Neste artigo trataremos sobre: Como abordar clientes no WhatsApp? Primeiramente iremos estar relatando o porquê de vender pelo WhatsApp? Em seguida você irá aprender como vender pelo WhatsApp com diversas dicas, e como resultado a maneira de abordar clientes. Fazendo suas vendas pelo aplicativo ser um grande sucesso. Quem não gosta de uma dica não é? Traremos 12 dicas infalíveis de como abordar clientes pelo WhatsApp para sua empresa.

Nesses dias atuais que estamos vivendo, buscar novas alternativas para vendas é o que as empresas estão buscando diariamente.  Uma plataforma que está sendo um sucesso de como abordar clientes é o WhatsApp. Nesse momento você deve estar pensando: O porquê vender pelo WhatsApp? Afinal, quem não quer estar presente em um aplicativo que possui mais de um bilhão de usuários que são ativos no mundo? É muito difícil você conhecer uma pessoa que não usa o WhatsApp. Dessa maneira como abordar clientes para sua empresa será feita da melhor forma possível e será um grande sucesso.

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O WhatsApp é uma grande ferramenta muito utilizada para aumentar as vendas, bem como ter um fácil acesso ao atendimento ao seu cliente. Uma maneira de como abordar clientes pelo WhatsApp é o envio de mensagens rápidas com os recursos de multimídias, assim permitindo criar uma relação mais próxima com seu cliente.

Muitos empreendedores ainda não estão usando essa ferramenta e, assim, perdendo de abordar clientes pelo WhatsApp. O que causa muitas dúvidas é a mistura entre a conta pessoal e profissional. Isso acaba por causar dificuldades para criar uma rotina para atender seus clientes e as necessidades dos mesmos.

Portanto, pensando em como este grande aplicativo é um sucesso em vendas, pode ajudar você que esta pensando em como abordar clientes. Por isso, vamos daralgumas dicas infalíveis e você aprenderá como vender pelo WhatsApp.

Use o WhatsApp Business

dica para abordar clientes melhor: use o whatsapp business

Primeiramente para saber como abordar clientes e sua venda ser um sucesso é instalar a versão WhatsApp Business, que está direcionada a pequenas, médias e grandes empresas. Esse é um aplicativo onde uma de suas funcionalidades é estar aumentando as vendas. E com esse aplicativo você também poderá estar verificando as métricas. Por isso, nada de trabalhar pensando eu acho que deu certo. O trabalhar com dados é fundamental, contudo, em qualquer canal de comunicação é essencial.

Os números ajudam a facilitar as decisões em sua empresa, portanto, identificar quais foram as estratégias que deram mais certo no WhatsApp Business. Nesse aplicativo você estará por dentro de tudo e você notará como abordar seus clientes como ele nunca foi de maneira tão simples. Ele fornece informações essenciais e importantes como: quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe, quais foram as mensagens que foram entregues aos seus clientes; bem como quais foram lidas pelos seus usuários.

Dedicar tempo para o atendimento aos seus clientes

Dar uma atenção especial para todas as ferramentas é essencial para empresas que investem em WhatsApp. Não basta apenas você deixar o contato disponível de sua empresa e não possuir um colaborador exclusivo para atender seu cliente quando necessário. E isso faz toda uma diferença, afinal, como abordar clientes sem dar uma atenção necessária? Quando um cliente manda uma mensagem para sua empresa ele quer uma resposta imediatamente, pois, se caso demorar a resposta, ele pode ir para a concorrência. Uma grande dica é treinar uma pessoa de sua empresa para lidar com o público da internet, suprindo a necessidade de seus clientes.

dica para abordar clientes melhor: catálogo

Desde o segundo semestre de 2019, a função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business está liberada para os usuários com a intenção de aumentar as vendas e como abordar clientes por essa grande ferramenta. Essa ferramenta acaba por fazer tudo que o cliente gosta, ou seja, os mesmos poderão ver os produtos que estão disponíveis em sua loja, juntamente com o valor. Isso facilita a vida de todos, portanto, é muito prático e rápido para seus clientes ter todas essas informações ricas de valores com os produtos. Isso tornará seu processo de venda muito dinâmico e mais atrativo.

Não se pode esquecer de fazer o upload dos produtos. Você deve estar pensando em como fazer isso. Não é mesmo? É simples. Primeiramente entre nas configurações de sua conta e clique em catálogo. Em seguida, não se esqueça de fazer o upload da imagem do produto de sua empresa com as informações como: nome, preço, link (caso você possua um site ou outra conta), código e a descrição do mesmo.

Vale a pena ressaltar que essa é uma grande ferramenta aos pequenos empreendedores, aquele mesmo que não possui ainda seu site próprio. Se você não possui site ainda, não se preocupe. Use e abuse dessa grande ferramenta.

Automatizar os processos

Nunca se esqueça que o trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Contudo, você terá muitos contatos para estar compartilhando as informações. Imagina, você enviar mensagem um em um?

