A venda direta é uma opção muito assertiva e lucrativa de renda extra, quando bem executada.
Ao longo de nossa vida passamos por muitos momentos. Quando achamos que não tem mais nada para acontecer somos surpreendidos por algo que nos faça mudar. Com essa fase de pandemia, muita coisa mudou. Pessoas perderam seus empregos, empresas fecharam, a fonte de renda de muitos trabalhadores sofreu, e quando chegar ao fim, vai deixar consequências. Com tudo isso, muitas pessoas começaram a procurar uma forma de renda extra.
A venda direta de alimentos congelados foi uma opção entre muitas pessoas que sofreram com o impacto da pandemia.
Contudo, ainda há vantagem de atuação nesse tipo de negócio. Os horários de trabalho e a renda tem relação direta ao tempo de dedicação. Além disso, esse mercado permite crescer rapidamente. Essa atividade, pode complementar sua renda familiar ou torna- lá uma renda mensal principal. Tudo depende de quanto você se dedica. Acima de tudo, não é preciso ter um ponto comercial fixo para realizar essa venda.
O que é Venda Direta?
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), a venda direta é: “Modelo de negócios utilizado tanto pelas grandes marcas como por pequenos negócios, para vender seus produtos e serviços diretamente aos consumidores finais, sem a necessidade de um estabelecimento comercial fixo e eliminando, assim, uma cadeia de intermediários e de custos”.
Sendo assim, podemos dizer que você será revendedor de um certo produto, terá o contato pessoal entre vendedores e compradores e pode ser praticada de diferentes formas.
Quando o vendedor se desloca até o local de trabalho ou residência de seu cliente, oferecendo seu produto, é chamado de porta a porta.
Você também tem a opção de levar um catálogo ou revista, contendo, imagens e descrições do produto, para que o cliente possa analisar e fazer o pedido.
Quem pode atuar com a venda direta de produtos alimentícios?
Normalmente quem atua nesse modelo de negócio é: freelances, trabalhadores independentes e autônomos, mais, isso não significa que outras pessoas não possam atuar nesse mercado.
Ao contrário, esse modelo de negócio está acessível e rentável, mesmo para quem atua como, colaborador tradicional, pois, é um trabalho facilmente conciliável com outras atividades.
A venda direta, é a comercialização de produtos, ao qual o vendedor está diretamente ligado ao cliente.
Como é feita a remuneração dos vendedores diretos?
Nesse tipo de trabalho a remuneração é feita através de comissão, portanto, esse modelo de negócio, pode enquadrar em uma atividade de Microempreendedor Individual (MEI).
Como os produtos podem ser divulgados?
As redes sociais, podem ser uma ótima alternativa de divulgação do seu produto.
Em um primeiro momento, você pode fazer a divulgação nas redes sociais. No entanto, para que o cliente tenha mais confiança em comprar, você pode levar o produto até ele.
Qual a melhor estratégia de venda?
Cabe a você decidir qual a melhor estratégia de venda, canal de divulgação e o público alvo que deseja trabalhar.
As redes sociais são canais poderosos de comunicação. Contudo, é necessário lembrar que atrair muitas pessoas, nem sempre significa vender muito. Defina seu público alvo e aplique estratégias para atingi-los.
Vantagens e facilidades desse tipo de venda
No começo pode ser difícil, mas muitas empresas, oferecem suporte, treinamento e oficinas, para preparar o vendedor e ajudá-lo a aumentar suas vendas.
O mercado de venda direta é muito grande e tem muito a oferecer. O público é muito variado, ou seja, mesmo que pareça difícil no começo, isso facilita o crescimento do negócio, porque tem muito público para ser atendido.
Vantagens de fazer uma boa negociação na venda direta com o cliente!
Muitas vezes o cliente compra pelo bom atendimento prestado, por isso é primordial, ser muito gentil, organizado e prestar assistência adequada.
O contato direto que você tem com o cliente na venda é muito importante. Manter um relacionamento frequente, mesmo pós- venda, é uma forma de fidelizar.
Além disso, mostra que o interesse não está em somente vender algo, mais que também há uma preocupação com o bem estar dele.
Acontece que, quando o cliente gosta do produto e do atendimento, ele normalmente recomenda para outras pessoas.
Com isso, é fato que, seu negócio vai expandir com mais facilidade.
A credibilidade e o conhecimento que você tem a oferecer é essencial.
Saber falar do produto, o benefício que ele traz, porque consumir, tudo isso faz a diferença. Então, estude sobre o produto que você está oferecendo, conheça suas particularidades e mostre o diferencial.
A renda obtida nesse mercado de trabalho, pode ser extra ou pode ser uma fonte de renda principal, tudo depende do seu esforço, da sua dedicação, do tempo que você irá se dedicar ao trabalho.
Ou seja, mesmo trabalhando com venda direta e tendo benefícios de horário flexível e a conciliação com outras tarefas. É importante ressaltar que, é necessário muita dedicação.
Uma das mais diversas estratégias que você pode usar para demonstrar seu produto aos seus amigos é fazer uma reunião.
Você pode fazer uma reunião, onde você pode servir para seus amigos, porções dos alimentos que você vende. Assim, se você trabalha com a venda direta de alimentos congelados, você poderá fazer o cozimento na frente de seus convidados. Além de divulgar, ainda vai mostrar as vantagens do produto. Preparo rápido, praticidade e sabor maravilhoso que o alimento tem, mesmo sendo congelado.
Lembre-se, sem exagero no estoque, principalmente se tratando de produtos alimentícios. Ter produtos pronta entrega é um ponto positivo, no ramo de vendas diretas.
Portanto, organize-se, planeje-se e faça um estoque, assim o cliente não fica esperando sempre que fizer o pedido. Você consegue atende- ló pronta entrega. Porém, é importante lembrar que seu estoque tem que ser um média dos meses anteriores.
Com tudo, se o cliente precisar de última hora, você poderá atende- ló, certamente, assim, ganhará pontos com o consumidor.
Tenho vontade, mas não sei como?
Muitas pessoas têm medo de começar, simplesmente, pelo fato de tentar e acabar dando errado. Primeiramente, é importante lembrar, que o medo faz parte da vida. Se você tem medo de não saber o que falar ou de falar algo errado, então treine.
Fique na frente do espelho e desenvolva as falas, fique atento a sua linguagem corporal e treine argumentos.
Descubra, o que as pessoas podem querer saber sobre o produto, elabore falas estratégicas, que te ajudam na hora de vender.
Se der algum problema, entenda o que aconteceu, ofereça soluções ao seu cliente, dê o suporte necessário, não o deixe desamparado.
Não saia arriscando para todos os lados, tenha um objetivo, mantenha o foco e a motivação, pois o resultado depende do seu empenho, se esforce ao máximo sem se cobrar demais, pois isso gera frustração.
Seguindo todas essas dicas, a chance de suas vendas darem certo e serem um sucesso são bem maiores.
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