Você já ouviu falar do ovo em pó? Sabe para que ele serve e quando utilizá-lo? Nesse artigo você descobrirá tudo sobre essa dica super prática para usar em suas receitas!

O ovo é utilizado em muitas de receitas diferentes. Versátil, prático e indispensável na culinária, um superalimento como esse carrega proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Nesse único alimento encontramos elementos como ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico. Grandes aliados ao combate à anemia.      

De fato, o ovo é consumido há anos, por inúmeros motivos! Afinal, é um alimento de acesso fácil, barato e versátil.

O ovo é consumido frito, cozido, poché, como omelete; E ainda está presente também em diversos tipos de preparação de doces ou salgados, como bolos, tortas, massas, mousses, etc. 

Primeiramente, o que é o ovo em pó?

Inventado no século passado pelo químico “William A. Mitchell”. Durante o período da Segunda Guerra Mundial o ovo em pó foi muito usado. Principalmente por soldados norte-americanos e no Reino Unido.

Assim, essa invenção trouxe vantagens, sobretudo, para conservação do alimento em períodos de racionamento civil. Dessa forma, é muito fácil armazenar este produto. E a sua estocagem não necessita de refrigeração.  

Sabe-se hoje que os riscos de contaminações bacterianas são reduzidos. Como por exemplo, a salmonella. Entretanto, outra vantagem é o armazenamento e o transporte dessa matéria prima, já que e amplamente utilizada pela indústria alimentícia. 

Na prática, a produção do ovo em pó envolve o processo de desidratação. Para garantir o preparo adequado, o processo inicia com a refrigeração dos ovos a 10°C para aumentar o período de conservação.

Após a higienização das cascas, a quebra do ovo acontece. Então, são separadas a gema e a clara, para retirada de possíveis resíduos de casca, e em seguida são misturadas novamente para o processo de pasteurização. São resfriados a 4°C e o choque térmico inativará as bactérias, inclusive a Salmonella. Em seguida, se aquece a 220°C para desidratá-los, e por fim, são embalados.

Esse processo não possui contato humano, a fim de evitar possíveis contaminações. O prazo de validade após o fechamento das embalagens é de um ano. 

Quais são os benefícios do ovo em pó?

Quais são os benefícios do ovo em pó?

Você sabia que o valor nutricional do ovo em pó é o mesmo que o da sua versão in natura? Sim, isso mesmo! O ovo em pó pode trazer os mesmos benefícios à sua saúde que os ovos frescos. 

Para os praticantes de esporte, quem procura um ganho de massa muscular, bem como auxiliar no emagrecimento ou até mesmo só uma alimentação balanceada, o ovo proporciona diversos benefícios muito conhecidos!

Assim sendo, muito se engana quem questiona as propriedades do ovo em pó. Fique tranquilo, o ovo em pó passa por um processo brando de pasteurização. Assim, suas propriedades ainda são mantidas.

Além disso, a preparação se torna muito mais prática! Fácil de transportar e armazenar se comparado ao ovo tradicional, ideal para quem tem uma rotina muito corrida, pouco tempo para preparar refeições, o ovo em pó entrega muita versatilidade. 

Principais vantagens

  • Reduz o risco de contaminação por bactérias, inclusive a Salmonella.
  • Alta concentração de proteínas;
  • Possui os mesmos nutrientes do ovo in natura;
  • Alto rendimento: 1kg produz 80 porções de ovo frito ou mexido de aproximadamente 50g cada;
  • Não existe alteração de sabor e cor dos alimentos;
  • Maior segurança alimentar por se tratar de um produto pasteurizado;
  • Maior prazo de validade (pode chegar a 1 ano);

Gostou de saber mais sobre o ovo em pó? Viu só como a culinária pode ser descomplicada! Nós estamos aqui para trazer conteúdo de qualidade para vocês! Assim como, desmistificar algumas lendas sobre os alimentos! 

Por fim, não se preocupe, temos muito conteúdo para você! Procure mais dicas como essa no nosso blog, fique a vontade! 

Até a próxima!

Leia também: Conheça os benefícios de cozinhar em uma “AirFryer”!

Compartilhar