Neste artigo, iremos abordar a diferença entre um micro e um mega influenciador. Já que, nos dias atuais, grandes marcas e empresas têm optado por campanhas de marketing para trazer grandes retornos em seus investimentos.

Será que vale mais a pena investir em um deles e abandonar o outro? O que os torna tão diferentes, e ao mesmo tempo, tão importantes para as empresas?

Qual a diferença entre um micro influenciador e um mega influenciador?

De antemão, gostaria de destacar que se você já viu algum post e se interessou na hora, saiba que este é o marketing de influência; algo que todo influenciador faz muito bem. É muito importante que a voz de pessoas bem conectadas em seu nicho seja usada. Assim, as marcas e empresas podem alcançar um público alvo já engajado para aumentar as suas vendas.

Do mesmo modo, se torna fácil entender por que o marketing através de um influenciador está tão em alta e vem crescendo a cada dia. Isso porque quando vemos que os clientes estão mais dispostos a comprar algo com base nas mídias sociais.

Em outras palavras, quando nos referimos aos compradores, o marketing com um influenciador atua como uma forma digital de marketing boca a boca. Essa que até hoje é uma das formas mais bem-sucedidas para aumentar a exposição de qualquer marca e empresa.

Dessa forma vale a pena considerar os diferentes níveis de influenciador e entender quais os mais adequados para o seu negócio. Para isso é necessário saber a diferença entre o micro influenciador e o mega influenciador.

O que é um micro influenciador?

Os micro influenciadores são aqueles criadores de conteúdo que possuem até 50 mil seguidores. Ou seja, são consumidores típicos que estão ativos nas mídias sociais, mais não possuem muitos seguidores. Dessa forma, esse tipo de influenciador se torna especialista em determinado segmento, já que ele tem um conteúdo mais nichado. Todavia ele consegue ter uma proximidade maior com o seu público, o que os torna um público fiel.

Nesse sentido, quanto mais seguidores um determinado usuário de mídia social tem, menos engajamento ele recebe. Aqueles com milhões de seguidores na maioria das vezes recebem uma quantidade relativamente menor de comentários. Mas, quando comparados com um micro influenciador que possui um número bem menor de seguidores, a proporção é maior.

Portanto, um conteúdo quando criador por um micro influenciador se alinha com aquela ideia do marketing boca a boca. Essa interação com os seus seguidores além de proporcionar um retorno maior dos seus resultados em redes sociais; possibilita o crescimento da sua rede, trazendo status e reconhecimento que o torna cada vez mais motivado a trabalhar.

O que é um mega influenciador?

O mega influenciador, são as verdadeiras celebridades digitais; podendo ser até mesmo pessoas famosas fora do meio digital, como por exemplo, os artistas que vemos na televisão. Ao contrário do micro influenciador, o mega influenciador possui uma quantia enorme de seguidores. No geral, o número de pessoas que acompanham supera a 1 milhão. O estilo de vida gira em torno da sua presença online ou do fato de ser famosa de alguma forma.

Sendo assim, a principal diferença entre eles, é que o mega influenciador conversa de forma simples com públicos de diversos segmentos. Isso acontece porque já são considerados celebridades. Isso faz com que inúmeras pessoas sejam impactadas por suas postagens.

Os mega influenciadores são pagos para postar conteúdo para que as marcas e empresas possam ter acesso a seus púbicos bem alinhados e já engajados. O normal é que eles tenham um alcance e visibilidade maior quando comparado aos micro influenciadores. Isso faz com que o valor cobrado para realizar uma campanha por exemplo, passa a ser maior. Portanto, são considerados formadores de opinião, ou seja, são referências nos assuntos que comentam, elevando assim o custo de investimento.

Como aproveitar cada um deles?                      

O principal benefício da utilização de um micro influenciador para promover sua marca e a sua empresa é o custo relativamente acessível. Esse tipo de influenciador é considerado consumidores típicos; porém, eles são mais populares, capazes de construir um relacionamento mais sólido com os seus clientes.

Já os mega influenciadores tem acesso a um grande público altamente engajado e relevantes. No entanto, uma das desvantagens é o aumento de custos.

Qual escolher: Micro ou Mega Influenciador?       

Diante do que vimos até agora, podemos destacar que a escolha entre as duas abordagens depende de forma única e exclusiva da sua marca. Isso sem falar do público que você deseja alcançar.

Talvez, ter um mega influenciador possa parecer uma opção bem mais tentadora. Mas, os micro influenciadores conseguem exercer um poder maior sobre um público mais engajado e focado.

No entanto, qualquer que seja a opção de escolha, mantenha em mente e saiba exatamente o que deseja alcançar com a sua campanha. Se você tiver bastante foco nisso, sua campanha de marketing com a utilização de um influenciador com certeza estará bem encaminhada.

Defina bem o seu público alvo, o segmento que deseja atingir e as regiões pretendidas. Isso tudo vai determinar os bons resultados na sua campanha.

Vantagens de escolher um Micro Influenciador              

Uma estratégia bem pensada é parte vital para a ação de marketing. Porém, usar o micro influenciador certo para o perfil da sua empresa também é muito importante. E o melhor é isso quando combinado! Ou seja, o influenciador certo e uma boa estratégia, faz com que as suas ações de marketing tenham grandes chances de ir bem. Por este motivo, eles têm sido a escolha cada vez mais recorrente entre as marcas que buscam resultados mais efetivos.

Escolher o micro influenciador gera várias vantagens. Então, essas são algumas das principais para que você possa usar um micro influenciador em suas campanhas. Vamos a elas:

  • O micro influenciador exige um menor investimento quando comparado ao mega;
  • Apresentam um enorme potencial de atingir um público mais segmentado. Ou seja, um grupo de consumidores que apresentam interesse nos produtos ou serviços de um setor específico;
  • Eles geram um engajamento maior e mais significativo com os potenciais clientes da sua marca;
  • Estimulam a interação e comunicação entre o consumidor e a marca;
  • Transmitem a mensagem da sua marca de uma maneira mais direta, pessoal e eficiente.

Por fim, como você pode perceber, o micro influenciador pode ser uma ótima aposta para a sua estratégia de marketing.

Agora é só colocar a estratégia de marketing em prática!     

Agora que você passou a conhecer a diferença entre o micro e um mega influenciador; bem como as vantagens que o micro influenciador pode proporcionar aos resultados para a sua empresa, que tal começar a utilizá-lo?

É com enorme alegria que compartilhamos esse conteúdo com vocês leitores. Se ainda restam dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, prontos para oferecer, com total segurança e eficiência, todo o suporte necessário.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você; obrigado pela companhia e até a próxima.

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