Como abordar clientes dessa maneira? Fica muito complicado fazer isso um a um. Para facilitar sua vida foi criado a linha de transmissão. Ela permite enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. Você só precisará acrescentar os números dos seus clientes e estar enviando mensagem como se fosse em um grupo. O mais interessante e o que mais chama a atenção de seus clientes é que eles receberão essa mensagem de maneira individual, como se cada mensagem foi pensada de maneira a suprir seus objetivos e desejos.

Entenda o estágio do cliente

dica para abordar clientes melhor: estágio do cliente

Basta você entender essa grande dica, que cada cliente em sua lista de transmissão estará em um estágio diferente. Contudo, você já terá seus clientes antigos e os que estão por vir. O mesmo conteúdo não poderá ser enviado para seu cliente que acaba de conhecer seu perfil, do que aquela pessoa que está comunicando e comprando de sua empresa a tempo. Enfim, criar um cronograma de mensagens se torna fundamental e não repetitivo para seus clientes considerados mais antigos. Uma dica infalível é não se esquecer de usar o WhatsApp Business para estar descobrindo quem leu e visualizou seus conteúdos.

Investir sempre em Marketing de Conteúdo

Sua empresa não pode usar o WhatsApp apenas para estar divulgando os produtos e serviços da empresa. Afinal, também, é uma maneira de como abordar clientes é o marketing de conteúdos.

É uma dica especial para atrair seus clientes, por meio de materiais relevantes e atrativos. Fazer isso, gerará um valor para as pessoas, garantindo sempre uma avaliação positiva de seu produto. Um exemplo, se você vender massas artesanais congeladas, não precisa apenas colocar fotos dos produtos e valores. Portanto, basta colocar dicas de como enfeitar essa massa com especiarias depois de descongelada, o até mesmo qual vinho combina com essa massa. Você poderá enviar aos seus clientes em formas de fotos, vídeos e até áudios. Isso torna seu conteúdo atrativo, abordando cada vez mais cliente para sua empresa.

Divulgar o seu contato

Posteriormente, pensando em como abordar clientes, você terá que pensar em grandes estratégias para estar atraindo clientes novos. Você poderá aumentar o seu número de contato oferecendo a eles uma recompensa digital. Quem é que não gosta de um presente não é mesmo? Como por exemplo, ofereça ao seu cliente um cupom de desconto para o produto. Para conseguir novos contatos, é preciso fazer um Landing Page com um design atrativo.

É importante sempre usar a linguagem do seu público

Assim sendo, você não precisa mandar mensagem formal a todo tempo ao seu cliente. Dependendo do assunto você poderá usar uma linguagem mais descontraída. É uma maneira de todos se sentirem à vontade. E se seus clientes forem mais descolados, você poderá usar emojis para conseguir mais aproximação.

Seja sempre objetivo

dica para abordar clientes melhor:  seja objetivo

Você deve estar pensando em como abordar clientes sendo objetivo. Não se preocupe! Basta você fazer e mandar aos seus clientes mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, é fundamental ir direto ao ponto. Nada de ficar enrolando. Evite mandar mensagens com mais de um minuto, pois, seu cliente não terá paciência para estar ouvindo. Se complicar a comunicação com seu cliente por mensagens, a maneira mais fácil de solucionar esse problema é fazendo ligação.

Conhecer outras funcionalidades do WhatsApp é fundamental

Um grande recurso é o famoso Status. Afinal, o mesmo deixa sua publicação disponível 24 horas para seu cliente estar vendo. Uma ótima ideia é fazer campanhas relâmpagos com grandes descontos ou até mesmo anunciar produtos novos.

Escutar o cliente

Conversar com seu cliente sobre qual foi a experiência dele com o produto é fundamental. Se ele ficou satisfeito ou não, assim sendo, se o mesmo produto superou as expectativas do cliente sobre o produto. Como foi o atendimento, se ele gostou ou não. Fique atento! Se alguém reclamar, leve isso como uma crítica construtiva, e comece a aperfeiçoar seu produto para sempre satisfazer seu cliente da melhor maneira possível. E se for positivo, mantenha sua qualidade, afinal, está trazendo bons resultados.

Treine sua equipe

dica para abordar clientes melhor: treine sua equipe

É fundamental oferecer treinamentos para sua equipe. Assim, ensinando-os sempre a estar solucionando problemas com agilidade e prestatividade. Um cliente bem atendido é uma compra realizada com sucesso. Assim, sempre será um ponto positivo para sua empresa. Ouvir seus colaboradores e suas dificuldades também é fundamental no momento de seu treinamento.

Por fim, conte para nós, vocês gostaram de saber como abordar clientes pelo WhatsApp? Se sua empresa ainda não usa essa rede social, não perca mais tempo. Nossas dicas são essenciais para você ter um maior sucesso em suas vendas. Basta seguir todas passo a passo e você não se arrependerá. Caso tenha alguma dúvida ou questionamento, estamos dispostos a ajudar vocês. 

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