Muitas vezes nos deparamos com restaurantes orientais onde são servidas diversas comidas diferentes. Mas, dentre todo o cardápio, geralmente enorme, é possível encontrar uma união entre todas as culinárias da Ásia Oriental, entre as mais famosas: a chinesa e japonesa.

Mas para saber diferenciar as origens dos pratos que você consome, é necessário compreender algumas técnicas e ingredientes que são o diferencial entre as duas culinárias.

Dessa forma, unir os dois mundos é uma ótima estratégia dos restaurantes para agradar os amantes da comida oriental em geral. Entretanto, quando analisamos as particularidades dos pratos de cada local, é mais fácil perceber que existem grandes diferenças.

Principais diferenças nutricionais

Primeiramente, as diferenças geográficas são importantes quando analisamos a ingestão de nutrientes pela culinária. Por exemplo, no Japão, a ingestão de frutos do mar e peixes é muito superior, principalmente pelo seu território se tratar de uma ilha. Ao passo que, na China o consumo é majoritariamente de carboidratos e carnes, através da produção de muitas massas, frituras e carnes condimentadas.

Na culinária japonesa

É muito mais comum você encontrar peixes, legumes e verduras extremamente benéficos à saúde – e com toda a certeza, esse é um ponto que nós devemos melhor aproveitar da comida nipônica -. Além disso peixes, como o salmão e o atum, as algas e os cogumelos, são ótimas fontes de antioxidantes, proteínas, propriedades anti-inflamatórias e nutrientes. Comumente encontrados nas principais refeições, os peixes são uma fonte nobre de gorduras boas como o ômega 3 e 6.

Por outro lado, entre os chineses

A ingestão de especiarias é muito superior. Entre elas, estão principalmente: pimentas, mostarda, gengibre, anis-estrelado, páprica, cravo e canela. Pois são responsáveis por fortalecerem, inigualavelmente, o sistema imunológico e inibir a ação dos radicais livres, além de retardar o envelhecimento precoce, essas especiarias contribuem muito para a saúde do nosso organismo. Além disso, é claro, muito molho shoyu e óleo de gergelim.

As semelhanças são maiores do que imaginamos.

Por mais que existam grandes disparidades, como o vasto consumo de iguarias só encontradas na China, as semelhanças da culinária chinesa e japonesa também são grandes.

Alguns pratos são essencialmente criados em um ou noutro país, mas em grande maioria, as receitas são consumidas nos dois territórios e só se diferenciam mesmo no preparo dos seus molhos e temperos. Como dito, os sabores chineses são muito mais intensos e marcantes por utilizar de muitas pimentas e especiarias, mas ainda acontece uma união de técnicas que formam essa culinária tão vasta e deliciosa.

Afinal, são dois países muito antigos e próximos em histórias. Mesmo que, tenham participado de processos diferentes – entre guerras e culturas – as duas nações possuem suas semelhanças e diferenças culinárias.

Culinária Chinesa: Yakisoba

O Yakisoba é um clássico exemplo. Em sua tradução, significa “macarrão frito”, feito com uma base de macarrão e legumes, acompanhado ou não por carne bovina, frango, camarão ou outros frutos do mar. Além disso, é uma receita que une o consumo e a técnica do macarrão pela China, com um molho muito japonês de shoyu, gengibre e óleo de gergelim.

Como diferenciar as receitas da culinária chinesa e japonesa?

As principais diferenças, como falamos anteriormente, estão nos sabores e nos ingredientes.

No Japão, os temperos são mais discretos e se resumem basicamente ao shoyu (molho de soja), saquê, vinagre de arroz, óleo de gergelim, missô (pasta de soja) e wasabi (raiz forte). Além disso, entre os ingredientes, temos os peixes crus, arroz, frutos do mar, cogumelos e vegetais.

Por outro lado, no território Chinês, as frituras, carnes, empanados, molhos e condimentos são o grande diferencial. Os pratos são mais fortes e gordurosos, com mais elementos de sabor e predominantemente as especiarias. Muitas carnes e massas compõem a culinária chinesa em geral.

Japão

Também são muito comuns os cortes dos peixes crus. utilizados em preparações como os sushis e sashimis (receitas totalmente nipônicas), um ponto fortíssimo da culnária japonesa.

Um ponto importante dos pratos, para os japoneses, é ter receitas sempre mais leves também e sem muitos aditivos de sabores marcantes, geralmente temperados com saquê culinário ou vinagre de arroz.

