usar este método, você deve possuir uma página comercial no Facebook e ser um dos administradores.
A segunda alternativa para criar o seu catálogo no Instagram Shopping é importando produtos de uma plataforma de e-commerce. Este método já sincroniza os seus produtos automaticamente, facilitando o seu trabalho. No entanto, essa integração só é possível caso o seu site esteja disponibilizado em uma plataforma parceira do Instagram, como é o caso do Shopify e BigCommerce.
Análise e aprovação da conta
As contas no Instagram Shopping precisam passar por um processo de validação. Então, depois de configurar seu catálogo e adicionar o itens da sua loja, você deve aguardar alguns dias de análise para ter sua conta aprovada ou não.
Ativar compras
Com a conta aprovada, é hora de ativar o recurso de compras no Instagram. O passo a passo é simples. Acesse o perfil e vá em “Configurações”. Em seguida, selecione “Empresas” e “Compras”. Depois, selecione o catálogo que deseja adicionar e então clique em “Concluir”.
Comece a marcar os produtos nas publicações
Pronto! Depois de configurar a conta, sua empresa estará preparada para começar a usar o Instagram Shopping para alavancar as vendas. Aproveite o recurso para adicionar tags em suas fotos no feed e stories.
Para adicionar as marcações, você deve criar uma publicação normalmente. Depois, clique em “Marcar produtos” e escolha entre os itens do seu catálogo.
O Instagram permite que você adicione até cinco produtos por publicação de imagem ou vídeo. Em publicações de carrossel de imagens, é possível incluir até 20 produtos. Já em cada story, você pode incluir apenas uma tag de produto.
Como usar o Instagram Shopping para vender mais?
Conhecer a ferramenta é importante, mas não é o suficiente para vender seus produtos pelo Instagram. Você também precisa dominar algumas estratégias de marketing para atingir seu público-alvo e impulsionar as vendas.
Para ajudá-lo a se destacar, selecionamos algumas dicas para alavancar suas vendas com o Instagram Shopping. Confira a seguir.
Saiba se comunicar com o seu público
Conhecer o perfil das pessoas que consomem o seu produto é fundamental em qualquer estratégia de vendas. Portanto, procure sempre se comunicar com a linguagem do seu público, seja nas legendas das publicações ou até mesmo nas imagens.
No setor de alimentação, por exemplo, boas fotos de comidas podem ser muito exploradas para despertar o desejo de compra. Então, procure fotografar seu produto pronto para consumo e capriche na apresentação. Seu público vai ficar com água na boca!
Dê detalhes sobre o seu produto
Outra dica para impulsionar as vendas usando o Instagram Shopping é fornecer informações e solucionar possíveis dúvidas sobre o seu produto.
Continuando com exemplos do ramo de alimentação, você deve informar detalhes sobre o sabor e quantidade, por exemplo. Vende alimentos congelados? Então faça tutoriais com dicas de preparo, sugestões de receitas etc. Enfim, use a criatividade para criar conteúdos relevantes e que mostrem os benefícios do seu produto.
Aposte no bom atendimento via direct
Nem precisamos lembrar como um atendimento de qualidade faz toda a diferença nas vendas, não é mesmo? Nesse sentido, no Instagram Shopping não é diferente. Pois a ferramenta permite que os usuários enviem mensagens diretas aos vendedores. Ou seja, isso faz com que a venda não seja tão robotizada, possibilitando um atendimento personalizado.
Portanto, sempre responda os possíveis clientes, solucionando dúvidas e explicando sobre o seu produto. Sabemos que é essencial, mas é importante lembrar: comunique-se de forma clara e com educação.
Faça postagens em diferentes formatos
O Instagram Shopping permite a publicação de imagens únicas, carrossel com várias fotos e stories. Então, aproveite essa variedade e publique em diferentes formatos. Dessa maneira, você pode testar quais funcionam melhor para o seu público e adaptar o conteúdo de acordo com o desempenho das postagens.
Use as hashtags certas
As hashtags podem ser ótimas para aumentar o alcance da sua conta e gerar mais engajamento em suas publicações. Contudo, é preciso usar com sabedoria para atingir o público certo, ou seja, aquelas pessoas que se interessam pelo seu produto.
Algumas dicas para escolher as hashtags certas:
- Pesquise: verifique quais hashtags estão sendo usadas pelos seus concorrentes e quais são mais populares no seu segmento;
- Não coloque muitas hashtags: isso faz com que as publicações pareçam spam.
- Use hashtags diretamente relacionadas à sua marca e específicas do produto.
O Instagram Shopping é de fato uma excelente alternativa para alavancar suas vendas pela internet. Então, o que você está esperando para começar a utilizar essa ferramenta? Por fim, ative sua conta e siga as dicas acima para começar a ver os resultados!
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