Com toda a certeza, uma das atividades mais importantes de um restaurante é o serviço exercido pela equipe de garçons. E, para que esses profissionais ofereçam um bom serviço aos clientes, é necessário a aplicação de algumas medidas para o treino dos garçons.
Os garçons, dentro de um restaurante, impactam muito na experiência dos clientes que frequentam esse local. É importante também que toda relação entre cliente e funcionário tenha base no respeito e na humanização das ações. Para que seu restaurante funcione da melhor maneira possível, é preciso que toda sua equipe esteja treinada da forma correta para portar-se no local de trabalho.
Para isso, separamos 10 dicas essenciais para treinar os garçons do seu restaurante. Confira agora!
Comece pela seleção dos garçons
Antes de mais nada, é claro, escolher os seus funcionários é um passo vital. Antes mesmo de treinar os garçons. Afinal, o garçom é o porta-voz do seu restaurante. É legal também que você pense sobre a responsabilidade que esse funcionário terá por carregar o perfil do seu restaurante. Isso porque são eles que terão o maior contato com seus clientes e, por isso, eles devem representar a cara do seu restaurante.
Além de analisar as experiências, procure avaliar se ele tem o perfil do seu negócio. Uma sorveteria, por exemplo, deve recrutar funcionários mais extrovertidos e que entretenha o público infantil, que é muito presente nesse tipo de estabelecimento. Por outro lado, em um bistrô, os garçons devem ter um porte mais adulto e responsável.
Estabeleça o respeito como palavra-chave de todo serviço prestado
Essa é a chave para o sucesso de seu restaurante! Os cargos gerais de uma empresa possuem uma hierarquia inevitável, mas isso não deve reger de forma autoritária. Estabeleça uma bom relação entre os diferentes cargos, um porte sempre respeitoso na relação gerente-funcionários, por exemplo. Isso, às vezes, chega a ser mais importante que treinar os garçons
É por meio do respeito que os laços que se formam, e isso também deve se aplicar em relação aos seus clientes. Treine todos os funcionários para que eles se relacionem de forma educada com os clientes, mesmo em situações de desconforto e reclamações. Em problemas maiores, que fogem do espaço de atuação dos garçons, oriente-os para direcionar esses impasses aos gerentes do estabelecimento.
Treine-os com o objetivo de padronizar o atendimento;
Todos os seus clientes devem ser atendidos da mesma forma, e quando for treinar os garçons, atente-se a isso. A experiência e o profissionalismo trarão melhores resultados na desenvoltura dos garçons. Mas, um bom treinamento ensinará a portar-se da mesma forma desde o começo do atendimento, até mesmo depois de 4, 6 horas de expediente.
Equipe em sintonia
Essa é uma dica que dá continuidade ao tópico 2 deste artigo. Uma relação de respeito e amizade entre todos os funcionários da sua equipe fará com que eles trabalhem sempre em uma sintonia que, com certeza, seus clientes notarão. Todavia, uma equipe alinhada aos valores do seu restaurante trabalhará com muito mais seriedade e sem espaços para brigas e discussões. Assim, esse é um ponto importante para evitar baixa eficiência e atraso nos serviços do estabelecimento, e com certeza é uma parte importante na hora de treinar os garçons.
Ofereça uniformes adequados
Faz parte do treinamento orientar que o uniforme deve sempre estar limpo e impecável. Manchas, sujidades, fios de cabelo, não devem, em hipótese alguma, fazer parte dos trajes dos garçons. Para isso, é dever do contratante fornecer uniformes adequados e suficientes para serem trocados todos os dias.
É importante também que as unhas, cabelos e barbas estejam sempre limpos e aparados. O ar de desleixo nesses aspectos é muito notável pelos clientes e essa imagem será com certeza ligada ao restaurante.
Exija boas normas de conduta e postura
O garçom deve sempre estar atento às solicitações dos clientes. É dever desse profissional atender da melhor maneira possível os pedidos e as dúvidas dos clientes, de modo que supra as necessidades à ele requisitadas.
Além de estar atento, o garçom deve permanecer com a cabeça elevada e com a postura ereta.
Os garçons devem conhecer todoo cardápio da casa
Esse passo tem muito importância, isso porque ajuda a suprir as necessidades do seu cliente. E, para conseguir efetividade nessa dica, separe algumas horas para treinar com sua equipe de garçons.
Reúna todos os funcionários para que você consiga instruir os garçons da melhor forma possível. É necessário que o garçom tenha saiba sobre vários fatores do restaurante. Como por exemplo: o tempo de preparo e a composição dos pratos; saber harmonizar os vinhos da casa; conhecer os cortes de carnes e os pontos de cocção dos alimentos. Pode ser que seu cliente tenha dúvidas sobre a safra de um vinho. Como também pode chegar uma pessoa com alergias e intolerâncias e solicitar um atendimento especializado para entender melhor o cardápio. De toda forma, é essencial que os garçons estejam preparados antes.
Ensine-os sobre harmonização entre as bebidas e os pratos
Harmonizar vinhos não é a tarefa mais fácil para se realizar. Por isso, seus clientes podem apresentar questões sobre o assunto e são os garçons que cessarão essas dúvidas. É muito importante também que eles saibam sobre a safra, a origem do vinho ou de outra bebida alcoólica, qual o tipo de uva ou o tipo do vinho, entre outras coisas. E, para isso, é extremamente importante que você ensine-os por meio de cursos online ou até mesmo especialistas no local.
Ofereça aprimoramento profissional
Seguindo a dica anterior, engana-se quem acredita que pode dar conta de tudo isso sozinho. Para isso, existem hoje equipes de especialistas para treinar os seus garçons. Esse tipo de serviço é caracterizado como um investimento no seu negócio. Já que a prestação de serviços adequada da sua equipe de garçons, como já falamos antes, são a personificação do perfil do seu restaurante.
Pense em bonificações para seus funcionários
Falando agora não somente dos garçons, mas de toda a equipe do seu estabelecimento, estipule objetivos e recompensas para que eles sintam-se motivados a continuar.
Para ter um bom funcionário, com laços de respeito e amizade, atuando de forma íntegra para seu estabelecimento, é um funcionário reconhecido. Não há melhor maneira de reconhecer do que um salário digno para as funções, algumas bonificações como o funcionário do mês, conceder algumas folgas como forma de agradecer, descontos em seu estabelecimento e muitas outras coisas.
Por fim, pense bem sobre como você lida com seus funcionários e se as condições condizem com o que é justo. Busque oferecer sempre melhores condições de trabalho e recompensas pelo serviço prestado. Só assim é possível que todos cresçam juntos e obtenham sucesso!
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