A utilização do açúcar para preparar algumas receitas ou molhos também é tradição dos japoneses. Por isso, fique atento não só aos níveis de sódio do shoyu, missô ou hondashi, mas também ao açúcar presente em algumas preparações que não imaginamos.

culinária chinesa e japonesa: temaki

Alguns pratos japoneses

Sushi

Talvez o mais conhecido, os “rolinhos” são feitos com uma porção de arroz envolvida por uma folha de alga marinha e combinados com um recheio que varia entre peixes, legumes, vegetais, ovo e frutos do mar.

Sashimi

No Brasil, os peixes mais comuns são o salmão e a tilápia, por outro lado, os japoneses consomem o atum, peixes brancos locais, salmão e alguns frutos do mar. Servido cru, em finas fatias, o sashimi é um prato muito típico e consumido por lá.

Temaki

Com ingredientes muito semelhantes ao sushi, a diferença está no formato e no modo de comer. É um cone de alga marinha com Gohan (arroz japonês) e recheado geralmente com frutos do mar.

Yakitori

Espetinho japonês feito com alguma proteína (como o frango, carne bovina, camarão, cogumelos) e legumes. Servido grelhado, essa é uma receita encontrada mais comumente quando feita à base de frutos do mar.

Tempurá

Feito com frutos do mar ou legumes, uma porção desses é passada em uma massinha líquida e fritos em seguida. É muito crocante e delicioso!

China

De uma forma geral, os pratos chineses são os mais condimentados e cheios de ingredientes. Entretanto, uma proposta diferente da japonesa é servir muitas preparações fritas e com molhos marcantes. Contudo, o principal impasse da culinária chinesa são os pratos muito temperados e gordurosos, o que devemos chamar à atenção para os hipertensos e para aqueles com colesterol alto.

Entre as iguarias mais utilizadas para dar sabor aos pratos, estão:

  • pimenta de sichuan;
  • mostarda picante;
  • gengibre fresco;
  • anis-estrelado;
culinária chinesa e japonesa: rolinho de primavera

Principais pratos chineses

Yakisoba

Muito conhecido pelo mundo todo, um macarrão frito com legumes (também pode ser adicionado carnes de boi ou frango) e um molho bem condimentado com shoyu, gengibre e óleo de gergelim. Esse é um prato que conquistou muito os paladares no nosso país.

Gyoza

Pequenos “pasteizinhos” recheados com carne de porco ou legumes. Não são fritos como os pastéis que conhecemos, mas sim, cozidos no vapor e consumidos quando selados em uma frigideira.

Harumaki

O clássico rolinho primavera é de origem chinesa. Uma massinha finíssima de trigo, recheada com legumes, camarão, carnes, peixes, queijos e que ganhou até versões doces pelo mundo afora. Geralmente é servido, quando salgado, com um molho agridoce.

Frango xadrez

Um prato muito consumido no Brasil, feito com cubos de frango, pimentões, amendoim e um molho oriental apimentado.

Ainda está com dúvida, aqui vai uma dica!

Então, se você ainda tem dúvida para identificar a culinária japonesa e chinesa, confie na dica: os pratos mais quentes, condimentados e fortes, geralmente são chineses. Já os japoneses são muito mais leves, frescos e delicados.

Tudo isso acontece por motivos culturais e adaptativos. A alimentação chinesa é mais baseada em massas e alimentos que trazem uma grande saciedade. E, mesmo possuindo diferenças, certamente existem algumas intersecções entre as culinárias. Isso vale por analisarmos as proximidades geográficas e as influências culturais de um país para outro. Afinal, os costumes são uma característica muito forte de um povo.

As adaptações brasileiras da culinária japonesa e chinesa

As adaptações Brasileiras

Por motivos de adaptação, os pratos que consumimos no Brasil sofreram também algumas mudanças importantes. Isso pode ser visto, sobretudo, nos restaurantes orientais que encontramos por aqui. A junção das técnicas chinesa e japonesa é bem explícita e nos mostra como precisamos adaptar algumas receitas ao paladar das pessoas.

O que vale, afinal, é que os pratos das duas culinárias são tão maravilhosos que foram difundidos por todo o mundo, sendo assim uma das gastronomias mais famosas e consumidas.

Veja agora mesmo nosso Guia de Cozinha e esclareça algumas dúvidas sobre culinária.

Seja como for, agora ficou fácil encontrar as semelhanças e diferenças entre a culinária chinesa e japonesa! Conte para nós, quais são os seus pratos favoritos de cada país? Com toda a certeza, vamos adorar saber a sua opinião! 

Continue lendo: Saiba quais as diferenças entre os tipos de massas

Compartilhar